Twix gigante saudável e vegan (fit; sem glúten; sem lacticínio nem ovos; sem açúcar)


Foi o bolo que fiz para comemorar o regresso a casa do meu filho mais velho, o J. Pedro. Depois de uns meses em Itália a fazer Erasmus, finalmente regressou a casa, mais exatamente, regressou a Lisboa para completar o seu curso. Está no 5º ano e iniciou esta semana a sua tese final.

E regressou no momento certo! Itália está em estado de alerta com o "coronavírus" e o J. Pedro estava precisamente na zona mais afetada. Ainda não passaram os 14 dias de "segurança" desde o seu regresso, isto á data que eu estou a escrever, só falta um dia e ele está super bem.
Fiz o primeiro, correu bem, estava ótimo, mas eu fiquei a achar que devia fazer algumas alterações. É delas que vos vou falar.


A principal alteração que fiz do primeiro bolo para o segundo foi a farinha. No primeiro optei por farinha de trigo sarraceno. Não ficou mal, atenção, estava tudo bem com a bolacha feita com esta farinha, apenas o sabor era intenso. Como sabem o trigo sarraceno tem sabor característico e intenso. Foi inevitável percebe-lo na bolacha que compõe o bolo. Todos cá em casa foram unânimes no que diz respeito a isso, "destoava" muito do sabor da bolacha original dos twix.
 Resolvi trocar por farinha de aveia, uma farinha fácil de encontrar, de sabor ligeiro, proteica, fibrosa, ótima para fazer bolachas.


No caramelo de tâmaras também fiz uma alteração. O primeiro achei demasiado doce. Talvez a palavra certa seja intenso. Entendi que devia cortar ali o sabor tão intenso e doce. Resolvi trocar a água que tinha usado por café. Bendita alteração, ficou maravilho!!! Dos melhores caramelos de tâmaras que já fiz. Na verdade não foi café que usei, mas sim descafeinado, já que eu não posso beber café, fico indisposta e elétrica.

No caso de terem crianças aí em casa podem usar água, um chá ou até mesmo sumo de laranja. Claro que a alternativa da água que usei no primeiro não está mal, apenas um bocadinho doce demais para quem já se desabituou de sabores demasiado doces.


Em relação ao creme de chocolate, fiz de forma pratica e sem colocar o chocolate a derreter em banho maria. É um processo simples, já o tenho feito noutras receitas publicadas aqui no blogue. Basta aquecer bem leite ou bebida vegetal até estar muito próximo do ponto de fervura. Colocar o chocolate partido lá dentro de forma a ficar submerso. Não mexer!!! Apenas tapar e reservar 5 minutos. Passado esse tempo é que misturo bem até estar num creme denso e espesso.

Qual o chocolate que usei?
Em receitas que precisam 200g de chocolate para fundir tenho escolhido um de 70% cacau e sem açúcar. Tenho comprado na cadeia de supermercados Mercadona, é mais económico que os que comprava antes nos supermercados "portugueses". 
Tem-se revelado excelente nas minhas receitas  e até vos posso dizer que, desde que o descobri passei a fazer mais receitas com chocolate do que fazia antes.



Em relação á forma que usei, assunto que me parece importante referir aqui, escolhi uma retangular de 21cm de comprimento por 9cm de largura. Podem usar uma forma com outras medidas, quero dizer, mais comprida e/ou mais estreita, os ingredientes que vos dou e a forma de montagem adaptam-se bem a uma forma ligeiramente maior.

Foto do primeiro twix gigante que fiz usando farinha de trigo sarraceno na bolacha

Gostava ainda de vos falar num pormenor de confeção e montagem que tem que ver com a decoração.
Quando fazemos as bolachas á medida da nossa forma, depois de assadas elas vão alargar um pouco e vão sobrar no momento de montar o bolo. De alguma forma é bom e eu fi-lo propositadamente, pois ficamos com bolacha para fazer a decoração final. Basicamente vamos fazer 3 ou 4 twix com essa sobra.
Quando estamos a espalhar o recheio devemos reservar algum caramelo para colocar nestas bolachas que sobram. Basta uma colher de chá por bolacha.
O que não vai sobrar é chocolate, pelo que, para terminarem os twix da decoração terão de derreter chocolate em banho maria. Eu fiz 3 twix e derreti 60g de chocolate para os cobrir.



Vão precisar de:
Bolacha 
  • 5 colheres de sopa de iogurte natural (75g) (usei de soja)
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade xilitol e metade agave)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 200g de farinha de aveia (2 chávenas) (sem glúten se necessário)
Base de chocolate
  • 60ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau

Caramelo de tâmaras
  • 300g de tâmaras secas
  • 2 colheres de sopa de tahini (ou qualquer manteiga de frutos secos ou óleo de coco)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 60ml de café tipo bica ou descafeinado ou chá ou bebida vegetal ou água da lata de leite de coco
  • 5 colheres de sopa de leite de coco sólido*
*Devem ter a lata no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida.
 Podem trocar por iogurte natural ou natas batidas.

