Coroa de maçã




Este é um bolo de maçã original, em formato de coroa e, atenção, ele não é só um bolo de maçã, é também de requeijão.

Claro que é saudável, mega fit e veja as dicas a seguir para o fazer ainda mais ao seu gosto e necessidades.





Dicas:

✔️Se quer fazer um bolo maior que o meu, não acrescente massa, aumente a quantidade de maçã. Pode ir até ao 1kg.

✔️Escolha a qualidade de maçã que mais gostar, no entanto, não posso deixar de dar o meu conselho, maçãs pequenas e feias são sempre as melhores para usar nas sobremesas, não só são mais baratas, mas também mais doces. Nesta sobremesa é interessante que sejam de textura “macia/ tenra”, não é essencial.

✔️Se quer um bolo mais proteico, ainda mais fit, troque a maisena + ingrediente adoçante que envolve a maçã por um scoop de proteína whey de baunilha. A minha sugestão é ESTA rica também em fibra, da Prozis.

✔️Quanto há massa de bolo, pode usar farinha de aveia ou trigo integral para substituir a de espelta.

✔️Use o ingrediente adoçante que preferir, líquido ou seco. Se optar por líquido poderá ser necessário adicionar uma colher de sopa de farinha para obter a textura de massa desejada. Exemplos de ingredientes adoçante que pode usar: xilitol, stevia, eritritol, agave, mel, açúcar de coco, açúcar mascavado, pasta de tâmaras, xarope de acer, geleia de arroz, xarope de tâmaras, etc.

✔️Como já disse, este é também um bolo de requeijão. Eu usei Requeijão Magro dos Queijos Santiago. É o meu preferido para confecionar, tem firmeza, sabor leve, textura cremosa, menos gordura, menos calorias, mais proteína.

✔️Em relação à forma a usar, se não tiver uma forma de buraco pequena e que faça este efeito de coroa, faça como eu fiz, use uma forma redonda e coloque um recipiente pequeno redondo ao meio. Eu coloquei um ramequim.

Use o que usar, é extremamente importante que unte, forre a papel vegetal e volte a untar. Eu, como detesto manteiga, uso spray de cozinha para untar formas.




Veja👇🏻como fazer:




Ingredientes:

  • 500g de maçã 
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce 
  • 1 + 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei 3 de Xilitol da Prozis e 3 de eritritol)
  • 2 ovos 
  • 1 requeijão (170g) (usei Requeijão magro Queijos Santiago)
  • 80g de farinha de espelta integral 
  • 1 colher de chá de fermento 

Confecção 

  1. Untar, forrar a papel vegetal e voltar a untar uma forma de buraco (veja as minhas sugestões nas dicas).
  2. Pré aquecer o forno a 180C.
  3. Descascar as maçãs e partir em fatias finas (como se fosse batata para fritar). Colocar numa tigela.
  4. Adicionar o amido e uma colher de sopa de ingrediente adoçante. Misturar bem de forma a todos os pedaços de maçã ficarem “untados “. Se desejar regue com sumo de limão ou adicione umas gotas de aroma de baunilha.
  5. Espalhar as fatias de maçã no fundo da forma untada, as mais perfeitas nos lados, as mais imperfeitas preenchendo o meio.
  6. Preparar o bolo de requeijão. Bater com a batedeira elétrica os ovos com o ingrediente adoçante restante, até dobrarem de volume e estarem cremosos. Adicionar o requeijão e continuar a bater até estar homogéneo.
  7. Retirar a batedeira e envolver a farinha e o fermento peneirados para evitar grumos. Deverá obter uma massa densa (fotos abaixo).
  8. Espalhar a massa cuidadosamente por cima da maçã.
  9. Levar ao forno 20 minutos (25 se a maçã não for tenra), ventilação do forno ligada.
  10. Deixar arrefecer completamente antes de desformar.






E é tão bom….



0 Comentários