Não é a primeira vez que faço este modelo de pizza, é a primeira que faço com massa não levedada. Há semelhança do que já fiz em formato doce, os cinnamon rolls e os sweet rolls, também decidi fazer a pizza rolls numa massa que não precisa de levedar, no entanto não fica dura nem empapada, nem tão pouco com o interior por cozinhar, fica muito idêntico ao resultado feito com massa folhada, sem no entanto ter qualquer manteiga.
Não é nada difícil de fazer, ainda assim, tenho alguns alertas que dizem respeito ao recheio. Por experiência das várias vezes que já fiz esta receita não devem usar no recheio ingredientes que larguem muito líquido durante a assadura. Esse líquido vai entranhar-se na massa que não vai cozinhar devidamente . Outro problema que traz é o escorrer desse líquido para baixo dos rolos, ficando no papel vegetal e empapando todo o fundo. Com isto quero dizer que ingredientes do tipo tomate fresco ou queijos frescos não devem ser usados.
Em relação à farinha , sei que ainda há dificuldades em encontrar espelta, dou- vos a sugestão de usarem farinha de aveia misturada com um pouco de trigo, cerca de 30%, para que consigam uma boa elasticidade na massa. Lembrem- se que massas pouco elásticas dão lugar a mais quantidade de farinha por fatia já que não conseguimos esticar devidamente e também porque partem facilmente. É preferível usar um pouco de trigo e melhorar a massa do que usar somente uma farinha rica nutricionalmente, mas em quantidade exagerada e desnecessária.
O queijo que usei nesta receita foi o português campainha ralado Santiago, que existe na variedade flamengo e mozarela. Ambas as variedades podem aqui ser usadas, sendo ideal uma mistura dos dois.
Vão precisar de:
Base
- 300g de farinha de espelta (usei branca biológica)
- 4 colheres de chá de fermento em pó (20g)
- 1 colher de chá de sal
- 2 colher de sopa de azeite
- 200 a 220ml de bebida vegetal (ou leite)
Recheio
- 1 colher de sopa de molho pesto*
- 100g queijo ralado mozarela ou flamengo Campainha (Santiago)
- 4 mãos cheias de espinafres baby
- azeite ou ovo batido para pincelar
Sugestões para acrescentar a este recheio
- tomate seco, pimento picado, azeitonas em rodelas, bacon picado e salteado, pepperoni
*É opcional. Podem apenas pincelar com 1 colher de sopa de azeite ou outro molho, por exemplo, molho de tomate, molho de mostarda, molho de barbecue, etc.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Para os rolos, pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma assadeira com papel vegetal e untei.
- Numa tigela misturei bem a farinha, o fermento e o sal. Adicionei o azeite e a bebida vegetal aos poucos e misturando a cada adição. Quando a quantidade de leite já estava a chegar ao fim, passei a amassar com as mãos até formar uma bola maleável que não cola às mãos.
- Passei a bola de massa para um tapete de silicone (ou superfície enfarinhada). Estiquei com o rolo da massa num retângulo grande com 2 mm de espessura.
- Espalhei por toda a superfície o molho pesto, depois metade do queijo ralado, as folhas de espinafres e o restante queijo ralado. Enrolei sobre o comprimento.
- Dividi o rolo em 8 pedaços com a ajuda duma faca.
- Coloquei os rolos no tabuleiro, pincelei com azeite, espalhei mais algum queijo ralado, que é opcional, e levei ao forno 35 minutos, zona mais baixa do forno para evitar que o queijo queime sem cozinhar os rolos.
1 Comentários
Também dá para fazer com farinha de quinoa? Já experimentei com espelta e gostei bastante, gostava de ter feedback relativamente à quinoa
ResponderEliminar