Mousse de framboesa (saudável; fit; sem nenhum açúcar adicionado)





Todo o sabor duma mousse de framboesa tradicional sem nenhum tipo de açucar, natas ou leite condensado.



Leve, ao mesmo tempo que encorpada, esta é uma versão saudável duma tradicional mousse de framboesa que nada deixa a dever ás feitas com açucar.


Três tentativas para chegar a esta receita. Nenhuma delas foi frustrada, as duas anteriores a esta ficaram bem e gostosas, no entanto, longe duma tradicional mousse de framboesas.
E porque é que eu digo isto? Porque é que eu acho que eram boas, mas longe duma tradicional? Porque tive a sensação que estava a comer um iogurte encorpado de framboesa, e não uma mousse.
Eu gosto bastante de iogurte, gosto das mousses feitas com iogurte. No entanto, as mousses de frutos vermelhos feitas de forma simples, com pouco mais de mistura de iogurte e puré das frutas, mesmo que este seja cozinhado em compota como fiz na segunda tentativa, a sensação é sempre a mesma, sabe em demasia a iogurte, não tem sabor a mousse.


Foi então que resolvi ter um bocadinho mais de trabalho, mas confecionar uma mousse a sério. Como não uso natas nem leite condensado, arrisquei (e muito bem) no requeijão. Fez toda a diferença!!! Até a minha filha Camila, na sua ainda inocência nestas coisas da cozinha, disse de imediato: "Ó mamã, o requeijão aqui faz toda a diferença, não tem a acidez do iogurte e mantém a cremosidade."
Para realmente chegar ao sabor duma mousse tradicional tentei replicar os procedimentos que lhe são devidos, ou seja, adicionar as gemas, que cozi em banho maria, e envolver as claras em castelo. Pois, eu tive de cozer as gemas em banho maria, é que como não usei leite condensado, açucar nem natas, não posso levar ao lume diretamente.


No meio desta conversa toda, fica a impressão que tive uma trabalheira a fazer. Sim, eu realmente demorei um bocadinho a chegar ao resultado final, aquilo que eu queria, mas vocês aí não vão ter trabalho nenhum, é super simples e rápido.



Vão precisar de:
(rende 8 taças)
*Se gostarem das mousses firmes usem 3 folhas.

Confeção:
  1. Descarocei e demolhei as tâmaras em água bem quente por 20 minutos. Escorri e triturei com a varinha magica até estar num puré liso.
  2. Coloquei as framboesas, o puré de tâmaras e o sumo de laranja no processador de alimentos e triturei até estar num creme. (Caso não gostem de sentir as sementes das framboesas passem este creme numa peneira.)
  3. Numa tigela metálica bati as gemas com metade do creme de framboesas. Levei ao lume em banho maria, médio, por 3 minutos para que as gemas cozam (tenham atenção ao lume, pois a água do banho maria deve sempre ferver muito levemente, apenas umas leves "bolinhas")
  4. Hidratei as folhas de gelatina em água abundante. Escorri e coloquei-as no creme anterior que, como está morno, vai dissolver a gelatina de imediato.
  5. Adicionei o restante creme de framboesas, o requeijão e bati bem até estar uma mistura homogénea.
  6. Bati as claras em castelo e envolvi cuidadosamente no creme anterior.
  7. Dividi por tacinhas e reservei ao frigorifico (mínimo 2 horas).



 



Tão bom…





2 Comentários

  1. Fresca e saudável :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Sem dúvida! Temos tão boas framboesas aqui na região de Aveiro, vale mesmo a pena fazer umas sobremesas.
    Beijinhos, bom feriado!

    ResponderEliminar