Tão bom e tão fácil fazer este pão doce!!! As crianças vão adorar, os adultos vão devorarrrr….
Dicas
✔️Na minha opinião, todas as massas que vão ser esticadas devem ter uma boa elasticidade e crescer bem. Quando isso não acontece temos um resultado certo: menos rendimento/ menos produto final, logo, vamos ingerir mais farinha por fatia. De que vale usar farinhas fantásticas, ricas e proteicas, se o resultado é comer mais farinha, ingerir mais calorias por fatia?
✔️Por este motivo, quando se trata deste tipo de massas para esticar, a minha escolha de farinha é espelta, misturando integral com um pouco de branca para melhorar a elasticidade e o crescimento final. Se não tiver espelta branca, use trigo. Esta é a forma de não ter um pão massudo, mas sim um pão definido.
Se não tem farinha de espelta, a minha sugestão é fazer uma mistura de aveia com trigo de forma a garantir elasticidade e bom crescimento da massa.
✔️Como disse no título, esta massa não foi levedada, usei fermento químico para bolos. Se quiser levedar , proceda como qualquer outra receita de pão levedado, usando 5g de fermento padeiro seco ativado em 125ml de leite quente. Reduz o iogurte para 75g.
✔️Para adoçar a massa usei agave em pó biológico da Prozis (promoção atual de 35% desconto) e Xilitol também da Prozis (promoção atual de 10% desconto)
✔️No recheio usei a deliciosa “Nutella “ da Prozis, chamada de Whey choco butter. Como diz o nome, é um creme de avelã e cacau pobre em açúcar (8,9g por 100g, um tradicional tem 54g!!!!) enriquecido de proteína whey (22g de proteína por 100g). É completamente irresistível!!!! Eu nem sei bem como descrever o prazer de comer uma pequena colher deste creme de avelã, porque já há algum tempo que deixei de gostar da Nutella tradicional, comecei a achar demasiado doce e enjoativa. Este creme da Prozis é a “perfeição “, tem tudo na proporção certa!
Aproveite a promoção compra 3+ 1 grátis AQUI ( vale a pena, nem sequer é mais caro que as tradicionais)
Veja o vídeo rápido de execução:https://youtube.com/shorts/2_FT5C6ajI8?feature=share
- 200g de farinha de espelta integral
- 100g de farinha de espelta branca (ou trigo)
- 2 colheres de chá de fermento para bolos
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei 2 de Agave em pó Prozis e 2 de Xilitol Prozis) (aproveite a promoção atual de 35% de desconto e 10% de desconto, respectivamente)
- 1 pitada de sal
- 200g de iogurte grego natural magro (ou queijo fresco batido 0% mat gorda)
- 50ml de azeite
Recheio
- 150g de Whey choco butter Prozis (creme de avelã e cacau pobre em açúcar enriquecido de proteína) (aproveite a promoção atual de Compra 3 + 1 grátis)
Código PANELINHA dá 10% de desconto em toda a loja online da Prozis + ofertas
▶️Confecção
- Pré aquecer o forno a 180C.
- Colocar os ingredientes no robô de cozinha (ou numa tigela) e bater por 3 minutos com o gancho de massa de pão, até formar uma bola de massa leve e maleável (ou amassar com as mãos por 5 min).
- Passar para uma folha de papel vegetal ou superfície enfarinha. Esticar com o rolo da massa num grande retângulo.
- Espalhar o creme de avelã sobre o retângulo.
- Enrolar sobre o comprimento.
- Cortar o rolo obtido ao meio. Entrelaçar do meio para as pontas.
- Colocar numa forma retangular (untada se não estiver a usar o papel vegetal).
- Levar ao forno 20 a 25 minutos, zona mais baixa do forno ou tapar com folha de alumínio a meio do tempo..
- Deixar arrefecer antes de desformar.
0 Comentários