Cá em casa adoramos gnocchi. A semana que passou fiz esta receita saudável e rica nutricionalmente com o instituto de servir no aniversario da minha filha Camila. Primeiro fiz só para mim e para o meu marido, e depois, na sexta feira, repetimos em maior quantidade. Ficaram cozidos para o dia seguinte, dia em que tínhamos cá o namorado da Camila a almoçar e, como é jogador de futebol e tinha jogo nessa tarde, tentamos fazer uma refeição deliciosa e apta para a ocasião. Por sinal, o Hugo não conhecia os gnocchi, mas acho que ficou a gostar.
Para quem não sabe, gnocchi é uma massa feita à base de batata e farinha de trigo, quase sempre envolta de um molho, seja ele de tomate ao estilo bolonhesa como este, ou molho branco ou ainda molho pesto que também lhe cai muito bem.
É um clássico da culinária italiana e...e dá um bocadinho de trabalho a fazer, ahaha. Claro que existe já pronto, congelados, e até são ótimos, mas não é fácil encontrar receitas saudáveis de gnocchi já prontos, pelo que a solução é mesmo fazer em casa.
Nesta receita, que como já disse repeti duas vezes na última semana, retirei a batata e troquei por abobora; também troquei a farinha de trigo por farinha de espelta e ainda usei queijo quark para que não seja apenas uma massa carregada de hidratos de carbono simples e se torne uma verdadeira refeição.
Para fazer a minha receita fiz uma pesquisa simples na internet. Como já é costume, visitei alguns sites, retirei algumas receitas básicas de gnocchi de batata doce e outras de abobora e trabalhei nas respetivas substituições.
O que tenho a dizer-vos sobre os ingredientes é especialmente sobre a farinha. Eu usei farinha integral numa das vezes que fiz e farinha branca (também de espelta) na outra. As quantidades vão variar se usarem farinha branca, não é muito, mas será cerca de mais 25%.
Apesar deste pormenor da farinha, é no puré de abobora que está o segredo. Este deve ser bem espremido. Se não for, já se sabe, teremos de compensar a água com mais farinha. Não é nada difícil faze-lo, quando estiverem a amassar vão sentir essa necessidade.
Se a consistência do puré de abóbora é determinante, o amassar não lhe fica atrás. Amassar pouco é o que esta massa quer!!!! Quanto mais "mexerem" a vossa massa, mais farinha têm de adicionar. Por isto o meu conselho é fazer uma bola de massa e passar logo à verdadeira ação, ou seja, passar de imediato aos rolos e ao corte dos pequenos pedaços de massa e coze-los. Esta é a grande diferença entre a massa feita com batata, a receita tradicional, e esta receita alternativa mais rica nutricionalmente. Por favor, e repito, não amassem muito, apenas formem uma bola de massa e passem aos rolos e corte.
Para o corte dos vossos gnocchi têm de ter a superfície onde o fazem sempre enfarinhada. Eu sei que é chato, também não gosto, mas tem mesmo de ser. Caso contrario, eles vão estar sempre a colar. No fim da descrição de confeção têm fotos de todos os passos, incluindo da forma fácil de fazer as "ondinhas", que passa por passar cada pedaço pelas costas de um garfo.
No que diz respeito à confeção dos próprios pedaços de massa, eles têm de começar por ser cozidos. É muito fácil e rápido, basta colocar um tacho largo com água a ferver temperada com sal e coloca-los lá. Inicialmente eles estão no fundo do tacho, mas logo que começa novamente a ferver e eles próprios começam a cozer, vêm ao decima. Se virem que há alguns que não sobem, soltem-nos com uma colher de pão. Depois é só cozer 4 a 5minutos e já está. Podem escorrer numa qualquer superfície.
Depois de cozidos ficam prontos a usar. Podem frita-los numa frigideira untada com um fio de azeite ou coloca-los num molho de tomate como eu fiz. Se optarem por uma versão simples de apenas fritar na frigideira, sirvam com legumes grelhados ou assados, fica muito bem.
Se quiserem congelar, façam-no antes de cozer, ou seja, massa fresca. Quando for para usar, não descongelem, coloquem vindos diretamente no congelador para a água fervente.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 600g de abóbora pesada com casca
- 80g de queijo quark Santiago
- 60g de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- 220g de farinha de espelta integral (mais 50g para polvilhar a superfície de amassar)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados (ou alho em pó)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata de tomate em pedaços
- 100g (1 pacote) de polpa de tomate Guloso sem adição de açúcar, corantes nem conservantes
- 1 colher de chá de manjericão, tomilho e orégãos secos
- sal
- 1 colher de chá de açúcar de coco (ou outro que prefiram)
- 300g de cogumelos frescos laminados
(fotos de confeção no fim)
Para os gnocchi
- Tirei a casca à abobora, cortei em pequenos cubos e pus a cozer ao vapor por cerca de 30 minutos. Passei para um copo alto e reduzi a puré com a varinha mágica. Passei este puré para um pano e apertei bem até sair o máximo de água possível (é mesmo importante tirarem a água toda).
- Passei o puré de abobora para uma tigela e juntei-lhe o queijo quark, o queijo parmesão e o ovo. Bati bem até estar uma mistura homogénea.
- Adicionei a farinha e amassei até ter uma bola de massa mole, mas que não cola ás mãos (Nota: não convém deixarem a vossa massa muito dura e seca, com demasiada farinha, os vossos gnocchi não vão ficar bons se a massa estiver muito seca. Não amassar demasiado ajuda a não precisarem de acrescentar mais farinha, quanto mais "mexerem" a massa, mais farinha vai precisar).
- Passei a bola de massa para uma superfície enfarinha e parti em bocados. Com cada um fiz rolos de cerca de 1,5cm de diâmetro. De seguida cortei cada rolo em pedaços de cerca de 2 cm de comprimento.
- Passei cada pedaço de massa pela parte de trás de um garfo para marcar pequenas rugosidades (ver fotos abaixo).
- Pus ao lume um tacho largo com água temperada com sal. Quando ferveu, coloquei os gnocchi a cozer. Inicialmente eles ficam no fundo do tacho, logo que levanta novamente fervura, eles sobem. Após estarem ao decima deixei cozer 4 a 5 minutos.
- Com uma escumadeira retirei e coloquei em cima de papel absorvente (ou apenas um prato).
Para o molho de tomate e cogumelos
- Entretanto preparei o molho de tomate numa frigideira larga e salteei os cogumelos também numa frigideira larga.
- Para o molho de tomate, piquei a cebola e pus a refogar no azeite. Adicionei o tomate, a polpa, os temperos e o açúcar (é importante para neutralizar a acidez do tomate). Deixei cozinhar 4 a 5 minutos.
- Os cogumelos salteei num fio de azeite em lume alto.
- Com tudo pronto, misturei os gnocchi no molho de tomate e deixei ferver apenas 1 minuto. Retirei do lume a envolvi os cogumelos.
Bom apetite!
0 Comentários