Aqui em casa adoramos caldeirada de peixe. Sempre que me é possível vou sábado de tarde à Costa Nova ao mercado de peixe local e, para além do peixe da semana, caldeira é praticamente certo vir no cesto das compras. Domingo é dia de caldeirada!
Quando o preparado de peixes variados para a caldeira das bancas do mercado não está a meu gosto, opto por comprar só raia. Todos adoramos caldeirada de raia, de resto é o peixe que peço em maior quantidade no preparado de vários.
Claro que muitas e muitas vezes não tenho possibilidades de ir ao mercado ao sábado e não há caldeirada nesse fim de semana. Ou então há...mas é esta de cogumelos.
Quero apenas referir que, apesar de ser deliciosa, não tem grande valor nutricional. Comer esta caldeirada ou uma salada não é muito difirente. Aqui são apenas legumes ricos em água, vitaminas, minerais, etc, mas longe de fazerem uma refeição equilibrada e completa. Eu faço-a ao domingo, ninguém vai trabalhar a seguir, e completo-a com uma entrada e sobremesa proteica.
Com peixe ou com cogumelos, é uma refeição sempre muito fácil e rápida de fazer. Querem ver?
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 cebola grande
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 2 batatas doces polpa branca
- 3 tomates maduros
- 1 lata de tomate em pedaços sem conservantes
- 200g de cogumelos shiitake
- 200g de cogumelos marron
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de pimentão doce
- pitada de sal
- 4 folhas de louro
- 5 pés de salsa fresca
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cálice de vinho branco (opcional)
Confeção:
- Parti a cebola e os tomates em meias luas, os pimentos e as batatas em rodelas, os cogumelos marron ao meio e piquei o alho.
- Num tacho coloquei os ingredientes por camadas, seguindo esta ordem: cebola, um fio de azeite, pimentos, novamente cebola, tomate, a lata de tomate em pedaços, temperos (alho em pó, pimentão doce, folhas de louro, sal), alho picado, rodelas de batata doce, salsa e no fim os cogumelos.
- Levei a lume alto, 7 na minha placa de vitrocerâmica, para não ganhar muita água e tapado, por cerca de 30 minutos. A meio do tempo envolvi sem misturar.
- Passei uma rodela de batata, alguns pedaços de tomate e cebola para um copo alto e triturei com a varinha mágica fazendo um puré. Adicionei-o no tacho para obter um molho um pouco mais espesso.
- Deixei ferver mais 5 minutos e servi de imediato.
0 Comentários