"Strudel" de maça, passas, nozes e canela (saudável; vegan; sem açúcar; sem manteiga; sem amidos)




A receita de hoje, assim como as próximas, serão sem introdução ou uma pequena introdução. Desculpem-me, estou a ficar muito cansada.
Ouço aqui e ali pessoas dizerem que esta quarentena lhes está a deixar muito tempo livre. A mim é o contrario, mais um bocadinho e deixo de dormir. Tudo se complicou, as tarefas multiplicaram-se e não me estou a referir ás refeições, essas já era habitual eu fazer. De facto, cá em casa sou eu que faço tudo o que comemos, ou quase tudo, porque nem sempre faço o pão. De resto, do pequeno almoço ao lanchinho que fazemos á noite, tudo é feito por mim.
Tenho os meus filhos em casa, sim, é uma realidade que nem sempre acontece, mas estão cá muitas vezes, nas férias, por exemplo.
De repente tudo se tornou mais difícil de fazer e muito mais demorado. Tenho evitado ir ao supermercado, fui na semana passada e os frescos compro na frutaria da vila onde vivo, mas até aí estamos a demorar o dobro ou triplo do tempo, só entra duas pessoas de cada vez.

O meu grande problema é outro, fiquei sem ajuda para as tarefas domésticas. A senhora que me ajuda cá em casa, a D. Idalina, um amor de senhora que trabalha para mim desde que me casei, que me ajudou a criar os meus filhos, já tem alguma idade e com toda esta situação, e como qualquer outra pessoa com mais de 65 anos, está a fazer a sua quarentena em casa.
Eu digo-vos, há dias que nem sei para que lado me virar primeiro, se ponho roupa a lavar, se limpo a casa, se faço comida, se passo a ferro,... Só sei que um destes dias andei a limpar as casas de banho depois de jantar, já eram quase dez da noite.

Não está a ser fácil para ninguém, eu não sou exceção. As vossas mensagens triplicaram, o que me parece normal, já que há muito mais pessoas a cozinhar. Não consigo responder a todos com eficiência. Peço desculpa por isso.

Passando á receitinha de hoje, todas as notas que habitualmente aqui vos deixo estarão na própria receita para não me alongar mais nesta introdução que hoje foi em jeito de desabafo.






Vão precisar de:

Massa
  • 240g (2 chávenas de 250ml) de farinha de espelta
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 125g de iogurte natural (usei de soja)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (stevia, xilitol, agave, mel,...)
Recheio
  • 150g de tâmaras secas
  • 500g de maça (3 maças pequenas)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 50g de passas de uva
  • 50g de miolo de noz
Montagem
  • 1 colher de sopa de agave + 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco derretido + 1 colher de sopa de bebida vegetal/ leite (ou ovo batido)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por preparar o recheio. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar em 150ml de água quente por 10 minutos. Triturei tudo com a varinha magica até ter um creme.*
  2. Descasquei e cortei as maças em pequenos cubos. Coloquei num tacho com o sumo de limão, o creme de tâmaras e a canela. Levei ao lume, baixo e mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos (ou até a maça estar tenra- não oferece resistência ao espetar um garfo). 
  3. Desliguei do lume, juntei as passas e a noz picada, misturei bem e reservei.
  4. Entretanto preparei a massa. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e pulsei até formar uma bola de massa (caso fique em "crumble", adicionem uma colher de sopa de água com o processador em andamento até formar uma bola de massa)**. 
  5. Estiquei a bola de massa em cima de papel vegetal (ou superfície enfarinhada ou tapete de massas) formando um grande retângulo (cerca de 35 x 40cm). Com uma faca cortei os lados do retângulo de forma a ficar mais perfeito, acabando em 30 x 35cm . Reservei a massa retirada para fazer as tranças da decoração.
  6. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Num copo misturei os ingredientes da montagem. 
  7. No centro do retângulo coloquei todo o recheio já frio, deixando uma margem de cerca de 10cm de cada lado. Com a ajuda do papel vegetal dobrei as margens sobre o recheio. Fechei o fundo como se fosse um embrulho. (ver fotos abaixo)
  8.  Fiz 6 cortes leves na diagonal. Pincelei com a mistura referida na montagem. 
  9. Amassei novamente a massa retirada dos lados do retângulo, estiquei-a num retângulo com cerca de 10 x 8 cm. Cortei em 12 tiras. Juntei 3 tiras de cada vez e fiz tranças de massa com elas. Sobrepus as tranças por cima do rolo prendendo na base.
  10. Levei ao forno 30 minutos.
Notas:
*Se usarem tâmaras correntes podem escorrer a água da demolha para um copo medidor, medir a quantidade de água escorrida e colocar a mesma quantidade de água limpa. Depois é só triturar tudo.
**Podem fazer numa tijela e amassar com as vossas mãos).
 
 
 



Tão bom…

2 Comentários

  1. Receita deliciosa, vou fazer certamente!
    Só não percebo, se não mora sozinha porque tem de fazer a lida da casa sozinha? Os filhos e marido não fazem porquê? Todos juntos não custa nada ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra. Fiz hoje o teu strudel, mas achei demasiado recheio para a quantidade de massa... as quantidades estão mesmo todas correctas? Obrigada. Bjinhos e bom fds :)

    ResponderEliminar