Cheesecake zebra saudável e fit (sem chocolate tablet)

 



Hoje a introdução começa por explicar o titulo. Fiz este cheesecake ao estilo semifrio, portanto sem forno. Já andava ao tempo para o fazer. Tinha visto no Instagram um cheesecake zebra, esse tradicional, feito no forno, e logo fiquei com a ideia de fazer um como eu mais gosto, semifrio.

Quando terminei a topo parecia-se com mármore; o corte de fatia com zebra. A minha primeira ideia foi polvilhar o topo com cacau. Servia de decoração e a imagem que ia ficar era apenas de desenho zebra. Desisti, o cacau ia rapidamente humedecer e ficar "feio". 

Resolvi pedir ajuda aos meus seguidores no Instagram e Facebook. O nome zebra foi claramente o mais votado!!!



Esta é uma sobremesa super fit, facílima de fazer e que faz um vistão na mesa. Não usei qualquer chocolate em tablet no interior, só a decoração é que tem raspas de chocolate feitas em casa com chocolate sem açúcar. Portanto, a parte castanha de sabor a chocolate foi feita com cacau em pó.

Vou passar às dicas:

No que diz respeito á base, o miolo de noz pode ser trocado por qualquer outro fruto seco oleaginoso, por exemplo, amêndoa, avela, caju.

  ➤Quanto às tâmaras, podem descaroçar e partir em pequenos pedaços como eu fiz ou hidratar em água quente e depois escorrer bem essa água da demolha.

  ➤A vantagem de partir as tâmaras secas em pequenos pedaços é ficar mais homogeneamente picada, não apresentar fios das suas muitas fibras que são a grande mais-valia do seu uso, pois baixam o índice glicémico. Por outro lado, se usarem tâmaras correntes que trazem um "banho" de xarope de glicose, demolhar em água quente vai retirar esse mesmo xarope que ficará diluído na água.

Em relação ao recheio, podem trocar o queijo quark por iogurte grego natural. 

  ➤Podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, devendo apenas ter atenção aos granulados que são mais difíceis de se desfazer, já que não devem bater os ingredientes do recheio, apenas misturar. Eu usei 2 colheres de sopa de agave e 6 de stevia com eritritol. 

➤Estamos a chegar aos dias quentes e muitas vezes ficamos preocupados com ter este tipo de sobremesas na mesa muito tempo. Isso não tem de ser uma preocupação, a gelatina serve para isso. Se sabe que a sua sobremesa vai estar fora do frigorifico muito tempo, uma ou duas horas, reforce a gelatina. Não é preciso muito, 1 a 2 g é suficiente. Neste caso pode usar 13g.







Veja👇 o vídeo rápido de montagem do cheesecake zebra 



  Vão precisar de:

Base

  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 150g de tâmaras secas

Recheio

  • 500g de queijo quark (usei ESTE Queijos Santiago)
  • 200g queijo creme (usei ESTE Queijos Santiago)
  • 100 + 100ml de leite ou bebida vegetal
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (usei 2 de agave e 6 de stevia com eritritol)
  • 12g de folhas de gelatina (6 a 7 folhas)
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)

Cobertura

Raspas de chocolate sem açúcar (veja como fazer em casa AQUI )

Confeção:

Base

  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro (pode usar de 22cm).
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei o cacau e pulsei para misturar. 
  3. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  4. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  5. Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio

  1. Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci 100ml de leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
  2. Numa tigela misturei (sem bater) os queijos e os ingredientes adoçantes. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  3. Dividi este creme ao meio.
  4. Numa pequena tigela coloquei o cacau. Aos poucos juntei o restante 100ml de leite, mexendo até o cacau se dissolver e formar um creme espesso. Adicionei a metade do creme. 
  5. Há outra metade de creme de queijo misturei a baunilha. Reservei ambas no frigorifico 5 min (não deixe passar mais que este tempo).
  6. Retirei tudo do frigorifico e passei à montagem. Alternadamente, coloquei uma colher de sopa de cada creme por cima da base, sempre uma por cima da outra, até terminarem os cremes (veja o vídeo no final da introdução).
  7. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
  8. Desformei e decorei com raspas de chocolate e cerejas.





Tão bom...


0 Comentários