O post anterior aqui no blogue é de tiras de pota de escabeche Podem aceder carregando ⇒ aqui. Como disse lá, os meus filhos queriam aprender a fazer molho de escabeche, já que ambos adoram. Para eles, e para mim também, na cozinha apende-se a fazer, não a ver fazer. Daí que decidimos fazer duas versões para que cada um pudesse ter a sua experiência neste tradicional molho. O J. Pedro escolheu fazer escabeche de tiras de pota e a Camila de tofu.
O arroz que cozinhei para acompanhar é vaporizado, para além dele fiz feijão verde cozido, nada de complicado, na minha opinião este prato dispensa acompanhamentos elaborados.
E o que é que acontece se não tiverem todos estes temperos e ervas aromáticas? Nada! Não acontece nada, o vosso molho de escabeche fica fantástico na mesma. Quando estou de ferias na minha casa do Algarve não tenho todos estes temperos. De ervas aromáticas frescas só costumo ter salsa, coentros e manjericão às vezes.
Faço este molho e outros molhos na mesma, se me falta um tempero, ou ponho mais de um que tenha ou substituo por outro. O importante aromatizar a comida para nos sentirmos satisfeitos e para dispensar o sal.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 500g de tofu (usei fresco natural bio)
- 2 colheres de sopa de farinha de espelta ou aveia
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de salsa seca
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1/2 colher de sopa de azeite
Para o escabeche
- 3 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 folhas de louro
- 3 antes de tomilho fresco (ou 1 colher de chá de tomilho seco)
- 1/2 colher de chá de gengibre seco
- 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
- 1/4 de colher de chá de cravinho moído
- sal
- 50ml de vinagre branco
- salsa e coentros para servir
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Retirar o tofu da embalagem e colocar a escorrer por 30 minutos (caso seja necessário apertar ligeiramente para sair a água que o conserva). Partir em pequenos cubos.
- Num prato fundo misturar a farinha, o alho, a salsa e os orégãos secos. Passar os cubos de tofu para o prato da farinha e envolvê-los nela.
- Pôr ao lume uma frigideira antiaderente untada com o azeite. Quando quente adicionar o tofu panado. Deixar cozinhar em lume médio, virando ocasionalmente, por 10 minutos.
- Enquanto o tofu cozinha preparar o molho. Levar ao lume uma outra frigideira larga com o azeite, as cebolas partidas em meias luas, 3 dentes de alho laminados e os outros 3 com a pele e esborrachados com uma faca.
- Adicionar as folhas de louro, o tomilho, gengibre, pimentão doce, cravinho e temperar com sal. Deixar cozinhar até a cebola estar mole, sempre em lume brando para que a cebola largue líquido e não seja necessário mais azeite.
- Retirar do lume e adicionar as ervas aromáticas frescas (salsa e coentros). Acrescentar o vinagre e envolver tudo.
- Misturar o tofu no molho e servir morno, frio ou quente.
Bom apetite!
0 Comentários