Cheesecake de "cups" de manteiga de amendoim (saudável; fit; feito com iogurte; sem forno; sem glúten)


Em bolos, em cheesecakes como este, em sobremesas de taça e até em brownies, os "peanut butter cup" invadiram as sobremesas da blogosfera e redes sociais em geral e eu já aderi à moda.
Provavelmente, este é um dos melhores cheesecakes que já fiz! (E acreditem que já fiz muitoooossss...)


O meu marido vai fazer 62 anos na próxima semana. Linda idade para eu arrojar no bolo de aniversário, mesmo com as condicionantes atuais que o covid-19 nos impõe, sem possibilidade de grandes festas. Seremos só a família mais chegada, não nos vamos sentar todos na mesma mesa, vou optar por um churrasco ao ar livre, mesas e cadeiras espalhadas pelo jardim, vou evitar o contacto conjunto com loiça e talheres, optando por distribui-la por mesas separadas. Neste momento só rezo para que o tempo ajude, não faça frio á noite, de forma a que possamos estar confortáveis no jardim mantendo alguma distância entre os que não fazem parte do seu núcleo familiar.


Como vos estava a dizer, que entretanto mudei de tema, ahaha, vou arrojar no bolo e fazer uma base de brownie com uma cobertura de cheesecake. Consegue adivinhar o sabor que escolhi? Isso mesmo que está a pensar, vai ser a manteiga de amendoim com os "peanut butter cups".
Esta sobremesa que hoje vos trago foi a experiencia que tinha de fazer para nada me correr mal no dia. Ainda vou fazer o brownie da base, se correr bem partilho tudo aqui.


Dicas para esta receita:
⇒Começando pelos próprios "cups" de manteiga de amendoim, eu fiz em mini formas de muffins, de resto uma receita que já tinha sido partilhada no blogue em maio de 2017. Se não tiverem destas formas podem fazer nas de papel. Como são mais frágeis, aconselho usarem duas "folhas" para cada copinho.

Se não quiserem faze-los, eu penso que em Portugal não há a vender, por isso vejo como solução comprarem três ou quarto barritas de manteiga de amendoim que sejam mais saudáveis, no sentido de redução de quantidade de açúcar. Há varias no mercado português, basta visitarem a zona bio saudável dos supermercados.


⇒Passando para a base, se pretenderem fazer o vosso cheesecake lowcarb podem trocar os flocos de aveia por coco ralado.

Os amendoins parecem-me imprescindíveis para o sabor, no entanto, qualquer outro fruto seco oleaginosos pode ser usado.

Em relação ás tâmaras, podem usar figos secos ou até passas de uva. Outra possibilidade é 5 a 6 colheres de sopa de agave, mel ou qualquer outra geleia/xarope adoçante.
Nestas alternativas podem não chegar ao crumble pretendido. Se estiver muito seco, ou seja, muito em "farinha", adicione 1/2 colher de sopa de água de cada vez até conseguir ter um crumble que ao apertar fica agregado. Se estiver demasiado húmido, peganhento, adicionem mais aveia ou coco ralado.


⇒Passando para o recheio, o mais importante é partirem os vossos cups neste momento, guardarem os que ficaram mais bonitos para a decoração e usarem no recheio os mais desfeitos, já que são mesmo para "desfazer", são para partir em pedaços bem pequenos de forma não dificultar o momento de servir.

Podem trocar o iogurte grego natural pleno por magro. O resultado é uma textura menos cremosa, mais gelificada. Na minha opinião esta sobremesa pede iogurte pleno, já que estamos a usar apenas 150g de queijo creme.


As folhas de gelatina podem ser trocadas por agar agar. Para isso devem usar 3,5g (2 colheres de chá) de agar agar em pó.

Como devem proceder? Misturam o agar agar no leite e levam ao lume a ferver 30segundos, lume brando e mexendo sempre. Retiram e adicionam ao creme de queijo e iogurte, lentamente e misturando sempre vigorosamente para que não fiquem grumos. Têm de ser muito rápidos e atentos, pois facilmente ganham estes mesmos grumos e também começa a enrijecer muito mais rápido do que com gelatina.

