Tarte "frangipane" de maça saudável

 




O que é uma Tarte "frangipane"? A origem da palavra "frangipane" aparece associada á família italiana "Frangipani", um perfumista que criou um aroma de amêndoas, no entanto, e passando á frente a longa história, frangipane é um recheio doce para bolos, tortas e tartes com aroma de amêndoas.  É feito com poucos e simples ingredientes: manteiga, açúcar, ovos e farinha de amêndoa.

A receita desta tarte teve origem na França. Uma das primeiras receitas pode ser encontrada num livro de receitas de 1674, mas existem referencias desde 1226. Inacreditável!

Frangipane é então o nome dado para o recheio de amêndoas de algumas iguarias, entre elas a "Galette de Rois", que eu já fiz numa versão saudável e que encontram a receita carregando aqui, os "Jesuite", a Tarte de Santiago espanhola, que também já fiz, a tarte "Bourdaloue",...

A que vos trago hoje é a mais vista na blogosfera, a Tarte Frangipane de maça. Resulta numa combinação fabulosa de amêndoa com maça numa base crocante. Tudo isto feito de forma saudável. O que encanta é mesmo o recheio húmido a contrastar com a crocante base que fiz. É suposto comer no prato com talher, mas, tenho de vos ser sincera, eu gosto de lhe pegar com a mão, trincar e sentir este contrate.


Outra receita de tarte frangipane que encontram aqui no blogue é de framboesas (RECEITA AQUI). Eu adoro-a! Sou tão, mas tão fã dessa tarte! Falo dela agora para dizer-vos que podem usar os mais diversos frutos e respetivas compotas para a vossa tarte, não só a maça ou as framboesas, experimentem com peras, alperces, morangos, enfim, o que a vossa imaginação disser. Eu gosto particularmente desta, da de framboesas como já disse, da de laranja e da de limão.

Nesta receita vou-vos mostrar com fazer massa quebrada saudável sem usar manteiga nem farinha de trigo, num instante, sem complicações. Na de framboesas, assim como na tarte pastel de feijão, fiz mais fina, aqui fiz mais grossa e consistente para aguentar bem o peso das muitas maças que queira colocar no recheio. Se eliminarem o ingrediente adoçante têm aqui um exemplo de base saudável para, por exemplo, quiches. Estão a fazer massa quebrada saudável.

 Falei agora mesmo da tarte pastel de feijão, podem ver a receita carregando AQUI, tem muitas semelhanças a esta no que diz respeito a ingredientes base e confeção.

 




Ora, quando colocamos um "molho "ou qualquer recheio húmido em cima duma base que queremos crocante temos de a assar primeiro. Se não o fizermos estamos a cozinhar "ás cegas", não temos os tempos certos para que a base cozinhe e o recheio também, algum deles vai ficar mal. Se não queremos uma base empapada, temos de a assar primeiro. Isto não é novidade para ninguém, fazemos isto em imensas receitas, no entanto, muitas vezes acontece-nos a massa ganhar "bolhas", mesmo que a furemos com um garfo. Para além disto, também acontece muitas vezes a base ficar demasiado tostada nas bordas, por conta das duas vezes que vai ao forno.

Existe um método fácil para evitar estas duas situações. Eu nem sempre faço, mas lembro-me bem da minha mãe fazer isto sempre. A ideia é cobrir a massa, depois de entendida na forma, com papel vegetal ou de alumínio, forrando toda a superfície e depois colocar um pouco de peso em cima. Que peso é este? Podem ser feijões, grão ou até massas secas ou arroz. O peso fará com que a base não forme bolhas de ar. Eu usei feijão que já tenho guardado para este efeito, ou seja, não coloco um feijão novo todas as vezes que uso este método, guardo dumas vezes para as outras. O próprio papel vegetal que uso para este efeito também é reservado.

Nas fotos seguintes podem ver todo o processo.







Quanto às habituais dicas para esta receita, não são muitas, mas passo a dar-vos o que me parece importante.

Usei nesta receita farinha de espelta branca e integral 50% de cada. Se a integral é fácil de encontrar e relativamente acessível, a branca não, é cara e difícil de encontrar. Sugiro que troquem por farinha de trigo. Tenham atenção que farinha de trigo não é nenhum veneno como ultimamente parece ser tartada. Eu não tenho por hábito usar, mas compro pão na padaria da vila onde vivo todos os dias, e é pão de trigo. Não tenho problema nenhum em comer farinha de trigo, apenas deixei de usar nas minhas confeções.

