Macarronete integral com molho de queijo, cogumelos e espinafres (vegetariano)




Perguntam-me muitas vezes se eu como massa. É uma pergunta legitima e compreensível, não é habitual verem  massa nas minha publicações. A resposta é sim, como massa. Obviamente que como massa. Porque é que não havia de comer?! É verdade que não como "pratos cheios de massa", como massa como acompanhamento. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que tenho um limite na quantidade que coloco no meu prato para os acompanhamentos que me dão pouco mais que hidratos de carbono simples. No caso da massa simples, começo por escolher uma variedade integral. Neste momento já existe no mercado várias marcas com massas "enriquecidas", ou seja, "pastas" que não é feita de apenas trigo, mas tem na sua composição outras farinhas como espelta, teff, centeio, etc. Não faço nenhum esforço para escolher alguma destas variedades, apenas faço questão que seja integral. O que não falha é a pesagem na balança da quantidade que vou cozinhar (cozer).


Peso a quantidade de massa que faço e não deixo que vá nem mais um grama! São 40g por prato! Eu não como as 40g. Por norma o meu marido come um pouco mais que eu, o que vai dar cerca de 50g a ele e 30 a mim. Isto quer dizer que, quando faço um prato com massa como este, coloco a cozer 80g. E porque não as 100g? Porque já testei e sei que ficamos bem só com esta quantidade. Se fizer mais, nós comemos, mas passa a ser gulodice, nós adoramos massa e torna-se irresistível se tiver bem feita e bem molhadinha.

Ora, 100g de massa seca integral têm cerca de 348kcal. Isto quer dizer que 80g têm kcal têm 278kcal. E isto quer dizer que 40g têm 140kcal (valores arredondados). Este é, a meu ver, o valor perfeito para hidratos de carbono simples no meu parto. É como se comesse um pouco de pão.


Claro que quando me apetece um prato cheio de massa, um prato de esparguete cheio de molho, escolho fazer massa de curgete. Não que eu ache que me faça mal o prato de esparguete tradicional, apenas gosto de comer bem durante todo o dia e comer um prato cheio de esparguete numa única refeição corta-me a possibilidade de comer o que me apetece durante o resto do dia, pão por exemplo, já que gastei ali todo o meu crédito de calorias para hidratos.

Eu sei que é estranho pesar desta forma determinados alimentos que nos habituamos a fazer a olho, mas resulta para mantermos a boa forma sem nos privarmos de nada e sem prejudicar a nossa saúde. Os hidratos de carbono são essências para a nossa saúde, ficaremos doentes a longo prazo se os deixamos de comer, e não nos vamos esquecer do espaço que têm na pirâmide dos alimentos, eu apenas os calculo e divido ao longo do dia para não ultrapassar inadvertidamente a quantidade de calorias que ingiro.
Posto isto, esta é uma deliciosa e INOCENTE receita se soubermos calcular devidamente as quantidades.



Para o molho desta refeição, e porque estamos a falar de massa, eu usei apenas queijo. Nada mais que 100g de queijo cremoso. Ou seja, não fiz nenhum dos habituais molhos feitos á base de natas ou amidos, apenas e somente queijo.


Para isto nasceram os fabulosos queijos cremosos da Saloio. É verdade, eu sou da opinião que estes queijos nasceram para nós fazermos facilmente um molho de queijo sem preocupação, sem complicações, e até sem nos estragarmos. Ficam perfeitos porque já vêm derretidos, são fáceis de dosear porque já vêm derretidos; ficam absolutamente deliciosos, dispensam temperos, tudo está bem e certo na medida certa.
Esta é uma deliciosa e rápida refeição, super fácil de fazer e que, se não ultrapassarem as quantidades, não estraga dietas.



Vão precisar de:
(serve 2 pessoas- ver introdução)

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus ao lume um tacho com água temperada com sal. Quando ferveu, PESEI a massa e coloquei a cozer até estar um pouco mais cozida que "al dente".
  2. Pus ao lume uma frigideira com metade do azeite. Quando quente, adicionei os cogumelos e o alho. Salteei em lume alto por 3 a 4 minutos. Reservei.
  3. Coloquei a outra metade de azeite na mesma frigideira e salteei os espinafres, agora em lume medio/baixo e só até murcharem. Retirei do lume e envolvi de imediato o queijo cremoso.
  4. Escorri alguma água que os cogumelos reservados ganharam e também os envolvi no preparado anterior.
  5. Escorri a massa num passador e também a envolvi no preparado anterior. Servi com queijo Alavão ralado.


Bom apetite!












  

0 Comentários