Tarte de caramelo e amendoim (vegan, saudável e fit)


 

Saudável, sim, mas também uma bomba calórica, ahaha. Que a vida me faça merecer uma fatia destas de vez em quando, é o que eu digo sempre.

Da mesma forma que faço por merecer comer uma fatia duma tarte como esta, também tenho rigor no tamanho que as corto. As quantidades importam! As quantidades são muito importantes na minha dieta! Seja de que bolo for, as minhas fatias são sempre pequenas. Não são contas difíceis de fazer, se retirar 25% no tamanho duma fatia de bolo considerada normal, são menos 25% das calorias. Não é pouco! É muito e vale a pena retirar essa percentagem!

O curioso nesta tarte é que não é mesmo necessário uma quantidade grande para ficarmos satisfeitos, uma pequena fatia é suficiente. Acreditem em mim, 3 "garfadas" e estamos felizes😊

Para fazer esta tarte usei alguns produtos da marca Origens Bio que podem adquirir no site. Porquê comprar estes produtos e porquê faze-lo no site da loja? 

Em relação á primeira pergunta a resposta é simples e resume-se a uma palavra: qualidade! São de excelente qualidade e não tenho muito mais a dizer.

Em relação à segunda pergunta, a resposta também é simples e também se resume a uma palavra: preço!

No site da Origens Bio encontram uma gama de produtos em formato económico. O que é que isto quer dizer? Ao comprar um saco maior o preço desce. Vou dar um exemplo. Eu gasto mais de 1kg de flocos de aveia por mês cá em casa. Ora, porque é que ei-de comprar sacos de 500g se posso comprar um de 1kg que fica mais económico? Nas lojas comuns realmente não tenho outra hipótese, os sacos são sempre de 500g, mas no site da Origens Bio tenho este formato económico. Os flocos de aveia são apenas um exemplo, muitos e muitos outros produtos, incluindo farinhas como a de amêndoa, encontram neste formato económico.

A melhor parte é que ainda pode ter um desconto de 10% se usar o código PANELINHA10. 

Não se esqueça, visite o site, faça as suas compras e use o meu código para obter 10% de desconto em todas as compras!!!!!





Vão precisar de:

Base

  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário) (usei estes do formato económico origens bio - código PANELINHA10 dá 10% de desconto em toda a loja online)
  • 150g de amendoins torrados
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó (usei este do formato económico origens bio)
  • 150g de tâmaras secas

Recheio

  • 200ml de leite de coco sólido* (usei este origens bio)
  • 120g de açúcar de coco (usei este do formato económico origens bio )
  • 200g de amendoins torrados

Cobertura

  • 150ml de leite de coco (retirado da mesma lata do recheio)
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau

*Devem ter a lata de leite de coco no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida.

Confeção:

Base

  1. Untei uma tarteira de fundo amovível de 23cm de diâmetro.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei os amendoins e voltei a triturar até estar tudo em farinha. Juntei o cacau e pulsei para misturar.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei no processador. Voltei a triturar até formar um crumble que, apesar ed solto, fica compacto ao apertar (NOTA: caso esteja muito seco adicionar 1 colher de sopa de água de cada vez até ter a consistência deseja; podem usar a água que vai sobrar da lata de leite de coco das camadas seguintes).
  4. Passei a forma e pressionei no fundo e lados.

Recheio:

  1. Retirei 200ml de leite de coco sólido da lata. Passei para um tachinho, adicionei o açúcar de coco e levei ao lume, brando, até ferver 15 minutos.
  2. Adicionei os amendoins e deixei ferver mais 2 a 3 minutos (vão obter um creme ainda fluido, não se preocupem , ele enrijece depois de frio).
  3. Verti sobre a base e levei ao frigorifico 1 hora.

Cobertura de chocolate:

  1. Coloquei numa tigelinha 150ml de de leite de coco retirado da lata do recheio (aqui já não há problema de ir parte líquida da lata). Aqueci bem no micro-ondas até estar a entrar em fervura.
  2. Parti o chocolate em pedaços e inseri no leite quente. Tapei, SEM MEXER, e deixei descansar 5 minutos. 
  3. Destaquei e mexi até estar homogéneo. Deixei arrefecer até estar cremoso e verti sobre o recheio. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas) até estar tudo completamente firme. 


Tão bom...


0 Comentários