Nesta altura do ano gosto de ter um bolinho de "lanche" ao fim de semana. Em outros tempos seria á espera de alguma visita para o chá, este ano visitas não há com certeza, não fechei a porta de casa, mas estão todos avisados que não sou a favor de "reuniões" em casa, sejam familiares, de amigos, com muitos ou com poucos, até esta situação de pandemia passar é cada um em sua casa.
Mesmo sem vistas há bolo para acompanhar o chá! O meu filho mais velho é o amante de chás cá em casa, está sempre á procura de novidades. "Este bolinho vem mesmo a calhar para eu experimentar o ultimo que comprei", disse-me ele.
É então um bolinho simples de abóbora e nozes. Não tem segredos, vou apenas dar-vos algumas explicações de confeção.
Em primeiro lugar este bolo não tem ovos, apesar de não ter feito o bolo vegan. Porque é que não tem ovos? Porque o puré de abobora é um substituto dos ovos, logo, não precisamos deles aqui. O que eu fiz aqui foi pegar numa receita antiga de bolo de nozes e substituir os ovos por puré de abobora.
Falando agora do puré de abóbora, existe uma diferença entre pasta de abóbora e puré de abobora. Nem sempre aparace nas receitas esta diferença, mas existe. Pasta de abobora é quendo espreme-mos a abobora cozida num pano para retirar toda a água e obtemos, precisamente, uma pasta. O puré é quendo deixamos escorrer bem a água e obtemos a consistência de puré.
Nesta receita fiz puré de abobora. Cozi-a no micro-ondas, passei para um passador enquanto arrefeceu um pouco, e aí já sai uma parte da água. Depois triturei com a varinha mágica e voltei a colocar num passador/ coador. Agora sim, temos de deixar escorrer algumas horas ou então ir mexendo bem para que saia o excesso de água até ter a tal consistência de puré.
Os restante ingredientes são básicos, a farinha de espelta integral que usei pode ser trocada por farinha de trigo integral ou, se precisarem de fazer o bolo sem glúten, usem um mix para bolos na quantidade de 2 chávenas de 240ml.
O ingrediente adoçante pode ser qualquer um que prefiram, no entanto, não aconselho que toda a quantidade seja no estado liquido, pelo menos 50% deve ser ingrediente adoçante no estado seco, exemplo de açúcar de coco, mascavado, "brown sugar", xilitol, stevia, etc.
Vão precisar de:
Bolo
- 600g de abóbora pesada cm casca e sem sementes
- 200g de farinha de espelta integral (ou trigo integral)
- 1 e 1/2 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 40g de nozes
- 1 chávena de ingrediente adoçante de preferência no seco (usei metade xilitol e metade açúcar de coco)
- 60ml de azeite
- 120ml de leite ou bebida vegetal
Crumble
- 40g de nozes
- 40g de farinha de espelta integral
- 30g de açúcar de coco ou mascavado
- 2 e 1/2 colher de sopa de azeite
Creme de queijo
- 80g de queijo fresco para barrar Santiago
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 colher de sopa de mel ou agave
Confeção:
- Comecei por preparar o puré de abóbora. Retirei a casca, parti em cubos, coloquei num tigela, tapei com pelicula aderente, fiz uns furinhos na pelicula e levei ao micro-ondas 8 minutos. Passei para um coador e deixei arrefecer um pouco (também vai escorrer alguma água).
- Triturei com a varinha mágica em puré e voltei a colocar no coador/ passador durante duas horas e mexendo ocasionalmente para que saia o excesso de água e fique na consistência de puré (no final devem ter 250g de puré de abóbora).
- Pus o forno a aquecer a 180ªC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Triturei as nozes em farinha. Passei para uma tigela e juntei todos os ingredientes secos do bolo. Misturei.
- Adicionei o azeite, o puré de abobora e misturei bem. Juntei o leite e voltei a misturar até obter uma massa densa. Passei-a para a forma preparada.
- Preparei o crumble. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e pulsei 3 vezes por breves segundos até estar homogéneo e as nozes semi-picadas. Espalhei sobre o bolo.
- Levei ao forno 45 minutos, tapado com folha de alumínio para evitar que o crumble queime.
- Retirei do forno e deixei arrefecer antes de desformar.
- Para o creme de queijo, misturei bem os ingredientes até estar num creme fluido.
- Espalhei pelo bolo e reservei um pouco para servir individualmente.
Tão bom...
0 Comentários