Bolachas (cookies) de limão (vegan; saudável; sem açúcar refinado nem gordura adiciona)



São o miminho das lancheiras desta semana. Muito fáceis de fazer e semelhantes aquilo que faço habitualmente, não têm ovos, leite nem nenhum tipo de gordura adiciona.
Usei metade farinha de aveia e outra metade de farinha de amêndoa. A farinha de amêndoa já lhes confere a gordura necessária e ainda reduz a necessidade de ingrediente adoçante. Para esse fim também usei dois ingredientes, também eles na mesma porção: metade stevia em pó e metade agave.
A parte incrível destas bolachas é mesmo a quantidade de ingrediente adoçante. É que todas estas bolachas que vêm nas fotos, resultantes de quase 400g de farinha, levaram apenas 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante. Bom, não acham?



Voltando à questão da farinha, gostava de salientar que podem usar outra proporção na execução destas bolachas, por exemplo, 3 canecas de farinha de aveia e apenas 1 de farinha de amêndoa. Ou, pelo contrario, 1 caneca de farinha de aveia e 3 de farinha de amêndoa. Se a vossa escolha for por diminuir a quantidade de farinha de amêndoa, ou seja, usar apenas 1 caneca desta farinha, coloquem 2 a 3 colheres de sopa de azeite antes da água. Nesta situação também deverão aumentar a quantidade de ingrediente adoçante em 1 ou 2 colheres de sopa.



Qualquer ingrediente adoçante pode aqui ser usado, mas, atenção, o açucar de coco vai alterar completamente a cor e o sabor das bolachas, perdendo quase por completo o aroma de limão.

A cobertura de chocolate é completamente opcional, serve apenas para dar um ar de graça e um miminho para uma "doida" por chocolate como eu.

Esta foi uma receita feita por mim e executada pela minha filha Camila. Já de ferias, a Camila não dispensa os momentos de culinária como forma de descontração. É verdade, também ela gosta e sente um enorme prazer em meter as mãos na massa. Mais que isso, sente-se bem em fazer ela própria aquilo que a família come, como forma de mimar e mostrar o quanto gostamos uns dos outros.


Vão precisar de:
(rende 22 bolachas)
  • 190g (2 canecas/ 500ml no copo medidor) de farinha de amêndoa*
  • 180g (2 canecas/ 500ml no copo medidor) de farinha de aveia*
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante da vossa preferência (usei 2 colheres de stevia em pó e 2 de agave)
  • 1 limão grande e sumarento (raspa e sumo)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 4 a 6 colheres de sopa de água (dependente da quantidade de sumo de limão e da farinha usada)
  • 60g de chocolate preto (opcional; usei 74% cacau)
*Podem trocar a proporção destas farinhas, sendo apenas obrigatório usar, no mínimo, 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia. Podem, por exemplo, fazer com 1 caneca de farinha de amêndoa e 3 de farinha de aveia. Ou, noutra opção, podem fazer só com farinha de aveia. Se optarem por reduzir na farinha de amêndoa terão de adicionar 2 a 3 colheres de sopa de azeite e 1 a 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante.

Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Numa tigela misturou os ingredientes secos. Fez uma cavidade e verteu nela os restantes ingredientes, á exceção da água. Amassou com as mãos e, aos poucos, foi juntando água até formar uma bola perfeita e que não cola ás mãos. (Nota: não se esqueçam de provar a vossa massa para verem se está ao vosso gosto ou precisa de mais adoçante).
  2. Pôs o forno a aquecer a 180ºC. Forrou o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  3. Partiu a bola de massa em porções. Com cada porção fez uma bola nas suas mãos e achatou na forma de bolacha. Colocou no papel vegetal e repetiu a operação para todas as porções de massa. (Nota: podem estender a vossa massa com o rolo e cortar as bolachas com um copo ou cortadores de bolachas com desenhos).
  4. Levou ao forno a assar por 12 minutos. Deixou arrefecer enquanto o chocolate derreteu em banho maria.
  5. Já com o chocolate cremoso, espalhou cerca de 1 colher de café em cada metade de bolacha e colocou novamente no papel vegetal. Deixou o chocolate enrijecer em local fresco.


São tão boas….


1 Comentários