Altamente proteica, também é lowcarb e ainda é facílimo de fazer!
Já vos tenho dito que tenho sempre no meu frigorifico Queijo Quark natural Santiago. Este é um produto proteico, com apenas 3% da matéria gorda, o suficiente para tornar os meu gratinados e molhos macios e envolventes, naturalmente ricos em proteína e saciantes.
Este é o tipo de refeição ideal para usarmos o queijo quark. Uma receita tradicional deste gratinado teria natas. Tudo que fiz foi elimina-las e troca-las por este magnifico produto que, sendo rico em proteína e baixo em gordura, é muito pouco calórico.
Não foi só queijo quark que usei neste gratinado, também usei o Queijo Regional Saloio. Este é um queijo de mistura de três leites, vaca, ovelha e cabra, muito semelhante a queijo feta, só que curado. Ora, o que é que isto quer dizer? Em primeiro lugar, pelo facto de ser curado dura muito mais tempo depois de aberto. Para além disto, este queijo tem sabor intenso, bem característicos dos queijos de mistura portugueses, e isso quer dizer que dispensa os temperos nas refeições onde se usa, dando um sabor incrível, principalmente quando misturado em legumes.
Lembro-me de ter levado este queijo aos workshops de Portimão este verão e de todos terem ficados rendidos com o seu sabor. Acho que a determinada altura já preferiam comer queijo regional do que os pratos que tínhamos estado a fazer, ahaha
Outro produto que aqui usei foi coração de alcachofras.
As alcachofras, um alimento símbolo da dieta mediterrânea, têm um enorme valor nutricional. Com poucas calorias e quase nenhuma gordura, são riquíssimas em vitaminas e minerais. Uma única alcachofra (cerca de 128g de peso individual) fornece a quantidade diária recomendada de fibras (28%), de ácido fólico (22%) e de vitamina C (25%), para além de muitas outras. Quanto a proteína, contamos com 4g por cada 100g de alcachofra.
Eu usei alcachofra de lata, naturalmente que há perda de alguns destes nutrientes, ainda assim, vale a pena investir num prato como este.
Se não tiverem ou não encontarrem (nem todos os supermecados têm) podem usar alho frances. Não será a mesma coisa, mas parece-me o melhor substituto neste prato.
Para completar o meu gratinado usei atum. O atum ao natural é um excelente alimento para quem se encontra de dieta. É rico em proteína e pouco calórico e dá a sensação de satisfação prolongada.
Aqui combina na perfeição, ainda assim, deixo a sugestão de usarem uma sobra de bacalhau ou frango que também ficará lindamente.
Quando estiverem a fazer o vosso gratinado é provável que achem que têm pouca quantidade para 3 a 4 pessoas. Não é, porque temos aqui um conjunto de ingredientes todos eles muito ricos e saciantes, o que quer dizer que uma pequena quantidade nos vai "encher".
Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
(serve 3 pessoas)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimento verde cortado em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata (240g de peso escorrido) de coração de alcachofras
- 100g de espinafres
- 200g Queijo Quark natural Santiago (1embalagem)
- 100g de Queijo Regional curado Saloio
- 160g (2 latas pequenas de peso escorrido) de atum ao natural
- Mozarela ralado para gratinar ou mais Queijo Regional curado Saloio
Nota: sugestões de substituição de ingredientes na introdução
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Escorri as alcachofras e apertei-as ligeiramente para que larguem a água. Cortei-as em quartos.
- Numa frigideira larga refoguei a cebola, o alho e o pimento no azeite até a cebola amolecer. Adicionei as alcachofras, misturei e juntei os espinafres. Voltei a misturar e deixei cozinhar 2 minutos.
- Retirei do lume. Envolvi o queijo quark e o queijo regional esfarelado.
- Pus o forno a aquecer a 200ºC.
- Numa pequena assadeira dispus metade do preparado de alcachofras. Espalhei o atum e cobri com o restante preparado de alcachofras. Polvilhei com mozarela ralado e levei ao forno a gratinar (cerca de 15 minutos).
0 Comentários