Bolo de nozes (saudável; vegan; fit; proteico; sem nenhum tipo de açúcar)




Vou começar esta introdução pelo fim, a decoração. Era suposto ontem ter ido ao jardim apanhar flores para decorar o meu bolo e todo o ambiente em volta. Não fui! Chovia a potes!!! Meu Deus, tanta chuva que caiu ontem aqui na vila da Branca, presumo que não só aqui.
Acabei por recorrer ao meu stock de flores secas. Ainda estive para ir buscar a coleção de rosas secas que a Camila tem, prendas do namorado que ela seca e guarda religiosamente, fica para uma próxima com certeza, estão giríssimas.




Este é um bolo verdadeiramente saudável! Aqui não há ingredientes proibidos, todos sem exceção foram escolhidos para fazer deste bolo o melhor bolo de noz que alguma vez fiz. Não é só a qualidade dos ingredientes, é também a quantidade. Nada podia estar em exagero, nem gorduras, ainda que saudáveis, nem farinha, ainda que apenas aveia, nem as próprias tâmaras que usei para adoçar.




Não é muito fácil elaborar uma receita desta, mesmo eu já tendo alguma experiencia, fico sempre com um nervoso miudinho á mais pequena alteração que faça. Trabalhar com puré de tâmaras em vez dos tradicionais ingredientes adoçantes, ao mesmo tempo que retiramos ovos e substituímos por iogurte, acertar a quantidade de liquido para que não empape e depois, o mais difícil neste tipo de bolos, acertar com a quantidade de fermento/ bicarbonato de sódio que faça o bolo crescer e cozer na perfeição, sem deixar seco, e, mais uma vez, sem o deixar empapado.

Um destes dias atrás fiz um muito parecido de chocolate, com cacau. Não acertei a quantidade de bicarbonato, estava delicioso, textura fina, mas cresceu em demasia, quase saiu massa para fora da forma, ahahah




Em breve, logo que a condição do país permita, irei fazer um workshop sobre este tema: como transformar uma receita de sobremesa comum numa receita saudável. Embora esteja entusiasmada com este tema, de resto é um dos que mais gosto de trabalhar, estou ansiosa com a possibilidade de não conseguir transmitir a informação toda em tão pouco tempo. É que há tanto, mas tanto para explicar sobre este assunto, são tantos pormenores a ter em conta.


Hoje não vou dar dicas de substituição. Este bolo foi feito para estes ingredientes, foi feito para usar tâmaras, para usar farinha de aveia, etc. As alterações só se podem verificar ao nível da escolha de iogurte e leite com ou sem lactose. Mudar os outros ingredientes é sinónimo de um outro bolo, uma outra receita.

Alguns de vós já estão neste momento a pensar que podem trocar a farinha, pode-se sempre trocar a farinha, mas aqui não será bem assim, por que o amido de milho está lá para dar o efeito de farinha fina que a aveia não é.

No lugar da noz podem usar qualquer outro fruto seco oleaginoso ou ainda coco ralado. Pronto, disseque não dava dicas para substituições e já dei, ahahha.


Não deixem de fazer este bolo, é absolutamente extraordinário, é muito simples de fazer, fica bem ao lanche, ao pequeno almoço ou na sobremesa. Barrado com um pouco de manteiga de amêndoa, com uma fatia de queijo, acompanhado com um chá ou café, uma bebida espiritosa, é uma "companhia" para ficar em casa este fim de semana.



Vão precisar de:
  • 240g de farinha de aveia (2 cups)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce ou araruta
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • canela a gosto (usei 1 colher de sobremesa)
  • 80 a 100g de miolo de nozes (+ 20g na decoração)
  • 200g de tâmaras secas
  • 150 + 50ml de bebida vegetal ou leite
  • 1 iogurte natural (125g) (usei de soja)
  • 3 colheres de sopa de azeite (40ml)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por demolhar as tâmaras em 150ml de bebida vegetal quente por 15 minutos. Triturei em creme com a varinha magica.
  2. Nesse tempo piquei a noz. Piquei 80g no processador e 20g com a faca para ficar uma parte mais fina e alguns bocadinhos mais inteiros.
  3. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar forma, já que usei uma de silicone, se usarem regular terão de untar.
  4. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos: farinha, amido, fermento, bicarbonato, canela e 80g de miolo de noz finamente picado.
  5. Adicionei o creme de tâmaras, o iogurte, o azeite, a restante noz e misturei. Juntei 50ml de bebida vegetal e voltei a misturar bem (nesta altura devem provar a vossa massa e ajustar a doçura ao vosso gosto com, por exemplo, 1 colher de sopa de xilitol ou agave ou mel, etc; eu não precisei acrescentar nada).
  6. Verti a massa obtida na forma, decorei com mais noz picada e levei ao forno 45 minutos (espetem um palito aos 40 minutos, se sair limpo podem retirar).
  7. Deixei arrefecer e desformei.




Tão bom!!!!








3 Comentários

  1. Olá. Fiz e gostei muito. Excelente combinação de ingredientes, a textura ... É para repetir em breve. Você nasceu para isto .

    ResponderEliminar
  2. Fiz agora mesmo o bolo de noz vegan, acrescentando apenas pepitas de chocolate. Ficou maravilhoso e delicioso! É a primeira vez que sigo uma receita ao pormenor e que não preciso de alterar nada! Está tão bem elaborada e explicada a sua receita que é só acompanhar!As fotos são uma ajuda extra espetacular. Muitos parabéns e as maiores felicidades. Cá por casa ajudou na alegria deste dia das 70 primaveras do nosso pai. Foi unânime, um dos melhores bolos que já comemos. Grata.

    ResponderEliminar
  3. O azeite pode ser substituído por óleo de girassol?

    ResponderEliminar