Telhas de amêndoa é um dos doces de pastelaria que mais gosto. Depois dos pasteis de nata, as telhas são a minha segunda escolha se for a uma pastelaria.
Não me lembro de alguma vez ter visto telhas de amêndoa nas pastelarias da zona onde vivo. A minha dieta agradece, ahahah
Talvez seja essa a razão de ter tentado fazer em casa. Já fiz quatro vezes, todas diferentes. Tenho, por isso, algumas dicas para vos dar.
Dicas:
➤Primeira e mais importante: não deixem de colocar o preparado que vão fazer no frigorifico pelo menos 20 minutos antes de ir ao forno. Eu já fiz isso e o resultado foi desastroso, não ficaram crocantes. Então, depois de fazer o preparado de amêndoa, levar ao frigorifico 20 a 30 minutos é obrigatório!
➤A receita original é com farinha. Eu não experimentei nenhuma vez com farinha, fiz sempre com amido de milho (maisena) ou polvilho doce. Atendendo a que o original é com farinha, é fácil de perceber que vai funcionar. Por isso, se não tiver amido ou polvilho, use farinha.
➤Nesta receita não é possível usar azeite ou óleos líquidos como gordura, não funciona. Terá de usar óleo de coco ou manteiga. É uma pequena quantidade, não vai fazer mal a ninguém. Eu usei sempre óleo de coco, porque não gosto do sabor de manteiga. Por outro lado, o óleo de coco confere um aroma muito especial. Receita original é com manteiga.
➤Não experimentei usar claras pasteurizadas, no entanto, estou convencida que funciona bem.
➤Finalmente o ingrediente adoçante. Em nenhuma das vezes que fiz usei o mesmo ou a mesma mistura. A mistura que funcionou melhor foi esta ultima e é o que vêm na foto. Tem 2 colheres de sopa de açúcar de coco e 4 de stevia com eritritol.
Outra que funcionou bem foi o xilitol. Só stevia com eritritol também não ficou mal. O que gostei menos foi quando usei ingrediente adoçante no estado liquido, no meu caso usei agave. Não vou dizer que o resultado foi desastroso, apenas achei menos crocante.
Resumindo, o meu conselho no que diz respeito a ingrediente adoçante é fazerem uma mistura de algum pouco calórico (ex: stevia) com pelo menos uma colher de sopa de açúcar de coco, mascavado ou outro. Desta forma conseguem diminuir calorias e garantir um bom resultado final.
Porque é que as minhas telhas não estão tão douradinhas como as da pastelaria? Deveria ter deixado mais tempo no forno? Eu já deixei mais tempo no forno de forma a ficarem mais douradas, mas não funcionou bem. Porquê? Porque secam muito e depois partem ao dar o formato redondo. Para ficarem todas douradinhas e entortarem na perfeição sem partir têm de ter açúcar. O açúcar vai caramelizar e consegue-se o resultado perfeito das de compra. Cada um é que sabe de si, eu prefiro mais esbranquiçadas e menos açúcar.
➤Passando agora para a forma como colocar o preparado de amêndoa em formato de telha no fim de sair do forno. Primeiro que tudo, sejam rápidos!
Quando os círculos de amêndoa saírem do forno vão ter de os colocar numa superfície cilíndrica para que eles ganham esse formato. Que superfície cilíndrica é esta? Pode ser um rolo da massa ou, como eu fiz, garrafas de vinho estreitas, ou, outro exemplo, um varão.
Qual é o "defeito" do rolo da massa? O maior problema do rolo da massa é não ter dimensão para colocar mais que 3 círculos. Ora, se levar ao forno 6 círculos de cada vez, só vai ter espaço no rolo para 3. É por isto não funciona.
Se usar o meu método, garrafas de vidro que forrei com folha de alumino, escolha as mais estreitas que tiver em casa. A vantagem deste método é a disponibilidade. Eu usei 3 garrafas e tive á vontade para colocar os 6 círculos que saíram do forno ao mesmo tempo.
Um varão do tipo pau de vassoura é outro método que funciona bem. Só tem de o segurar esticado, por exemplo pousado entre duas cadeiras, e depois colocar lá os círculos vindos do forno.
O mais importante é ter tudo preparado para que, quando retirar os círculos de amêndoa do forno, eles vão de imediato para o local onde vão entortar. Mais uma vez, tem de ser rápido, assim que arrefecem já não consegue entortar.
Vão precisar de (rende 9 a 10 telhas):
- 125g de amêndoa laminada
- 15g de amido de milho (maisena) (ou polvilho doce)
- 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (ex: açúcar de coco, mascavado, stevia, stevia com eritritol, xilitol) (nestas fotos usei 2 de açúcar de coco e 4 de stevia)
- 2 claras de ovos
- 25g de óleo de coco (ou manteiga)
Confeção:
- Derreter o óleo de coco (faço 30 seg no micro-ondas).
- Numa tigela misturar a amêndoa com o amido e o ingrediente adoçante seco.
- Juntar as claras e misturar. Adicionar o óleo derretido e misturar novamente.
- Levar ao frigorifico 20 a 30 minutos.
- Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro grande com papel vegetal.
- Retirar colheradas do preparado de amêndoa, colocar no papel vegetal e fazer círculos, espalhando bem de forma a fazer os círculos finos, evitando camadas de amêndoa.
- Levar ao forno 10 minutos.
- Retirar rapidamente do forno e colocar numa superfície cilíndrica (ex: 3 garrafas estreitas. Ver mais exemplos nas dicas na introdução).
- Deixar arrefecer por completo em cima da superfície cilíndrica.
0 Comentários