Tiramisu saudável


Esta é uma receita quase tradicional. Há outras receitas de tiramisú aqui no blogue, nunca tinha feito uma que se aproxima-se tanto da original. 

Como nas anteriores fiz eu os palitos de la reine, a versão que até hoje se aproximou mais, mas, ao contrário das outras receitas que já partilhei, desta vez usei mascarpone. Este é um produto muito calórico, não está aqui em causa se é saudável ou não, saudável é tudo desde que consumido com moderação, apenas é um queijo mais calórico que outros que o podem substituir nesta receita. 


Então porque é que eu hoje não o dispensei como nas outras vezes? Porque me apeteceu! Porque me apeteceu um tiramisú como comia há anos atrás. Portanto, tirei apenas algum do açúcar, substituindo-o por xilitol, como já disse fiz eu a parte da bolacha, não só porque a que compramos tem muito açúcar, mas também porque as acho muito caras, e depois foram apenas pequenos ajustes, tudo muito simples e fácil.

De resto, veja, nestas fotos seguintes como fica a minha imitação de palitos de la reine, só com ingredientes simples e básicos como ovos, ingrediente adoçante, farinha de aveia e fermento. Só há um segredo para isto: ovos bem batidos, 5 minutos até estar um creme firme, e depois a farinha peneirada envolvida suavemente.


Agora é para mim importante que fique aqui registado o seguinte. Este Tiramisu é quase original, já vos disse; usei mascarpone que é muito calórico, também já vos disse; substituí apenas uma parte do açúcar, outra que já vos disse; então as fatias que vou servir serão mais pequenas que o habitual!!! 



No que diz respeito a confeção, três simples apontamentos.

1º O bolo/ bolacha que substitui os palitos pode ser feito no micro-ondas. Não tenham medo, eu já fiz, correu tudo bem. É só colocar num recipiente próprio para micro-ondas que seja retangular e relativamente grande. Devem levar 2 e 1/2 minutos.

2º É muito importante peneirar a farinha nesta receita. Em todas as receitas é bom peneirar a farinha, nesta ainda mais. Se queremos uma massa fofa; se não queremos que os ovos batidos "quebrem" ao envolveu a farinha, é essencial peneirar a farinha para que ela entre bem fina e espalhada na massa.

3º Na receita tradicional, no creme de mascarpone, as gemas não são "cozidas", faz-se como se faz na nossa mousse de chocolate tradicional. Eu entendi cozer as gemas. Não é porque me incomode comer gema crua, é porque acho que consigo mais firmeza no creme, já que vou usar uma parte de iogurte.

Vão precisar de:

Bolo/ bolacha (palitos de la reine ou palitos de champanhe)

  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei 2 de açucar de coco e 2 de xilitol)
  • 50g de farinha de aveia 
  • 1 colher de chá de fermento

Creme de mascarpone

  • 3 ovos
  • 3 + 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
  • 250g de queijo mascarpone
  • 1 iogurte natural ou 125g de queijo quark

Montagem do tiramisu

  • 100ml de café ou descafeinado 
  • 20g de cacau em pó puro

Confeção:

Palitos

  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei um tabuleiro retangular.
  2. Bati os ovos com o ingrediente adoçante por 5 minutos, até triplicar de volume e estarem num creme.
  3. Adicionei a farinha e o fermento, aos poucos e peneirado para que esteja fina e "espalhada", envolvendo suavemente a cada adição (desta forma não há "quebra" de volume dos ovos.
  4. Verti a massa no tabuleiro e levei ao forno 10 minutos.



Creme mascarpone

  1. Enquanto o bolo assou preparei o creme. Separei as gemas das claras. Mexi as gemas com 3 colheres de sopa do ingrediente adoçante (aqui usei 2 de xilitol e 1 de açúcar de coco). Levei ao lume, em banho maria e mexendo sempre, até formar um creme macio (certifique-se que a tijela das gemas não toca na água quente, nem a água está a ferver muito, pois se a temperatura sobe acima dos 60ºC nas gemas elas vão coagular!).
  2. Retirei do lume e misturei o mascarpone. Juntei o iogurte e voltei a misturar suavemente.
  3. Bati as claras em castelo. Quando já estavam bem altas, adicionei o restante ingrediente adoçante (aqui usei 2 de açúcar de coco e 1 de xilitol) e continuei a bater até estarem bem firmes e "rijas".
  4. Envolvi-as no creme de mascarpone, em movimentos leves e suaves.



Montagem do tiramisu

  1. Dividi o creme de mascarpone em 3 partes. Dividi o bolo em 2 partes. Cortei cada parte em retângulos idênticos aos palitos de la reine.
  2. Espalhei uma parte do creme no fundo duma assadeira retangular. Por cima espalhei retângulos de bolo. Reguei-os cuidadosamente com o café.
  3. Coloquei mais uma camada de creme por cima dos retângulos e repeti a operação com os restantes retângulos e café.
  4. Por fim coloquei a ultima camada de creme e levei ao frigorifico 3 horas.
  5. Peneirei o cacau em cima no momento de servir.



Tão bom...

1 Comentários

  1. Uma combinação interessante! Tb tenho uma receita mais 'saudável' com claras em castelo q gosto muito e tento sempre cortar no açúcar ;) Aliás, até uso xarope de agave :) Fazer a parte do bolo é algo a experimentar, pois comprar os palitos ñ conseguimos evitar o açúcar (e outros produtos!) q trazem! Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar