Não estou aqui para enganar ninguém, este merengue que vêm tem ótimo aspecto mas não é crocante. Sem uma determinada quantidade de açúcar não vale a pena pensarmos em técnicas, segredos ou magias, o merengue não fica crocante.
Se isso me incomoda? Não, nada! O bolo é fabuloso assim, já não é a primeira vez que o faço, a última até foi muito recentemente no aniversário do meu filho mais velho, ninguém se incomoda que não seja um merengue estaladiço.
Dicas
➤Para o merengue ficar crocante, não há hipótese, é preciso usar algum açúcar. Portanto, se querem o merengue a estalar têm de usar um açúcar onde eu usei eritritol com stevia.
Que tipo de açúcar? O que quiserem. Por exemplo: açúcar de coco, de cana, mascavado, brown sugar, fino, etc.
➤Nesta receita podem usar claras pasteurizadas.
➤Para a massa de bolo usei uma receita antiga no blogue da Panelinha de Sabores. Receita essa que aparece em bolo e também em formato de mousse (com certeza alguns vão reconhecer pois já a fizeram). Isto quer dizer que a massa deste bolo é uma receita de mousse que vai ao forno.
As tâmaras, na minha opinião, são essenciais. Pelo sabor, pela textura, pelas muitas fibras que têm e que vão ser muito importante neste bolo.
Ainda assim, quem não queira usar, pode trocar por 4 colheres de sopa de outro ingrediente adoçante fluido, tipo mel, agave, xarope de acer, etc.
Alguns vão questionar se é mesmo necessário usar este ingrediente adoçante, já que já viram receitas idênticas em que o chocolate era o único ingrediente adoçante.
É necessário! Nesta receita é obrigatório usar um chocolate preto com, no mínimo, 70% cacau. Ora, um chocolate destes adoça ele próprio e pouco mais. Nem pensar que um chocolate deste tipo tenha capacidade de adoçar 3 claras + 250ml de leite.
Há muitos anos que eu faço uma alimentação com redução de açúcar. Estou mais que habitada a sobremesas pouco doces, já fiz centenas de bolos e sobremesas, servidos às mais diversas pessoas, posso garantir-vos que ninguém gostaria deste bolo se fosse adoçado só com o chocolate, ou seja, sem as tâmaras.
➤Duas dicas de estrema importância nesta receita:
→Cumpram-na! Esta não é um tipo de receita que possa ter grandes invenções.
⇉É obrigatório usar um chocolate com, no mínimo, 70% cacau. Um chocolate com menos cacau não vai dar esta textura á mousse. A receita esta feita para esta percentagem mínima de cacau.
Hoje em dia há em todos os supermercados chocolate de culinária com 70% cacau a preço acessível. Eu costumo comprar sem açúcar nos supermercados Mercadona.
➤ Agora um pouco de química para ajudar a compreender melhor a técnica das claras nunca deslaçarem.
De forma muito simples e sucinta, vou explicar a técnica das claras não deslaçarem nas mousses. Quando estiver a terminar de bater, adicionar açúcar e continuar a bater até os grãos de açúcar se dissolverem, As moléculas do açúcar vão ligar-se ás da água presentes nas claras e assim evitar que deslacem posteriormente. O vinagre, o sumo de limão ou o sal não fazem esta função, estes ingredientes servem para as claras subirem mais rapidamente, dão firmeza, o açúcar é que faz esta função de não deslaçar com o passar do tempo.
Que tipo de açúcar? O que quiserem, açúcar de coco, mascavado, amarelo, branco, fino, etc.
Que quantidade? Para 3 claras uma colher de chá é suficiente.
Esta técnica é importante nesta receita? Não!! Porque aqui as claras vão ao forno assar, aqui o açúcar só tem interesse no merengue para o fazer crocante, como expliquei logo no início desta introdução.
➤➤➤Última dica, não menos importante. Se fizer este bolo sem a cobertura de merengue, tenha atenção que tem de o ter no forno todo o tempo que menciono, portanto, 40 minutos.
Produtos que usei nesta receita que aconselho:
✔️O chocolate usei sem açúcar e costumo comprar nos supermercados Mercadona
✔️Cacau em pó ingredientes 100% naturais , elevado teor de proteína, elevado teor de fibra, baixo teor de açúcares (aproveite a promoção atual de compra 3+ 1 grátis AQUI )
✔️Claras de ovo líquidas (100% claras de ovo) (aproveite a promoção atual compra 2 + 1 grátis AQUI)
Aproveito para relembrar que os EBOOKS DA PANELINHA DE SABORES ESTÃO COM PROMOÇÃO DE 15% DE DESCONTO!!!
📌Ingredientes:
- 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau (usei sem açúcar)
- 100g de tâmaras secas
- 250ml de leite ou bebida vegetal
- 3 claras (120ml)
- 3 claras (120ml)
- 1/2 colher de chá de vinagre
- 5 colheres de sopa de stevia com eritritol (ou outro ingrediente adoçante seco que prefira ex: açúcar de coco, mascavado)
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de sopa rasa de amido de milho (maisena) (ou polvilho doce)
- Código PANELINHA dá 10% de desconto em todas a loja online da Prozis + ofertas
- Untar e forrar a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20 ou 22cm de diâmetro (forre também os lados da forma como se faz com o pão de ló cremoso). Pre aquecer o forno a 180C.
- Descaroçar as tâmaras e colocar a demolhar 10 min em água quente. Derreter o chocolate em banho maria.
- Escorrer as tâmaras da água da demolha, adicionar metade do leite e triturar com a varinha mágica até estar em creme. Juntar o restante leite e voltar a triturar apenas para misturar (nota: se o leite estiver no frigorifico, aqueça-o).
- Aos poucos e misturando vigorosamente a cada adição, adicionar o creme de tâmaras ao chocolate derretido. Deve obter um creme fluido. Deixar arrefecer enquanto bate as claras.
- Bater as claras em castelo. Aos poucos, em movimentos lentos e circulares, envolver o creme de chocolate nas claras.
- Verter na forma e levar ao forno 20 minutos. Terá esse tempo para preparar o merengue.
- Bater as claras em castelo com batedeira elétrica. Logo que ficarem firmes, adicionar o vinagre, sempre com a batedeira ligada, velocidade máxima.
- Acrescentei o ingrediente adoçante, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, sempre com a batedeira em andamento e se dissolver. Retirar a batedeira.
- Numa tigela peneirar o cacau com o amido.
- Com a ajuda duma espátula, aos poucos e com movimentos suaves e circulares, envolver a mistura de cacau nas claras batidas (vai perder algum volume, é normal).
- Retirar o bolo do forno, espalhar por cima o merengue e devolver de imediato ao forno por mais 20 minutos. Baixar a temperatura para 150C nos últimos 10 min.
- Deixar arrefecer dentro do forno com a porta entreaberta (colocar numa colher de pau a travar o fecho completo da porta do forno).
1 Comentários
Vou fazervo bolo de chocolate
ResponderEliminar