"Tartelettes" de manga saudaveis, vegan e fit (sem glúten)




Por aqui adoramos manga. Pergunto-me se há alguém que não goste. Quase sempre que vejo em promoção nos supermercados compro. Não foi o caso destas, vieram da frutaria aqui da vila e estavam destinadas ao workshop que iria dar em Espinho a 15 de Março, que não aconteceu devido ao surto de covid-19.

 Prontas para consumir, até porque se tratava de manga de avião, mais fáceis de arranjar no ponto certo, acabei por fazer estas deliciosas tartelettes.


Para começar quero dizer-vos que podem fazer uma única tarte com esta receita, ou seja, se não tiverem formas de tartelettes não há qualquer problema, uma forma de tarte de 22 ou 23 cm de diâmetro serve perfeitamente.


Quanto á base gostava apenas de vos dizer que a banana que aqui usei não dá qualquer sabor, ninguém em hipótese alguma percebe que está lá aquele 1/4 de banana. Ela serve de elemento ligante e faz muito bem o seu papel, já que elimina a necessidade de gordura e de ovo. Reparem bem que ficará muito mais caro e calórico usar ovo e/ou manteiga do que um pequeno pedaço de banana que não tem mais que 25kcal.


Para o recheio usei mangas grandinhas. Tinham mais de 300g já depois de descascadas e partidas em pedaços. Se as vossas forem mais pequenas que as minhas, não se devem preocupar, apenas afastar e "deitar" mais as fatias no momento de as colocar no creme.

Outra coisa que podem fazer é descascar e partir as duas mangas ao mesmo tempo. Para quê?
Da manga que vão usar em fatias em cima do creme vai sobrar um pouco da fruta dos lados. Quando cortamos o "lombo" da manga, o que vamos fatiar, aqueles bocados dos lados sobram e podem adicioná-los ao creme que é feito com uma outra manga.

Vão precisar de:
Base
  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de noz
  • 200g de tâmaras secas
  • 1/4 de banana pequena ou 1 colher de sopa de manteiga de frutos oleaginosos ou 1 colher de sopa de óleo de cocô ou 1 ovo pequeno

Recheio
  • 2 mangas maduras
  • 180ml de bebida vegetal ou leite
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho ou polvilho doce ou araruta
  • 1 a 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram* (dependendo da doçura da manga)
* Não usei nenhum ingrediente adoçante aqui, as minhas mangas eram muito doces e a bebida vegetal que usei, de arroz, também dispensa qualquer ingrediente adoçante.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Bases
  1. Liguei o forno a 160ºC. Untei 4 formas de tartelle (podem usar uma forma de tarte de 22cm de diâmetro)
  2. No processador de alimentos coloquei os flocos de aveia e a noz. Triturei em farinha. Adicionei as tâmaras descaroçadas e partidas e voltei a triturar. Juntei a banana e pulsei novamente até formar uma massa compacta. Envolvi-a em pelicula aderente e levei ao frigorifico meia hora (a aveia absorver a humidade e a massa vai enrijecer mais).
  3. Dividi a massa em 4 partes iguais. Pressionei cada um das partes no fundo e lados das formas.
  4. Piquei toda a superfície com um garfo e levei ao forno durante 15 minutos. Enquanto as bases estiveram no forno preparei o recheio.
 


Recheio
  1. Descasquei uma das mangas, parti-a e triturei em puré com a varinha mágica.
  2. Coloquei o leite num tacho. Dissolvi o amido de milho no leite e juntei o puré da manga.
  3. Levei a lume brando deixando ferver 2 minutos.
  4. Depois das bases arrefecidas, removi-as das formas e dividi o recheio por elas.
  5. Levei ao frigorifico durante 15 minutos para enrijecer um pouco.
  6. Descasquei a outra manga e parti-a no seu comprimento. Parti cada metade em fatias finas sobre a largura.
  7. Tirei as tartelettes do frigorifico e coloquei as fatias de manga, começando nos lados com as fatias mais largas até ao centro com as fatias mais estreitas, obtendo o aspeto de rosa (nota: cada metade da manga serve 2 tartelettes, ou seja, devem dividir as fatias de manga em 4 partes, e cada parte serve uma tartelettes).
  8. Levei novamente ao frigorifico, e voilá! 
  9. Se quiserem, para dar um efeito mais brilhante e apetitoso para os gulosos, podem colocar um fio de mel ou de agave.😉

Tão bom…


















0 Comentários