E a manteiga de amendoim do recheio, é prescindível? Sim, de certa forma é, mas vão sentir a sua falta no que diz respeito ao sabor. Se o fizerem terão de usar 12g de gelatina em vez das 10g que usei e também aconselho a colocar mais "cups" partidinhos no recheio e reservar menos quantidade para a decoração.


⇒A cobertura foi feita apenas com chocolate e leite. Devem usar um chocolate de boa qualidade, mínimo 70% cacau.

Vamos imaginar que usam um chocolate com menos quantidade de cacau. Nesse caso devem diminuir a quantidade de leite a usar. Por exemplo, se usarem um chocolate com 55% cacau devem diminuir a quantidade de leite para 80ml. Basicamente aplica-se nas coberturas de chocolate a "lei" de "o barato sai caro". Quero com isto dizer que, se gastarem menos dinheiro no chocolate usando um mais económico vão ter menos produto final. Neste caso não é significativo, não faz falta, em outras situações já não é bem assim.


⇒Uma ultima dica diz respeito à confeção. Eu aconselho a fazerem os "cups" com antecedência, se possível um dia antes do resto da sobremesa. Apesar dos cups serem muito rápidos de fazer, facilita estarem prontos quando vamos fazer a receita. Melhor ainda é fazerem os cups e a base ao mesmo tempo, foi o que eu fiz. Com estas duas coisas prontas e bem frias, e que não demoram mais que meia hora a executar, completar a sobremesa com o recheio são 10 minutos. Depois é levar ao frigorifico. A cobertura pode ser feita momentos antes de servir.
Tenham atenção que o cheesecake pronto, sem cobertura, precisa de 6 horas, no mínimo!, de frigorifico.

Vão precisar de:

Mini "cups" de manteiga de amendoim
  • 100g de chocolate preto (mínimo 70% cacau)
  • 6 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado que prefiram (usei 2 de xilitol e 1 de agave)
Base
  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 150g de amendoim torrado sem sal
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 150g de tâmaras secas
Recheio
  • 150g queijo fresco para barrar original Santiago
  • 500g de iogurte grego natural pleno
  • 100ml de leite
  • 10g (5 folhas) de gelatina
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram não granulado (usei 3 de xilitol e 3 de agave)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de amnedoim
Cobertura
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
  • 120ml de leite
⇛Ver na introdução as possibilidades de alteração dos ingredientes e dicas.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
"Cups"
  1. Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando cremoso coloquei 1 colher de chá em 12 formas de mini muffins e espalhei até aos lados, inclinando e rodando cuidadosamente. Reservei 1/3 do chocolate derretido para os cobrir, deixando-o debaixo da água quente do banho maria.
  2. Levei ao congelador 5 minutos, tempo de preparar o recheio. 
  3. Para o recheio dos cups misturei bem a manteiga com o ingrediente adoçante até ter uma pasta densa e homogénea.
  4. Dividi o recheio pelos cups já enrijecidos e levei novamente ao congelador 5 minutos. 
  5. Cobri com o chocolate reservado. Reservei no frigorifico 30 minutos.

Base
  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei os amendoins e o cacau e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio
  1. Comecei por partir os cups ao meio. Reservei metade dos que ficaram mais perfeitos. A outra metade parti em pedaços pequenos.
  2. Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
  3. Numa tigela misturei (sem bater) o queijo com o iogurte, os ingredientes adoçantes e a manteiga de amendoim. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  4. Cuidadosamente, envolvi os cups partidos em pequenos pedaços (é importante que sejam pequenos pedaços para não dificultar o momento de servir).
  5. Verti o preparado sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas)

Cobertura
  1. Desformei o cheesecake e coloquei no prato de servir.
  2. Pus o leite numa pequena tijela e aqueci bem no micro-ondas. Inseri o chocolate partido no leite bem quente, tapei (sem mexer!!!) e reservei 3 minutos. Após este tempo misturei bem até estar cremoso.
  3. Deixei arrefecer ligeiramente e verti sobre o recheio, vertendo sempre ao meio e deixando que ele se espalhe naturalmente.
  4. Levei ao frigorifico mais 10 minutos, decorei com os cups reservados e servi.

Tão bom…







0 Comentários