Para o brunch, para o brinner, para uma refeição leve, os crepes salgados ficam sempre bem, não há quem não goste, mas, ao contrário, há muitas pessoas que não os comem! É que um crepe, esta pequena e fina massa recheada (ou não), pode bem ser uma bomba calórica e até muito pouco saudável.
São muitas as receitas de crepes de espinafres disponíveis por esta blogosfera fora, pelo que a minha é só mais uma. Tudo que fiz foi pegar numa receita tradicional, feita com farinha de trigo, e adapta-la a farinha de espelta.
Também o recheio não é novidade, com certeza que muitos de vocês já o fizeram para saladas, é uma mistura que funciona muito bem, é muito gostosa e fresca. Nos crepes fica fantástica.
Ora, o produto principal deste recheio é o requeijão de leite de ovelha.
Porquê escolher comer requeijão de ovelha/ cabra? Porquê dar preferência ao nosso requeijão de cabra ou ovelha?
O leite de cabra e ovelha tem menor teor de gordura; menor valor calórico; maior teor de cálcio; mais fácil digestão. Tudo isto acrescido da forma de produção, faz com que o requeijão de leite de cabra e/ou ovelha sejam muito ricos em proteína, pobres em gordura, logo, menos calóricos que os seus pares.
Não há segredos nesta receita, apenas tenho de chamar a atenção que a quantidade de líquido (leite e água) dos crepes está adapata a farinha de espelta integral.
Vão precisar de:
(serve 9 crepes)
Crepes
- 2 canecas (500ml no copo medidor/ 240g) de farinha de espelta integral
- 250ml de leite
- 250ml de água
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- 2 mãos cheias de espinafres
- 2 requeijões de ovelha/ cabra Saloio (2x 170g)
- 6 colheres de sopa de iogurte grego natural (ou 1 iogurte natural)
- 1 pepino pequeno (ou 1/2 medio)
- 1 colher de chá de alho em pó (ou 1 dente de alho picadinho)
- 1 colher de chá de salsa seca (ou fresca picada; uso da Chaparral)
- sal
(fotos no fim)
Crepes
- Coloquei todos os ingredientes num copo alto e triturei com a varinha magica até estar uma mistura homogénea, ligeiramente cremosa.
- Pus uma frigideira antiaderente ao lume, médio, e untada com azeite (apenas untada, sem azeite visível) e, quando quente, verti pequenas porções de massa na frigideira. "Abanei-a" para que se espalhe por toda a frigideira e forme um circulo perfeito. Quando o lado virado para mim apresentava pequenas bolinhas e as bordas levantaram da frigideira, virei e deixei cozinhar mais 2 minutos do lado contrário. Repeti a operação até terminar a massa.
Recheio
- Entretanto preparei o recheio. Ralei o pepino no ralador manual. Coloquei-o num passador de rede e espremi um pouco. Passei para uma tigela e misturei todos os restantes ingredientes.
- Recheei os crepes com esta mistura e servi com sementes de sésamo.
Bom apetite!
0 Comentários