Receita simples, rápida, ideal para dias difíceis em que o tempo parece nos fugir.
O arroz selvagem é perfeito para ocasiões especiais. Conhecido por arroz Zizania, nem chega a ser bem arroz e não se relaciona com o arroz asiático que conhecemos e habitualmente cozinhamos, trata-se de um grão composto por 4 gramíneas diferentes. De aspeto é mais longo, castanho escuro, textura única e, pelo seu sabor intenso, aparece muitas vezes associado ao arroz agulha, como é o caso deste que usei.
É pobre em calorias e gordura, por outro lado é rico em fibra, proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo B (B3 e B6), magnésio, manganésio, fosforo, e zinco. Quando comparado com o arroz integral ou o basmati, tem o dobro da proteína, proteína esta de excelente qualidade e com todos os aminoácidos essências, embora não nas quantidades ótimas. Não tem glúten e ainda é riquíssimo em antioxidantes.
Este arroz faz saladas maravilhosas! Puxem pela imaginação, deem bem a volta ao vosso frigorifico e armário de mercearia, vão ver que vão encontrar excelentes alimentos e boas ideias para fazer uma bela salada de arroz selvagem.
Eu já fiz esta versão que vos mostro hoje com grão de bico em vez do atum, fazendo assim uma refeição vegana, gosto muito com couves de bruxelas e também com brócolos cozidos. Hoje esqueci-me dum ingrediente simples que fica lindamente e que até há sempre em casa, as passas de uva. Foi completo esquecimento meu, não façam o mesmo.
O pepino que usei não ficou muito bem, arrependi-me de ter acrescentado. Lá está, tinha meio pepino que tinha sobrado duma salada anterior, quis aproveitar, mas a combinação não foi excelente, apenas uma certa "frescura" foi adicionada.
Em relação ao ananás, usei uma lata daquelas mais pequenas que existem recentemente nos supermercados, têm apenas 227g de peso total. É enlatado, mas em sumo natural, portanto, sem adição de açúcar. Podem usar ananás ou abacaxi fresco, é uma mais valia para a vossa salada, e, nesse caso, como não terão o sumo para fazer o vinagrete, sugiro que usem sumo de laranja ou até de limão.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 chávena de arroz selvagem com mistura de arroz agulha
- 1/2 chávena de ervilhas (usei congeladas)
- 1/2 pepino (opcional)
- 250g de tomate cereja (ou tomate cacho partido em cubos)
- 1 lata pequena (227g peso total) de ananás em sumo natural
- 1 cenoura ralada
- 3 latas de atum ao natural (240g de peso escorrido)
Vinagrete de ananás
- 80ml de sumo natural de ananás (retirado da lata)
- 2 colheres de sopa azeite
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon em grão (opcional; podem trocar por pimenta + sal + açafrão)
Confeção:
- Comecei por cozer o arroz em 2 chávenas de água temperada com sal. Quando estava a ficar sem água adicionei as ervilhas. Misturei, tapei e deixei que terminasse de cozinhar até estar seco e solto. Retirei do lume, destapei e reservei.
- Numa tigela envolvi o pepino cortado em cubos, o tomate cereja cortado ao meio. as rodelas de ananás cortadas em cubos, a cenoura ralada e o atum escorrido.
- Adicionei o arroz e misturei.
- Preparei o vinagrete misturando todos os ingredientes, verti na mistura de arroz e envolvi vem novamente.
Bom apetite!
1 Comentários
Muito colorida e com óptimo aspecto! Bjinhos e bom feriado!
ResponderEliminar