O que é um Clafoutis?
A receita é tradicional na região de Limousin, na França. A origem temporal do clafoutis é incerta, no entanto, foi no sec.xix que se tornou mais popular.
Trata-se de um “custard” recheado com frutas, tradicionalmente cerejas pretas, que vai ao forno a assar numa tarteira ou frigideira de ferro. Tradicionalmente é polvilhado com açúcar fino e servido com chantilly.
E o que é um “custard”?
É um preparado elaborado com um líquido, usualmente leite e/ou natas e ovos. São precisamente os ovos os responsáveis pelo seu espessamento quando vai ao forno. Esta preparação é utilizada como base para muitas receitas doces e salgadas. Por exemplo, os tão portugueses pasteis de nata, o pudim flan, ou o “Crème brûlée” francês.
E o que é que distingue um “custard” dum creme, como é o caso do português leite de creme?
Enquanto o creme custard é assado e nunca é mexido durante o cozimento, o que faz com que no final tenhamos um preparado firme, os cremes, que também são feitos á base de leite e ovos, são feitos num tacho e mexidos constantemente, o que leva a obtermos os cremes que tanto gostamos, como já disse, o nosso leite de creme é um deles.
Eu este ano fiz uma pequena alteração em relação receita que habitualmente faço, de resto muito próxima da tradicional. Retirei um pouco do amido de milho e coloquei farinha de amêndoa. Esta troca foi apenas pelo sabor.
Também usei polvilho doce em vez do habitual amido de milho.
Tal como vos mostrei no ano passado, o açúcar substituo por xilitol, ou stevia ou uma mistura de mel com um destes dois.
Tradicionalmente é feito com as cerejas inteiras. Não é muito fácil retirar os caroços ás cerejas mantendo-as inteiras e direitinhas. Eu uso uma palheta metálica para o fazer. Podem ver a minha técnica nas fotos seguintes.
Hoje fiz um "clafoutis" muito pequeno, numa tarteita de 21cm de diâmetro. É muito fácil fazer em maior, basta passarem a receita para 6 ovos, 6 a 7 colheres de sopa de ingrediente adoçante, 300ml de leite, 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) e 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa ou mais 1 de amido. Cerejas vão precisar de pelo menos 400g. É com esta receita que faço habitualmente em forma maior.
Vão precisar de:
(forma pequena de 21cm de diâmetro; na introdução têm a receita para uma forma maior)
- 350g de cerejas
- 4 ovos
- 200ml de leite ou bebida vegetal
- 1 e 1/2 colher de sopa de polvilho doce (ou 1 de amido de milho- maisena)
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa (podem trocar por mais 1 de polvilho doce ou amido de milho)
- 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de xilitol e 2 de agave)
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
(fotos de confeção no fim)
- Untei uma tarteira de 21cmde diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Retirei o caroço ás cerejas conforme indiquei na introdução e dispus na tarteira.
- Numa tijela bati todos os restantes ingredientes. Verti sobre as cerejas e levei ao forno 30 minutos.
Tão simples, tão bom!
1 Comentários
Quando faço clafoutis, tb costuma ser uma versão mais light/saudável :) Bjinhos.
ResponderEliminar