Para mim a parte mais difícil na preparação dos jantares festivos são as entradas. É o que demoro mais tempo a resolver e a preparar.
Estas trouxas feitas com massa filo vão ser a entrada deste ano no jantar de natal. Já não é a primeira vez que faço e nunca me deixam ficar mal.
As que fiz para vos mostrar têm falta de 2 ingredientes que habitualmente coloco: nozes e um fio de mel. É muito simples acrescentar estes ingredientes, depois de colocar o queijo, coloco meia noz por cima e umas gotas de mel. Ficam mais festivas.
O queijo que usei foi o Palhais "Chèvre", queijo de cabra curado. Para mim é o melhor e o mais indicado para este tipo de receita. As fatias são do tamanho certo, a temperatura que exige para derreter é a ideal para o uso de massa filo, tudo fica perfeito.
Em baixo na descrição da confeção vão ver que misturo água no azeite para molhar as folhas de massa filo. Ora, o azeite não se mistura na água. Então porque é que eu faço isto? Esta é uma forma de diminuir a quantidade de azeite que usamos para molhar as folhas. O nosso pincel vai molhado de azeite e água, mesmo que eles não se misturem. Desta forma conseguimos diminuir para metade a quantidade de azeite a usar.
Sugestões para esta receita:
⇒Se pretenderem usar espinafres congelados, é necessário cozer antes e espremer bem o excesso de água.
⇒Se não tiverem espinafres, usem couve lombarda cortada em juliana, ou alho francês.
⇒Podem trocar o queijo creme por natas ou leite de coco. Não usem iogurte.
⇒O que usar para atar as trouxas. Eu adoro faze-lo com ramos de tomilho. Infelizmente o meu tomilho está um bocadinho em baixo, não está vistoso e grande como no verão, e não quis cortar todo para esta receita. Usei a alternativa que mais gosto: fio de rafia. É fácil de atar e desatar quando vamos comer. O fio de cozinha é outra alternativa, assim como talos de cebolinho.
Não se esqueçam de ver o vídeo seguinte explicativo da montagem das trouxas.
Vão precisar de (serve 8 trouxas):
- 8 folhas de massa filo
- 1 queijo de cabra curado cilíndrico (usei "Palhais Chèvre")
- 1 + 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 200g de espinafres baby
- 2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar (usei este da Queijos Santiago) (opcional)
- 1 ovo (opcional)
Confeção:
- Piquei a cebola e o alho. Levei ao lume numa frigideira larga com 1 colher de sopa de azeite. Quando amoleceram, adicionei os espinafres. Deixei que murchassem completamente e adicionei o queijo creme. Misturei e retirei do lume. Dividi em 8 pequenas porções.
- Pus o forno a aquecer a 160ºC. Parti o queijo de cabra em rodelas (fatias). Numa pequena tijela misturei 1 colher de sopa de água com 1 de azeite. Noutra pequena tigela bati o ovo.
- Pincelei metade duma folha de massa filo com a mistura de azeite e água. Dobrei ao meio sobre a parte pincelada para que cole. Cortei o retângulo obtido num quadrado, retirando uma parte da folha. Coloquei a parte cortada no centro do agora quadrado para reforçar a base.
- Ao centro do quadrado coloquei uma porção de preparado de espinafres, por cima a rodela de queijo.
- Peguei numa ponta da massa e, em roda, fui pegando em todo o perímetro do quadrado. Atei com fio de rafia ou ramos de tomilho fresco e pincelei com o ovo batido.
- Levei ao forno 15 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários