Bolo semifrio mousse de chocolate fit

 



Não tenho dúvidas que este é dos melhores e mais “fit”  bolos mousse de chocolate que já fiz! 

Uma incrível textura, sedosa, macia, envolvente.

Porque fit? Será só porque não usar açúcar? Não, porque foi feito com requeijão, neste caso, Requeijão light Saloio dos Queijos Santiago.

 ✅Este é um requeijão suave, textura cremosa, perfeita para fazer sobremesas. Como grande parte dos requeijões, é produzido a partir do soro do leite de vaca. Isto quer dizer que alberga nele toda a proteína e cálcio que daí advém, a conhecida por "whey protein". Por ser pobre em calorias, é ideal para cuidar da linha.


✅O requeijão duma maneira geral é um produto indicado para quem está em processo de perda de peso, ou quem como eu apenas se preocupa com a "linha", isto sem descartar os desportistas que precisam de doses extra de proteína. É que o requeijão é um produto com baixo teor de gordura quando comparado com queijo, níveis altos de proteína, o que lhe confere poucas caloiras e muito sabor.


✅Este requeijão, quando bem escorrido e triturado com a varinha magica, faz um creme muito espesso e firme, dispensando os habituais ingredientes necessários para "endireitar" as natas neste tipo sobremesas semifrios.

É precisamente este assunto que quero salientar nas dicas sobre o recheio. 

✅Qualquer requeijão pode aqui ser usado, seja de vaca, ovelha, cabra ou mistura, apenas um pormenor muito importante para que a receita resulte bem: têm de deixar o requeijão a escorrer pelo menos meia hora. Como sabem, depois de tirarmos os requeijões das embalagens e o colocarmos num prato, passado meia hora o prato tem água em volta. É essa água que temos de evitar que vá para o recheio da sobremesa . Não é que nos faça algum mal, não, nada disso, apenas vai fazer com que tenhamos de diminuir a quantidade de iogurte para manter a textura. No caso de não terem tempo de o escorrer, pressionem ligeiramente nas vossas mãos.





✅Outras dicas para a base, pode usar qualquer fruto seco oleaginoso da sua preferência. Pode trocar as tâmaras por passas, na quantidade de 150g, ou figos secos, na mesma quantidade de tâmaras. Também pode usar coco ralado no lugar de flocos de aveia para versão lowcarb.

✅É obrigatório usar um chocolate com, no mínimo, 70% cacau. Com um chocolate com menos cacau não vai conseguir uma mousse firme, terá de diminuir em 25% a quantidade de iogurte.

Eu usei um chocolate sem açúcar, compro nos supermercados Mercadona.

✅Em relação ao ingrediente adoçante, eu usei 4 colheres de sopa de eritritol e 2 de agave, como já disse, usei um chocolate sem açúcar. Podem usar o ingrediente adoçante que preferirem. Será colocado no fim do creme pronto e devem colocar aos poucos, misturando e provando até estar ao vosso gosto. A quantidade de ingrediente adoçante será sempre dependente do chocolate que usarem, no entanto, não deve fugir muito da quantidade que indico.

✅No que diz respeito a confecção, eu faço a sugestão de cada um acertar a cor e doçura da sua mousse no momento de execução. Acrescente mais cacau em pó para uma mousse mais escura se assim gostar. Acrescente também mais cacau e mais café para intensificar o sabor a chocolate.






Veja o resumo da confecção em fotos a seguir👇🏻






📌Ingredientes:

Base

  • 140g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de noz (ou outro fruto seco oleaginoso)
  • 100g de tâmaras secas 

Recheio

  • 340g de Requeijão light Saloio dos Queijos Santiago (2 requeijões)
  • 300g de iogurte (ou queijo quark/ queijo fresco batido 0%)
  • 200g de chocolate mínimo 70% de cacau (usei sem açúcar)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 
  • 5 a 6 colheres de sopa de adoçante que prefira (ex: stevia, xilitol, eritritol, agave, mel, xarope de tâmaras, xarope de acer, geleia de arroz, etc)
  • 1 colher de chá de café instantâneo (opcional)
  • 250g de framboesas + 100g na decoração 
Molho de chocolate
  • 100ml de água
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de cacau em pó 
  • 2 colheres de sopa de agave (ou açúcar de cocô)

▶️Confecção

Base:

  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma. Pressionei no fundo e ligeiramente ao lado para fazer uma base com um centímetro de altura no diâmetro. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio:

  1. Retirei o requeijão da embalagem e coloquei a escorrer 30min para que saia o excesso de água.
  2. Derreti o chocolate em banho maria.
  3. Triturei o requeijão com varinha mágica até obter uma pasta muito densa. 
  4. Adicionei o iogurte (se o seu requeijão depois de triturado formar um creme em vez de uma pasta, use apenas 200g de iogurte).
  5. Adicionei o chocolate, em fio e mexendo sempre para evitar grumos, até estar homogéneo. 
  6. Juntei o cacau, o café e o ingrediente adoçante. Voltei a misturar. Nesta altura deve acertar a cor e a doçura a seu gosto, adicionando mais cacau e ingrediente adoçante, uma colher de sopa de cada vez e mexendo a cada adição até estar a seu gosto (estes ingredientes são dependentes do chocolate usar inicialmente).
  7. Barrei o fundo da base com um pouco deste creme, cerca de 1/4 da quantidade. Por cima pressionei levemente as framboesas. Cobri com o restante creme. Alisei com uma espátula.
  8. Reservei no frigorífico durante a noite (mínimo 8 horas).
Molho de chocolate:
  1. Levei todos o ingredientes a lume, brando, num pequeno tacho, ferver 3 minutos, mexendo com frequência.
  2. Servi com este molho e framboesas.


É tão bom…

0 Comentários