Cheesecake de Whisky (saudável; fit; sem glúten; apto para intolerantes ao álcool ou jovens)

 


Este é um cheesecake realmente especial! Fi-lo a pensar na passagem de ano que se aproxima e foi um verdadeira sucesso cá em casa, ou seja, para repetir no dia de ano novo.

A primeira experiência foi com Licor Beirão. Ora, eu sou intolerante ao álcool e nunca provei Licor Beirão. No caso do Whisky já "cheguei até aos lábios", sei mais ao menos ao que sabe. 

Mesmo não conhecendo estes sabores por força da minha intolerância, sei de que são feitos. Quando fiz o primeiro cheesecake de Licor Beirão e coloquei a ferver o próprio licor para lhe retirar o álcool, imaginem o que aconteceu? Ficou numa espécie de geleia, cheirava a xarope, sem dúvida que era pouco mais que açúcar que ali estava. Em 5 minutos de fervura lenta passei de 200ml de licor para 80ml do tal "xarope" de licor.


A pergunta que se impõe neste momento é: "Ficou ou não ficou bom o cheesecake de Licor Beirão?" Sim ficou fantástico! A receita que fiz é exatamente igual a esta que vos vou descrever, com uma pequena alteração na quantidade de ingrediente adoçante no creme de queijo, já que o licor é doce e o whisky não.


Esta receita que aqui vos deixo, a feita com whisky, é realmente interessante, mas o sabor não é intenso, passa quase despercebido.

Como é que podem contrariar isto? O que devem fazer para saber mesmo a whisky? Eu diria para não ferverem a bebida como eu fiz, usarem toda a quantidade que menciono na receita sem fazer a redução, e depois talvez tenham que fazer um pequeno ajuste nas folhas de gelatina, nada de especial, em vez de 10g coloquem 11g.

Não posso deixar de lembrar que, o facto de ter deixado o whisky a ferver 5 minutos, reduzir a quantidade para metade, torna a sobremesa apta para intolerantes ao álcool, como eu sou, não quer dizer que eu ache que deva ser consumido por crianças. Jovens sim, sem problema, crianças é outra historia.

A cobertura que fiz é opcional. É a receita que faço de lemon curd, trocando o sumo de limão para whisky fervido. Eu quando repetir não a vou fazer, vou apenas polvilhar com açúcar de coco e queimar com o maçarico. Sinceramente, é gira, mas não acho essencial.

Vão precisar de:

Base

  • 100g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso)
  • 100g de tâmaras secas

Recheio

  • 200ml de whisky
  • 200g de queijo creme (usei ESTE Queijos Santiago)
  • 500g de queijo quark ou iogurte grego (usei ESTE Queijos Santiago)
  • 10g de folhas de gelatina (6)
  • 7 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de agave e 4 de xilitol)

Cobertura

  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 2 de agave e 1 de xilitol)
  • 120ml de whisky
  • açúcar de coco q.b. para polvilhar e queimar

Confeção:

Base

  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 18cm de diâmetro
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorífico enquanto fiz o recheio.

Recheio

  1. Comecei por colocar o whisky a ferver lentamente por 5 minutos até reduzir a quantidade para metade (100ml).
  2. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água fria abundante.
  3. Retirei o whisky do lume, deixei arrefecer um pouco e inseri nele as folhas de gelatina escorridas (elas vão desfazer-se de imediato). Mexi bem para ficar homogéneo. Deixei arrefecer mais um pouco enquanto preparei o creme de queijo.
  4. Numa tigela misturei os queijos com o ingrediente adoçante até estar num creme liso. Adicionei a mistura de gelatina e whisky, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  5. Verti esta mistura sobre a base e levei ao frigorifico 4 horas.

Cobertura

  1. Coloquei o whisky a ferver lentamente por 5 minutos até reduzir a quantidade para metade (60ml).
  2. Bati os ovos com o ingrediente adoçante e o whisky fervido. Levei ao lume em banho maria, lento e longe da água quente, mexendo sempre até engrossar.
  3. Deixei arrefecer um pouco e verti sobre o recheio. Levei ao frigorifico novamente até estar completamente frio.
  4. Desformei para o prato de servir, polvilhei com açúcar de coco e queimei com o maçarico.






Um bom ano de 2021 para todos!


0 Comentários