Tiras de pota de escabeche (proteico; sem fritar)


Sempre adorei o molho de escabeche. Lembro-me da minha mãe fazer para os carapaus fritos e eu deixar o peixe e colocar o molho numa fatia de pão de centeio. Que saudades! Tudo coisinhas tão comuns, para não dizer tradicionais, na minha terra. Como serrana que sou, o pão de centeio e a broa de milho amarelo estavam sempre á nossa mesa e o molho de escabeche tão era frequente, já que servia de conservante para o peixe, esse difícil arranjar fresco diariamente naquela altura lá para os lados de Seia.

Apesar da dificuldade em ter peixe fresco, na casa dos meus pais comia-se 3 ou mais vezes por semana peixe, desde pescada congelada, o bacalhau, o polvo e as lulas que a minha mãe também congelava, carapau e sardinha no verão, enfim, a minha mãe tinha aquele hábito de ir ao mercado semanalmente comprar os frescos e peixe era certo.


Acho que passei o gosto aos meus filhos e eles são outros dois fãs de molho de escabeche. Tanto que este fim de semana fizemos duas vezes: a primeira foi com tiras de pota e a segunda com tofu. Confusos? Não fiquem que eu explico.

O meu filho mais velho, o J. Pedro, queria aprender a fazer. A Camila também. Solução: fazer duas vezes. Ora, eles queriam inovar, queriam fazer qualquer coisa diferente, no fundo gostam de participar nesta atividade da mãe em dar novas ideias ás pessoas sobre a elaboração das receitas. Então eu propôs aos dois estas duas versões. Eles escolheram na hora e sem discussão quem é que ia fazer qual.

Estou a contar-vos isto para que percebam como é fácil fazer uma refeição diferente e fresca para esta época do ano. Como vos disse, os meus filhos fizeram, eu só orientei, fui dando as dicas, explicando os melhores temperos, e em meia hora estava a refeição pronta.


O arroz que cozinhei para acompanhar é vaporizado, para além dele fiz uma boa salada de alface e tomate, nada de complicado, na minha opinião este prato dispensa acompanhamentos elaborados.

E o que é que acontece se não tiverem todos estes temperos e ervas aromáticas? Nada! Não acontece nada, o vosso molho de escabeche fica fantástico na mesma. Quando estou de ferias na minha casa do Algarve não tenho todos estes temperos. De ervas aromáticas frescas só costumo ter salsa, coentros e manjericão ás vezes.
 Faço este molho e outros molhos na mesma, se me falta um tempero, ou ponho mais de um que tenha ou substituo por outro. O importante aromatizar a comida para nos sentirmos satisfeitos e para dispensar o sal.



Receita de tofu de escabeche podem ver carregando⇒ aqui.



Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 800g de tiras de pota congelado
  • 2 colheres de sopa de farinha de espelta ou aveia
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de salsa seca
  • 1 colher de chá de orégãos secos
  • 1/2 colher de sopa de azeite
Para o escabeche
  • 3 cebolas grandes
  • 6 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 folhas de louro
  • 3 antes de tomilho fresco (ou 1 colher de chá de tomilho seco)
  • 1/2 colher de chá de gengibre seco
  • 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
  • 1/4 de colher de chá de cravinho moído
  • sal
  • 50ml de vinagre branco
  • salsa e coentros para servir
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Colocar a pota a descongelar de véspera. No dia lavar, partir em cubos e secar com papel de cozinha.
  2. Num prato fundo misturar a farinha, o alho, a salsa e os orégãos secos. Passar os cubos de pota para o prato da farinha e envolve-los nela.
  3. Pôr ao lume uma frigideira antiaderente untada com o azeite. Quando quente adicionar os cubos de pota panados. Deixar cozinhar em lume medio, virando ocasionalmente, por 10 a 15 minutos.
  4. Enquanto a pota cozinha preparar o molho. Levar ao lume uma outra frigideira larga com o azeite, as cebolas partidas em meias luas, 3 dentes de alho laminados e os outros 3 com a pele e esborrachados com uma faca. 
  5. Adicionar as folhas de louro, o tomilho, gengibre, pimentão doce, cravinho e temperar com sal. Deixar cozinhar até a cebola estar mole, sempre em lume brando para que a cebola largue liquido e não seja necessário mais azeite.
  6. Retirar do lume e adicionar as ervas aromáticas frescas (salsa e coentros). Acrescentar o vinagre e envolver tudo.
  7. Misturar a pota panada no molho e servir morno, frio ou quente.
Bom apetite!


0 Comentários