Trufas de chocolate e café (saudável; proteico; fit; sem glúten; apenas 4 ingredientes)




Depois da mousse de chocolate com requeijão, fit, paleo e feita com apenas 3 ingredientes, receita que podem ver carregando👉 AQUI, chegou o momento de fazer uma receita idêntica no formato de trufas. Tinha mesmo de ser!

Vocês aí em casa provaram que requeijão e chocolate nasceram para estar juntos pelas inúmeras fotos que já recebi desde que publiquei essa receita pela primeira vez, Agora foi a vez de juntar estes dois ingredientes em magnificas trufas.


A primeira experiência não correu lá muito bem. Não é que estivessem incomestíveis, nada disso, até ofereci algumas a uns amigos para me darem uma opinião, apenas as achei demasiado "secas" no interior, pouco suculentas, ou seja, não acertei na quantidade de requeijão a adicionar, e também lhe faltava sabor a café. De resto, não fosse o grão de café da decoração, quase não se dava pelo seu sabor.


Eu até nem acho nada difícil fazer este tipo de receitas, é pura matemática. Já tudo foi feito e inventado, só temos de renovar. Renovar é fácil! Nas receitas nem se fala. Tantos produtos que temos á nossa disposição, só é preciso conhece-los, estudar um pouco a sua química, que é como quem diz o seu comportamento, e depois arriscar um pouco. Mas…(existe sempre um "mas",ahahh) ás vezes a matemática falha… Ou terei sido eu a falhar😊😂
Elas estão aqui agora, perfeitas! Não alterava nada, absolutamente nada. Adorámos o sabor, a textura, tudo ficou perfeito.


Para que as minhas trufas fossem bem proteicas e saudáveis, usei nelas um chocolate de 74% cacau e o requeijão natural rico em proteína da Saloio. Para adoçar, e porque o chocolate que usei não é doce o suficiente para as trufas ficarem boas ao paladar, usei 1 colher de sopa de agave. Podem trocar por stevia ou erythritol, ou ainda, xilitol. No entanto, fica o alerta para os que gostam de sabores mais adocicados, as minhas trufas têm sabor ligeiramente amargo e não é só do café, também é devido ao chocolate e ao facto de não ter compensado muito com ingrediente adoçante.

Antes de ir á receita, uma informação sobre as calorias de cada trufa. Contas arredondadas e com uma chamada de atenção que este valor é para os produtos que eu usei e para um rendimento de 18 trufas. Cada trufa sem cobertura tem cerca de 78kcal. Com cobertura passa a 110kcal.


Vão precisar de:
(rende 18 trufas)
*Usei puré de tâmara na primeira experiencia, fica muito bem.

Cobertura de chocolate
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
  • grãos de café torrado
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  2. Enquanto o chocolate derreteu triturei com a varinha mágica o requeijão com os restantes ingredientes (café e agave) até estar num creme muito macio. 
  3. Quando o chocolate já estava cremoso, retirei debaixo de água quente e, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui misturando o creme de requeijão e café no chocolate até ter uma espécie de pasta. (Nota: nesta altura devem provar para ver se está ao vosso gosto no que diz respeito à doçura). Reservei no frigorifico durante uma hora.
  4. Retirei quando a massa já se apresenta bem rígida. Com ajuda duma colher de sobremesa retirei porções de massa e fiz com elas bolas na minha mão. Reservei no congelador 1 hora.
  5. Pus o chocolate da cobertura a derreter em banho maria. Quando já cremoso, retirei as trufas do congelador, passei-as no chocolate derretido e coloquei em cima de papel vegetal. De imediato coloquei 1 grão de café em cima. Deixei mais meia hora no frigorifico antes de servir.
 






Tão bom!


2 Comentários

  1. Uma bela sugestão. Mas uma vez que usas requeijão, as trufas têm q ser consumidas em poucos dias, certo? Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Não necessariamente, apenas devem estar guardadas em local fresco. O chocolate vai servir como conservante, não se vai aplicar o prazo de validade dum requeijão. Claro que não tem a mesma duração de outras feitas com outro tipo de produtos com conservantes e processados, mas podem ficar n frigorifico uma semana ou mais sem problemas.

    ResponderEliminar