Cobertura de chocolate
  • 80ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
Alternativa para bolacha lowcarb e sem glúten:
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 90g (6 a 7 colheres de sopa) de iogurte natural (usei de soja)
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei uma de agave e 4 de xilitol)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 250g de farinha de trigo sarraceno (1 e 3/4 de chávena de 250ml de capacidade)


Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base de chocolate
  1. Comecei por fazer a base de chocolate para que esteja firme no momento de montar o bolo.
  2. Forrei a forma com papel vegetal. Primeiro uma tira sobre o comprimento e depois outra mais larga sobre a largura, deixando papel de fora para posteriormente puxar e desformar.
  3. Pus a bebida vegetal numa tigelinha e levei ao micro-ondas a aquecer (deve estar bem quente, perto do ponto de fervura).
  4. Parti o chocolate em pedaços e inseri-os na bebida quente de forma a ficar submerso. Sem mexer, tapei e deixei descansar 5 minutos. Passado esse tempo misturei bem com um batedor de varas manual até estar cremoso.
  5. Verti o creme de chocolate sobre a forma preparada e levei ao frigorifico até estar bem firme.
 

Bolachas
  1. Numa tigela misturei os 4 primeiros ingredientes. Aos poucos fui juntando a farinha e amassando até formar uma bola de massa.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  3. Medi o fundo da forma a usar (escolhi uma de 21 por 9cm).
  4. Parti a bola de massa ao meio e com cada metade fiz um retângulo do tamanho do fundo da minha forma, ou seja, 2 retângulos de 21 por 9cm. Parti cada retângulo em 10 pequenos retângulos. Piquei-os uniformemente com um garfo.
  5. Levei ao forno 12 minutos. Retirei e deixei arrefecer por completo.

Caramelo de tâmaras
  1. Enquanto as bolachas estiveram no forno e arrefeceram preparei o caramelo.
  2. Descarocei as tâmaras e coloquei num copo alto com os restantes ingredientes. Triturei com a varinha mágica até estar numa pasta cremosa (ver nota** abaixo)

Montagem
  1. Retirei a base de chocolate do frigorifico. Dividi o caramelo de tâmaras em 3 partes, uma delas (a ultima) de menor quantidade, apenas 2 colheres de sopa bem cheias.
  2. Espalhei uma parte da pasta de caramelo em cima da base de chocolate. Dispus uma camada de bolachas, cobri-as com mais uma camada de caramelo e dispus a segunda camada de bolachas. Tapei com o restante caramelo. (Nota: vão sobrar bolachas que servem para a decoração; também reservei 1 colher de chá de caramelo por cada bolacha reservada para decoração)
  3. Reservei no congelador 1 hora para firmar os lados e topo.
  4. Retirei do congelador e desformei puxando a folha de papel vegetal.

Cobertura de chocolate
  1. Repeti o processo que fiz para a base de chocolate, agora com 80ml de bebida vegetal.
  2. Após estar em creme fluido deixei arrefecer um pouco, 2 a 3 minutos.
  3. Com a ajuda duma colher de sopa, espalhei metade da quantidade no topo (devem ser rápidos pois o chocolate começa logo a enrijecer).
  4. Espalhei o restante creme de chocolate nos lados. Reservei no frigorifico 3 horas antes de servir.

Para os twix decorativos:
  1. Com as bolachas que sobraram fiz os twix decorativos. Reservei uma colher de chá de caramelo por cada twix que deixei para a decoração e barrei por cima das bolachas (fiz 3). Reservei no congelador 3 horas.
  2. Pus 60g de chocolate a derreter em banho maria e, quando cremoso, passei as bolachas congeladas no chocolate derretido.



Nota** Podem usar num liquidificador ou processador de alimentos. Caso a vossa varinha ou processador não seja muito potente, hidratem as tâmaras em água quente por 10 minutos e escorram bem no fim. Caso escolham usar iogurte natural ou natas batidas devem ter especial atenção ao adicionar o restante, pois irão precisar de menos quantidade para chegar ao ponto de pasta macia.


Tão bom….

1 Comentários

  1. Que bela ideia! Vou experimentar com certeza, talvez já no próximo mês, pois o Mercadona está prestes a abrir a sua 1a loja em Aveiro dentro de pouco tempo ;) Bjinhos e bom fds e tudo a correr bem em termos de saúde p o filhote (e todos vocês, claro!)!

    ResponderEliminar