Almôndegas veganas estilo IKEA (almôndegas de grão de bico)




Fui uma única vez almoçar no IKEA e comi almôndegas vegetarianas (ou veganas, não me lembro ao certo o que dizia no cartaz). Tenho a dizer que achei tudo aquilo muito divertido! Desculpem a minha ignorância em relação a este tipo de coisas, eu sei que a tenho, de resto os meus filhos fazem questão de me lembrar disso sempre que saímos e somos "obrigados" a comer num centro comercial😊


De vez em quando acontece comer no centro comercial, como qualquer outra pessoa, não chega a ser uma vez por mês, se calhar nem uma vez de 2 em 2 meses, acontece quando tem de acontecer, mas por norma escolho ir comer uma salada ou então, se estiver toda a família, vamos comer uma pizza. Um sitio deste género que eu gosto de ir é o "wok to walk". Não me critiquem, não me caiam já em cima, eu sei que aquilo não é tão saudável quanto parece, mas pronto, eu gosto, aquela comida sabe-me bem.

No inicio do semestre universitário dos meus filhos eu precisei de ir ao IKEA fazer umas compras para os meus filhos. O J. Pedro tinha regressado de Itália, tinha uma nova casa em Lisboa á espera dele, agora junto com a irmã, e eu tive necessidade de comprar lençóis novos para a cama entre outras pequenas coisas. Aqui no distrito de Aveiro não há IKEA, fomos ao de Matosinhos. Eu a pensar que me despachava cedo e ainda vinha almoçar em casa... nada disso, uma pessoa perde-se nesses sítios e nunca mais de lá sai. Quando terminamos as compras que íamos fazer estávamos cheios de fome e optamos por comer logo ali. Os miúdos disseram-me para não me preocupar, não era assim tão mau e eu até ia gostar, tinha peixe grelhado se nada mais me agradasse. A Camila preferiu ir até ao centro comercial buscar uma salada, mas eu tinha demasiadas coisas na mão para andar atrás de comida.

Escolhi as almondegas e fiquei encantada com o sabor!!!!!! Até hoje não me saiu da cabeça, tinha de fazer aquilo em casa! Fiz uma pesquisa, consegui alguns resultados, elaborei uma receita baseada nas que encontrei na pesquisa, e hoje finalmente concretizei com sucesso. As primeiras não ficaram nada bem, abriram completamente ao assar no forno.




Pronto, hoje estou aqui a mostrar-vos a minha versão das almondegas veganas estilo IKEA. São super suculentas, macias, sabor mais ou menos intenso de acordo com a quantidade de tempero que lhes derem, ou seja, se tiverem em casa crianças ou idosos que não possam comer mais "apurado", só têm de reduzir ou eliminar os temperos, de resto foi o que eu fiz, o meu marido não pode comer "pimentas" nem nada que seja intenso.




Não tenho sugestões para trocar ingredientes, todos eles fazem parte da receita. Posso apenas dizer que, caso não tenham milho a receita funciona. Ou, caso não tenham ervilhas, a receia funciona na mesma. Ou ainda, caso não tenham espinafres a receita funciona na mesma. Não posso dizer que podem trocar estes ingredientes por outros, porque outros não fazem parte da receita.
 Também não posso dizer que podem eliminar a couve lombarda, ela é elemento essencial; também não podem eliminar o grão de bico, quando muito podem tentar trocar por feijão branco; também não pode eliminar ou trocar a cenoura, ela é essencial, etc....

Uma coisa eu não posso deixar de vos dizer, dá um bocadinho de trabalho a fazer. Eu usei o processador de alimentos para ralar os ingredientes, fiz tudo seguido, primeiro a couve, depois a cenoura, seguiu-se os espinafres e ainda triturei o grão de bico, sempre no processador sem o lavar. Claro que se tivesse optado por ralar manualmente tinha demorado muito mais tempo.



Nesta receita usei um produto que me foi gentilmente oferecido: levedura nutricional da marca Auri foods.
 A levedura nutricional é um alimento altamente nutritivo. Durante a fermentação tem como base a beterraba ou o melaço de cana. A integridade nutricional da levedura é preservada o que resulta num produto extremamente nutritivo, rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais.
São, portanto, uma forma pratica e saborosa de reforçar a proteína, as fibras alimentares, vitaminas do complexo B, de referir a B12 só disponível em alimentos de origem animal, e, como já disse, alguns minerais.

Onde usar? Em praticamente tudo! Para além de temperar pratos quentes ou frios (sopa, pizza, pipoca, saladas, massas...)  ainda adiciona mais sabor ás refeições com a variedade de sabores que pode escolher. Pode ser usada para engrossar molhos.

Quem pode usar? Todos. Não tem lactose, não tem glúten, bom para quem tem de fazer uma dieta com redução de sal, isto para não falar dos que optaram por fazer uma dieta vegana e que precisam de suplementos de vitamina B12 e também proteínas.

Tem diversos sabores e basta uma colher dar um fabuloso gostinho a qualquer prato. Desde sabor a vaca, bacon, frango, alecrim entre outros outros, o que mais gostei foi o sabor a queijo, pois está claro! Por falar em queijo, esta é uma excelente forma de substituir o queijo parmesão.


Vão precisar de:
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de alho seco granulado
  • 1/4 de couve lombarda ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 pimento pequeno cortado em pequenos pedaços
  • 1/2 chavena de ervilhas
  • 1/2 lata pequena de milho
  • 2 mãos cheias de espinafres baby
  • 350g de grão de bico cozido 
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1/2 colher de chá de pimentão doce
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de flocos de pririri (opcional)
  • salsa picada
  • 2 colheres de sopa de Levedura Nutricional Auri Foods (opcional)
Confeção:
  1. Comecei por ralar a couve e a cenoura (usei o processador de alimentos; podem ralar num ralador manual). Piquei a cebola, o pimento. Escorri e lavei o grão de bico em água corrente. Triturei em puré sem qualquer liquido.
  2. Pus um tacho ao lume com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola e o pimento amoleceram adicionei a couve e a cenoura. Envolvi bem e juntei as ervilhas e o milho. Voltei a envolver. Deixei cozinhar 2 minutos para que a couve murche.
  3. Piquei os espinafres com uma faca e adicionei ao tacho. Envolvi e juntei o puré de grão de bico. Misturei tudo e temperei com o açafrão, pimentão doce, salsa seca, sal e piripiri. Deixei cozinhar mais 2 minutos e acrescentei a levedura nutricional.
  4. Envolvi tudo novamente, retirei do lume e deixei arrefecer para até conseguir moldar bolas com a massa obtida.
  5. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  6. Usei as minhas mãos para fazer bolas com o preparado de grão e couve, coloquei no tabuleiro e levei ao forno cerca de 30 minutos, até dourarem ligeiramente.
  7. Servi com molho de iogurte de soja. Para o molho misturei num iogurte de 125g uma colher de chá de mostrada Dijon, outra de molho de soja e uma de levedura nutricional.



Bom apetite!






2 Comentários