É uma refeição fácil e rápida, muito saborosa, reconfortante e saudável.
Podem trocar o tamboril por qualquer outro peixe , incluindo os medalhões de pescada mais fáceis de dar aos mais jovens, apenas terão de ter em atenção o tempo de cozedura dos diferentes peixes, já que o tamboril que aqui usei, congelado, não pode ferver mais que um minutos, atrevo-me a dizer que não deve ferver mais de 30 segundos.
Portanto, se usarem outro peixe, terão de o colocar um pouco mais cedo no tacho de forma a terem a batata doce e o peixe no ponto ideal ao mesmo tempo.
Vão precisar de (serve 4):
- 800g de tamboril limpo e partido (usei congelado)
- 2 batatas doce médias
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 800g de tomate maduro (ou tomate de lata em pedaços)
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1/8 de colher de chá de piripíri em flocos
- sal
- salsa q.b.
- pão torrado para servir
Confeção:
- Levei ao lume um tacho largo com o azeite, as cebolas cortadas em meias luas e os alhos picados. Quando a cebola amoleceu, adicionei o tomate partido em cubos. Temperei com o pimentão doce, sal e salsa picada. Deixei cozinhar enquanto preparei as batatas.
- Lavei e cortei as batatas em rodelas largas. Juntei ao tacho, reguei com água até ao nível das batatas sem as cobrir, e deixei cozinhar até estarem tenras (cerca de 8 minutos).
- Lavei os cubos de tamboril e adicionei ao tacho. Tapei e deixei que fervesse 1 minuto. Servi de imediato com mais salsa e pão torrado.
Bom apetite!
0 Comentários