➤O azeite pode ser trocado por óleo de coco para dar outro aroma se preferirem.

➤O ingrediente adoçante pode ser qualquer um, líquido ou seco.

 ➤Quando estiverem a fazer a base, a água que entra no fim na massa deve ser colocada aos poucos, nunca mais que ½ colher de sopa de cada vez. É mesmo muito importante que cumpram esta regra. Porquê? Porque as farinhas têm diferentes absorções e a quantidade de água vai variar. Também por causa do ingrediente adoçante que escolherem. Se optarem por um líquido naturalmente que vai ser necessário menos água.

➤O amido de milho do recheio pode ser trocado por polvilho doce.

➤Usei uma forma de 23cm de diâmetro. Podem usar forma de 24 ou 25cm.

➤Lembrem-se que não é por ser saudável que se pode comer á vontade. É só um bocadinho, para sentir prazer, não é para encher.

Para fazer esta tarte usei maças Pink Lady. Desafio todos os que forem fazer esta receita a usar esta qualidade de maça. Se publicarem no vosso perfil de Instagram e usarem os hashtags   #PinkChefsPT e #TeamSandra habilitam-se a ganhar  um robô Smeg! vamos lá participar, fazer esta receita com maça Pink Lady e colocar no perfil de Instagram com os # que mencionei!



 Vão precisar de:

Base

  • 200g de farinha de espelta ou aveia
  • 60ml de azeite
  • 4 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 1 ovo
  • Água q.b.

Recheio

  • 1 maça pequena (150 a 165g) + 4 maças 
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (podem usar qualquer um, incluindo pasta de tâmaras; usei metade stevia e metade açúcar de coco)
  • 2 ovos
  • 125g de farinha de amêndoa (amêndoas sem pele trituradas em farinha)
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 50g de amêndoa laminada

*Podem usar qualquer fruta. Exemplo: framboesas, peras, alperces, figos, mirtilos, cerejas, pêssegos, morangos …, ou apenas colocar amêndoa laminada.

 

Confeção:

Base

  1. Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180C.
  2. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, á exceção da água, e pulsei. Obtive uma espécie de crumble. Com o processador em andamento juntei água, 1/2 colher de chá de cada vez, até obter uma bola de massa mole. (Nota: podem fazer numa tigela e amassar tudo com as vossas mãos)
  3. Passei a bola de massa para uma folha de papel vegetal e estiquei com o rolo da massa num círculo. Passei para a forma e acertei as bordas ao tamanho da forma. Piquei toda a superfície com um garfo.
  4. Tapei com papel vegetal e cobri com feijão seco (pode ser massa ou arroz) (ver as explicações na introdução; fotos no fim) e levei ao forno 16 minutos. Retirei e reservei.


Recheio

  1. Enquanto a base esteve no forno preparei o recheio. Descasquei e parti uma maça pequena em pedaços. Coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 2 minutos. Retirei e reduzi a puré com a varinha mágica.
  2. Passei o puré de maça de imediato para uma tigela, adicionei o açúcar de coco, o adoçante stevia e bati com a batedeira elétrica até estar um creme (é exatamente o mesmo processo que se faz na pastelaria convencional com manteiga derretida e açúcar).
  3. Acrescentei um ovo de cada vez, batendo bem a cada adição por cerca de 2 minutos, até formar um creme macio e volumoso.
  4. Numa tigela á parte misturei o amido de milho na farinha de amêndoa. Envolvi esta mistura no creme anterior. Obtive uma massa cremosa.
  5. Verti a massa sobre a base.
  6. Retirei o caroço a 4 maças. Parti ao meio e depois em gomos finos. Dispus “montinhos" de gomos de maça em cima do creme do recheio.
  7. Espalhei amêndoa laminada por cima e levei ao forno 20 minutos (espetem um palito ao centro; se sair seco, está pronta).



Tão bom...

2 Comentários

  1. Parece-me uma óptima receita! Vou experimentar! Onde está o regulamento do passatempo que falou que nos habilitamos a um robot smeg? Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Hoje fiz minho segundo pie ou tarte de maçã. É uma receita sensacional e muito fácil de preparar. Eu gostei muito!
    Minha filha adorou a base ... Com o que "sobrou" fiz uma bolacha para ela e ela devorou. Muito obrigada por essas receitas deliciosas e dicas super úteis

    ResponderEliminar