Waffles saudáveis, proteicas e fit (crocantes por fora e fofas por dentro) (apto para forma de forno)

 


Costumava ser a minha filha Camila a fazer as waffles cá em casa, ela é que era a especialista. Eu, apesar de adorar waffles, não me motivava fazer, talvez pelo gosto que ela passou a ter em fazer depois de eu ter comprado a forma de as fazer no forno. Não tenho maquina, tenho uma forma de silicone para forno.

Pois é, apesar de ser ela a "dona" das waffles cá em casa, ela vai-me desculpar, mas fui eu a fazer as melhores de sempre! Crocantes por fora, fofas por dentro, são feitas com farinha 100% integral, não contém açúcar e a quantidade de gordura foi reduzida ao mínimo indispensável. Resultado, uma waffles destas tem cerca de 160 calorias (sem toppings e usando stevia como ingrediente adoçante)!

Ora, é a gordura, tradicionalmente a manteiga, que faz as waffles crocantes por fora. Se eu a dispensei, como é que consegui esse efeito? Usei um truque bem conhecido: voltar ao forno, que pode ser uma tostadeira, depois de frias.

A receita não tem truques, é uma massa idêntica á de panquecas, pelo menos na sua consistência, depois é só colocar nas formas e ir ao forno ou na maquina.



As minhas dicas:

➤A farinha que usei foi espelta 100% integral. Se não tiverem, usem trigo integral. Para uma versão sem glúten terão de usar um preparado sem glúten para pães e bolos já pronto.

➤Falando novamente da gordura, eu usei azeite, podem usar manteiga ou óleo de coco. O importante é perceber que há uma redução muitíssimo significativa deste ingrediente nesta receita em relação ás tradicionais. Numa receita tradicional, para esta quantidade, será necessário entre 4 a 6 colheres de sopa de manteiga. Eu usei somente 2 colheres de chá de azeite! Fazem ideia do que "poupei" em calorias?! Muito mesmo, já que cada colher de sopa de manteiga tem mais de 100 calorias, agora façam as vossas contas.

➤O leite para fazerem o buttermilk pode ser trocado por bebida vegetal a vosso gosto.

➤O iogurte natural pode ser vegetal.

➤Para fazer estas waffles vegan, sugiro que usei aquafaba no lugar das claras de ovo. Devem usar 75ml e devem bater ligeiramente antes de usar.

➤O ingrediente adoçante é ao vosso gosto. Pode ser liquido ou seco. Por exemplo: mel, agave, maple syrup, açúcar de coco, mascavado, stevia, xilitol, xarope de tâmaras, geleia de coco, etc. A quantidade também deve variar de acordo com o que pretendem para cobertura. Se são daqueles que gostam de regar as waffles com mel, molho de chocolate ou equivalente bem docinho, fiquem pelas 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que sugiro. Se, por outro lado, são daqueles que só põe uma frutinha em cima, então façam com 6 colheres de sopa. Provem a massa antes de cozinhar e ajustem a doçura a gosto.

➤Por favor, não omitam o vinagre. O vinagre é essencial para fazer o leitelho (buttermilk). Tem acontecido situações em outras receitas de pessoas que acham que podem dispensar o vinagre e que leite por si só faz o mesmo efeito que buttermilk. Não é assim, há reações químicas associadas que têm de acontecer para as receitas resultarem.

➤Em termos de confeção, gostava de chamar apenas a atenção de como devem proceder com as claras. Não é necessário bater as claras em castelo, nada disso, não é preciso ligar a batedeira. Com um garfo ou com um batedor de varas manual, batam de forma a fazer alguma espuma. A ideia é introduzir algum ar na massa para que as panquecas fiquem fofas por dentro e mais leves.

➤Finalmente, para as conservar podem deixar a temperatura ambiente um, no frigorifico 3 dias e podem congelar. Em qualquer destas situações, o truque para as tornar crocantes aplica-se para o dia do consumo.

▶️Formas de silicone que usei:





Vão precisar de (serve 8 waffles):

(ver na introdução as dicas para troca de ingredientes)

  • 270g de farinha de espelta integral
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de azeite 
  • 2 claras de ovo L (75ml)
  • 200ml de leite ou bebida vegetal
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade agave e metade stevia)
  • 1 iogurte natural (125g)
  • canela em pó ou aroma de baunilha a gosto


Confeção:

  1. Comecei por preparar o "buttermilk" (leitelho). Coloquei o leite num copo com o vinagre. Mexi e reservei 5 minutos, tempo de preparar a etapas seguintes.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ª, ventilação ligada. Untei as formas de waffles.
  3. Numa tigela misturei bem todos os ingredientes secos. 
  4. Noutra tijela bati, com um batedor de varas manual (pode ser um garfo), as claras com o azeite e ingrediente adoçante, apenas fazendo alguma espuma (introduzir algum ar). Juntei o iogurte e misturei levemente até estar sem grumos. Acrescentei o buttermilk e voltei a mexer suavemente para misturar.
  5. Aos poucos, envolvi a mistura de líquidos na dos secos. No final adicionei 50ml de água para obter uma massa densa, ainda que fluida, idêntica á de panquecas (não trocar a água por leite!)
  6. Dividi a massa pelas 8 formas, sem encher demasiado pois vão crescer, e levei ao forno 10 minutos. Retirei e deixei arrefecer 10 minutos.
  7. (O truque para ficarem crocantes feitas no forno vem agora) Depois de frias, levei novamente ao forno, 150ºC, mais 10 minutos.
  8. Servi em dois dias diferentes, um dia com molho de chocolate e outro com mel, framboesas e amêndoa laminada.


Tão bom...

1 Comentários

  1. Hmm, gosto da ideia e da combinação de ingredientes! Será q posso fazer na máquina de waffles? Bjinhos e Bom Ano :)

    ResponderEliminar