Strogonoff de frango em 20 minutos (saudável)

 



Ora, quando é que eu faço stroganoff cá em casa? Quando parto peitos de frango em bifes e ficam todos tortos, ahaha 

É mesmo verdade, é mesmo isto. Eu não tenho jeito nenhum para partir carne, detesto faze-lo, e a maioria das vezes corre mal!

Frango e peru são as carnes que nós consumimos cá em casa, há vários anos que deixei de cozinhar para nós porco e vaca, na Páscoa mantenho a tradição do cabrito, ocasionalmente oferecem-me coelho já transformado e eu lá consigo comer. Assim, era suposto eu estar uma perita a partir peitos de frango em bifes, mas não, não estou, mesmo nada. Grande parte das vezes ficam tão mal que a solução é fazer stroganoff.

Aqui no blogue já há outras receitas, não faço sempre da mesma forma, depende do que tenho em casa, esta é apenas mais uma, muito simples e muito rápido.

Com que é que acompanhei? Arroz branco e esparregado de nabiças. Eu adoro esparregado, cá em casa todos são fãs do meu esparregado. Sempre que tenho nabiças em quantidade, é esparregado que faço com elas, a receita antiga da minha mãe que adaptei e quase não uso farinha. Uma delícia!





Relembro que os EBOOKS DA PANELINHA DE SABORES ESTÃO COM PROMOÇÃO DE 15% DE DESCONTO !!!


Não perca esta oportunidade, são 3 livros, 3 temas: 

✔️95 receitas saudáveis de refeição (3€)

✔️140 receitas de sobremesa saudável (4€) 

✔️92 receitas saudáveis de lanche (2,5€)


Faça a sua compra pelo formulário de contacto no fim da primeira página deste blogue.


📌Ingredientes (serve 4)

  • 500g de peito de frango cortado em bifes 
  • 1 colher de chá de alho seco granulado 
  • 1 colher de chá de cebola seca em pó 
  • 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
  • 1 colher de chá de erva Provence seca (ou outra erva aromáticas secas que prefira)
  • Sal
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 1/2 pimento vermelho 
  • 120ml de vinho branco (ou cerveja ou sumo de limão)
  • 200ml de creme de soja (ou natas magras ou leite de coco solido)
  • Salsa fresca picada para terminar 

Confecção:

  1. Cortar os bifes de frango em tiras finas. Colocar numa tigela, adicionar os temperos (alho, cebola, pimentão doce, erva Provence) e o azeite. Misturar muito bem com as mãos de forma a que todas as tiras de frango fiquem bem besuntadas.
  2. Levar o frango ao lume numa frigideira larga anti aderente, cerca de 5 minutos, até estar bem douradinho, mexendo ocasionalmente. Refrescar com metade do vinho branco se necessário.
  3. Retirar e reservar.
  4. Na mesma frigideira adicionar o pimento cortado em pequenos cubos. Deixar ferver lentamente 3 minutos (também refrescar com vinho branco ou água se necessário).
  5. Adicionar o creme de soja e retificar os temperos com mais alho seco em pó, pimentão doce, ervas aromáticas, sal (exatamente os mesmos que usou inicialmente) se achar necessário (eu não rectifiquei).
  6. Deixar ferver lentamente, rectificando a textura do molho com bebida vegetal ou leite ou vinho branco  (sempre que o molho esteja a ficar demasiado espesso).
  7. Devolver o frango à frigideira e deixar que levante fervura novamente.
  8. Servir com arroz branco, legumes e salsa fresca.



Bom apetite!

2 Comentários

  1. Olá, boa noite
    Qual a receita de esparregado antiga que usa?
    A minha Mãe fazia um divinal, faço mas acho que nunca fica bem igual.
    Obrigada, um beijinho
    Paula Mesquita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, bom dia,
      Faço tudo a olho, não tenho uma receita exata. Cozo as nabiças depois de tirar o pé. Escorro muito bem, é mesmo importante. Depois trituro. Levo ao lume com 1 colher de sopa de farinha, outra de azeite, muito alho picado e vinagre.

      Eliminar