Cheesecake Viennetta (saudável, fit; sem base)



 Adorei fazer este cheesecake! Foi engraçado como surgiu a ideia. No dia em que regressei do hospital, depois duma cirurgia e uma semana de internamento, havia gelado para a sobremesa, a família tinha comprado um carte d`or. 

Enquanto comíamos, uma conversa sobre gelados de mesa familiares. Falámos dos mais antigos e mais populares quando eu e o meu marido eram mais novos. Caro que a Viennetta veio á conversa.

Eu disse-lhes que fazia um logo que estivesse melhor, logo de seguida surgiu-me a ideia de fazer em formato cheesecake em vez de gelado, já que me permite fazer uma versão mais light e menos calórica. Gelados, já se sabe, se não têm uma determinada percentagem de gordura/ açucares, fica cheio de gelo.

E pronto, cá está ele.

Eu deixo em baixo um videio rápido com toda a execução, antes algumas dicas e explicações.





Dicas:

➤Quando for fazer o seu cheesecake Viennettta vai começar por fazer as laminas de chocolate. É muito importante que estique bem o chocolate derretido no papel vegetal. Se não o fizer, o resultado são laminas demasiado "altas" que vão dificultar o momento de servir a sobremesa. Então, não se esqueça de espalhar bem o chocolate derretido no papel vegetal.

➥Depois vai cobrir com outra folha de papel vegetal e dobrar. Deve enrolar e depois pressionar para achatar. Veja o vídeo seguinte.



➤De seguida vai preparar a forma. Sendo este um cheesecake sem base, temos de ter alguns cuidados para que o momento de desformar seja fácil e não nos traga dissabores.

➥A minha sugestão, que serve para qualquer tipo de forma, seja silicone ou tradicional, é fazer uma primeira forra com papel de alumínio e depois, esta obrigatória, com papel vegetal. Eu não forrei totalmente, apenas sobre o comprimento. Ou seja, medi a forma sobre o comprimento e cortei as duas folhas nesse tamanho, depois coloquei na forma, deixando as larguras de nada. Não há problema, depois é só passar uma faca nessa zona para descolar.

Não percebeu, não se preocupe, está tudo no vídeo seguinte.


➤Em relação aos ingredientes do cheesecake em si, eu usei todos os produtos magros, queijo fresco para barrar light Queijos Santiago e queijo fresco batido 0% matéria gorda. Pode trocar o segundo por iogurte natural, se possível, grego. O queijo fresco para barrar também pode ser trocado por iogurte, no entanto, deixa de ser um cheesecake e passa a ser um semifrio. 

Se optar por fazer toda a sobremesa com iogurte, eu aconselho fazer com iogurte grego pleno, não magro, para não comprometer a textura final. Resumindo, a minha sugestão é fazer um semifrio usando iogurte grego pleno a substituir o queijo creme e o fresco batido.

➤Que ingrediente adoçante usar? Eu fiz o habitual, uma mistura de stevia com eritritol e agave. Porquê? Faço muitas vezes esta mistura para cortar nas calorias e manter o sabor.

Alternativas são qualquer ingrediente adoçante não granulado. Exemplo: agave, mel, xarope de ácer, geleia de arroz, xarope de tâmaras, stevia, eritritol, xilitol, etc

Os granulados do tipo açúcar de coco ou mascavado também podem ser usados, no entanto, têm a desvantagem de ser mais difícil de dissolver.

➤Fiz uma camada intermedia a que acrescentei cacau em pó. É apenas para dar um toque de graça, um twist. Se não tiver cacau, omita.



Veja⇩vídeo rápido de execução 



Ingredientes:

  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
  • 11 a 12g de folhas de gelatina (6 a 7 folhas)
  • 150g de queijo fresco para barrar (queijo creme) (usei light Queijos Santiago)
  • 500g de queijo fresco batido 0% (queijo quark) (ou iogurte grego natural light)
  • 150ml de leite (ou bebida vegetal)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (ex: mel, agave, stevia, eritritol, xilitol, xarope de ácer, geleia de arroz, xarope de tâmaras, etc)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó puro
Decoração:
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 80g de queijo fresco para barrar (queijo creme) (usei Queijos Santiago)
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefira
  • 1 colher de sopa de leite

Irá precisar de:
  • 3 folhas de papel vegetal e 1 de alumínio

Confeção (veja o vídeo rápido de execução no fim da introdução):

Preparar as laminas de chocolate
  1. Derreter o chocolate em banho maria. Quando cremoso, barrar numa folha de papel vegetal, o mais esticado possível para que resulte em laminas de chocolate finas (use um pincel de cozinha ou uma espátula para espalhar bem o chocolate no papel vegetal).
  2. Tapar de imediato com outra folha de papel vegetal, enrolar, pressionar para achatar e levar ao frigorífico 20 min até estar completamente enrijecido.
Preparar a forma
  1. Medir o fundo duma forma retangular pequena e cortar folha de alumínio com esse comprimento. Fazer o mesmo para uma folha de papel vegetal.
  2. Forrar a forma primeiro com o papel de alumínio, depois, por cima, o papel vegetal.
Para o creme
  1. Demolhar a gelatina em água fria abundante por 3 min. Aquecer o leite no micro-ondas sem deixar ferver.
  2. Escorrer as folhas e inserir no leite quente. Mexer para dissolver. Reservar.
  3. Numa tigela misturar (sem bater) os queijos com o ingrediente adoçante até estar homogéneo.
  4. adicionar a gelatina dissolvida e voltar a misturar.
  5. Retirar 200g deste creme de queijo e adicionar o cacau. Mexer até estar homogéneo.
Montagem
  1. Cobrir o fundo da forma com creme de queijo branco. Cobrir com laminas de chocolate. Voltar a cobrir com creme branco e mais laminas de chocolate.
  2. Cobrir agora com o creme com cacau, mais laminas de chocolate e repetir o processo do ponto 1 com creme branco.
  3. Reservar no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
Decoração
  1. Desformar o cheesecake virando a forma sobre um prato de servir. Puxar cuidadosamente o papel vegetal.
  2. Ao meio polvilhar com cacau em pó.
  3. Numa pequena tigela misturar o queijo creme com o ingrediente adoçante e o leite.
  4. Colocar no bico de pasteleiro e fazer "ondas" nos lados, sobre o comprimento.
  5. Opcionalmente pode servir com frutas.



Tão bom…




0 Comentários