Hambúrgueres de trigo sarraceno e feijão preto (vegan)




Já tenho escrito várias vezes aqui no blogue sobre o consumo de carne. Hoje vou voltar a escrever sobre assunto.
Todos sabemos que é importante diminuir o consumo de carne, para bem da nossa saúde e para bem da saúde do planeta, casa de todos nós. O risco é grande e as consequências não são a longo prazo, são para agora!!! Isto quer dizer que é mesmo importante pararmos de imediato com este consumo desenfreado de carne. Se é fácil? Não!!!! Não é mesmo nada fácil! São hábitos que nos estão tão entranhados, que parece impossível conseguirmos ver-nos livre deles. Também não é preciso retirar por completo a carne da ementa, é apenas preciso reduzir.


Eu já tenho alguma idade, mesmo assim, já sou do tempo em que se vivia bem em Portugal. Eu sempre comi carne e peixe ás refeições principais. No entanto, sempre ouvi os meus pais dizerem que quando eram jovens, e até mesmo já adultos, não era assim. Não se comia carne todas as refeições nem sequer todos os dias, era de vez em quando e não eram todos que tinham essa sorte. Não deixaram de se fazer grandes homens e mulheres, cheios de vida e saúde por esse facto. E então, que comiam eles nessa altura? Faz sentido pensarmos em voltar ao passado? Não faria mais sentido pensar no futuro? O que eles comiam pode bem estar presente neste futuro, assim como outros alimentos que agora sabemos serem ricos nutricionalmente. Assim se pode fazer um futuro melhor.


Um dos pratos que a minha mãe fazia melhor era a feijoada à transmontana. Era muitas vezes o almoço de domingo e sem dúvida o prato que marcou a cozinha dela. Outros havia, uma espécie de rancho/ feijoada, que não era mais que uma feijoada feita com grão ou, se quiserem, um rancho sem massa, que ela também fazia lindamente. A feijoada da minha mãe constava de feijão, muita couve, cenoura e uns pedaços de carne e enchidos para dar sabor. Hoje em dia uma feijoada é composta de muita carne e um pouco de feijão para dar um ar de graça. É isto que está errado! Fomos nós que estragámos o que estava bem! Com a subida do nível de vida das pessoas pós 25 de abril, o consumo de carne disparou, começamos a achar que o que era bom era comer muita carne e dizemos que "está mal servido" quando não nos apresentam uma travessa cheia dela.


Há muitas receitas deliciosas e nutritivas que se podem fazer no nosso dia a dia de forma a deixar os produtos de origem animal em todas as refeições.  Hoje em dia conhecem-se muitos alimentos ricos nutricionalmente o suficiente para podermos retirar em segurança a carne ou peixe de todas as refeições.
Hoje partilho uma delas. Nestes hambúrgueres fiz um junção incrível: trigo sarraceno e feijão preto. Que dois!

O feijão preto está entre os legumes mais nutritivos que podemos comer, sendo considerado por muitos um "superalimento". Com 6g de proteína, 5,5g de fibras e menos de 80kcal por cada 100g de feijão cozido, esta combinação faz com que nos sintamos mais cheios por mais tempo e o seu alto teor de zinco ajuda a metabolizar a gordura. Os seus hidratos de carbono são complexos, contem um amido resistente que passa pelo intestino em grande parte sem ser digerido, o que ajuda a evitar que os níveis de açucar no sangue sejam elevados, ou seja baixo índice glicémico. A elevada quantidade de fibras solúveis ajudam a diminuir o mau colesterol. Claro que, se se trata de feijão, o ferro é o mineral a ter em conta, sem esquecer a sua importância a nível do desempenho cerebral.

Ao falarmos do trigo sarraceno, que faz igualmente parte destes hambúrgueres, voltamos a falar de "superalimentos". Aparenta ser grão de cereais, é na verdade uma semente muito nutritiva. Entre os muito bons nutrientes, há que salientar a riqueza em aminoácidos, e contém todos os essenciais, sendo a sua proteína de elevado valor nutritivo.

Depois de juntar estes dois magníficos alimentos, só faltava fazer um tempero que não desiludisse quem fosse comer. Para isso usei cebola roxa, alho, pimentão doce e, claro, cominhos para lhes dar aquele toque final.

Com tudo isto, só podiam sair bons e nutritivos hambúrgueres.


Vão precisar de:
  • 250g de batata doce (1 batata média/grande)
  • 1/2 chávena de trigo de sarraceno em grão
  • 1 lata pequena de feijão preto cozido (260g de peso escorrido)
  • 1/2 cebola roxa
  • salsa
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de chá de pimentão doce ou paprika
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal
  • 6 colheres de sopa de farinha de coco*
* Podem trocar por 1 chávena de flocos de aveia triturados em farinha.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Cozi a batata doce ao vapor por cerca de 20 minutos. Retirei a polpa para uma tigela.
  2. Lavei e cozi trigo sarraceno numa chávena de água temperada com sal. Está pronto quando toda a água se evapora e os grão estão tenros.
  3. Piquei a cebola e a salsa bem fino.
  4. Escorri e lavei o feijão preto.
  5. Juntei todos os ingredientes à polpa de batata doce e esmaguei com o esmagador de batatas até formar uma massa (tentar não esmagar demasiado o feijão).
  6. Adicionei e misturei a farinha de coco até obter uma pasta. (Nota: se usarem flocos de aveia devem tritura-los e fazer o mesmo processo).
  7. Retirei porções de massa, fiz bolas com ela e achatei em hambúrguer. Fritei numa frigideira antiaderente untada com azeite.







Bom apetite!

0 Comentários