"Panforte" (versão saudável e simplificada; vegan; fit; sem açúcar) (Healthy sugar free Panforte)

 



Alguém cá em casa anda cheio de saudades de Itália! Todos os dias vem ter comigo com uma foto de comida italiana para eu “ver se gosto” (leia-se “pedir para fazer”).

Pois, estou a falar do meu filho mais velho, o J. Pedro, que no ano passado por esta altura ainda estava em Itália, não passou lá o natal, veio para Portugal, mas adorou o mês de Dezembro por terras de Trento.

Este Panforte foi uma surpresa que lhe fiz, até porque deve ter sido a única sobremesa italiana que ele ainda não me tinha mostrado. Por distração ou esquecimento, eu reparei que lhe estava a escapar um dos mais conhecidos e típicos doces do natal italiano e, em jeito de provocação, foi mesmo esse que fiz.

A melhor parte foi no momento que foi para a mesa. O meu marido diz, alto e em jeito de espanto "Ai, o que é isto?! Eu costumava comprar disto em Itália! Quem é que nos deu?"

Vejam só que acabamos no google a ver qual era a melhor marca que de Panforte que ele já tinha comprado, ahahaha.



Panforte é então um doce típico no Natal italiano. Tradicionalmente é feito com grande variedade de frutas secas e cristalizadas, polvilhado com açúcar de pasteleiro. Os primeiros registros escritos desta sobremesa datam do século XI, bastante antigo, portanto. Naquela época chamava-se pane natalizio, pane aromático ou pan pepatus.

Originário da região italiana de Toscana, acontece ser uma sobremesa vegana, muito rica, e com todos os aromas da época.

Eu fiz uma versão saudável e simplificada, sem açúcar, adoçado com frutas. Aí em casa também podem fazer uma versão assim, basta que usem um chocolate sem açúcar.



Dicas para esta receita:

⇒Eu já sei que me vão perguntar se podem substituir ao tâmaras (puré de tâmaras). Não! Esta receita foi elaborada por mim para ser feita com creme de tâmaras. Para retirar terei fazer toda uma outra receita, são muitas contas a fazer, muitos cálculos que muitas das vezes não correm bem, que eu só quando vou fazer é que faço os acertos. 

Este creme de tâmaras não está só a substituir o mel e açúcar das tradicionais, também substitui a manteiga.

⇒Podem usar os frutos secos que preferirem, mais ou menos variedade. Eu coloquei avelas, amêndoas, cajus, nozes, figos e passas. Os dois últimos completaram 120g das 400g totais de frutos secos. Não usei cristalizadas.

⇒Usei um chocolate preto 70% cacau sem açúcar. Tenho comprado este chocolate nos supermercados Mercadona.  

⇒Fiz dois panforte em vez de um só. Usei uma forma de 18cm. Foi uma opção com vista a ficar idêntico aos que se compram em Itália embalados e não só, é também uma estratégia para que as fatias sejam moderadas, já que, apesar de saudável, é uma sobremesa muito calórica.

Em alternativa podem usar uma forma larga, de 24 com de diâmetro, ou uma retangular comprida. Qualquer que seja a vossa opção, devem ter garantido que é fácil partir fatias moderadas.


Vão precisar de:

  • 400g de  mistura de frutos secos (usei avelãs, amêndoas, cajus, nozes, passas e figos)
  • 180g de tâmaras secas
  • 100g de farinha de aveia (sem glúten se necessário)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 1 colher de sopa de canela
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau (usei sem açúcar)

Confeção:

  1. Descarocei as tâmaras e coloquei a demolhar em 180ml de água quente por 15 minutos. Triturei com a varinha mágica em creme (com a água).
  2. Parti grosseiramente as restantes frutas secas. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  3. Pus o forno a aquecer a 170ªC. Untei e forrei com papel vegetal duas formas de fundo amovível de 18cm (ver as dicas na introdução para outras formas).
  4. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos: farinha, cacau, canela, frutas secas partidas.
  5. Adicionei o creme de tâmaras e misturei bem. Juntei o chocolate derretido e envolvi até formar uma massa densa, idêntica à do salame de chocolate português.
  6. Dividi a massa pelas duas formas e levei ao forno 25 minutos.
  7. Deixei arrefecer antes de desformar. Decorei com uma mistura de 1 colher de chá de maisena + 1 colher de chá de xilitol.


Tão simples, tão bom!




0 Comentários