Cheesecake de doce de framboesas e chia (saudável; fit; sem glúten; proteico)




Uma sobremesa fresca, uma combinação de sabores soberba, uma textura que desperta sentidos, uma receita saudável e muito fit.

Foi como engenheira que sou que visitei as estufas de framboesas da Quinta do A. Peço desculpa não identificar, mas foi-me pedido para não o fazer. O que eu aprendi em 2 horas que lá estive! Acompanhada pelo responsável pela produção, explicou todos os pormenores que vão desde a plantação até à colocação no mercado. Sim, tirei fotos e vou mostra-vos uma extraordinária que tirei.
Não se fazem muitas visitas a este tipo de estufa. Sabem porquê? Porque estão cheias de abelhas! As abelhas são as grandes responsáveis do sucesso de todos aqueles hectares de estufas de framboesas, são elas que tratam da polonização e sem elas nada daquilo resultaria. Faz um bocadinho de confusão estar lá dentro, sim, isso é verdade, o barulho que elas fazem mete medo. Eu, como visitante alérgica à picada das abelhas, mantive-me nas entradas, não fosse o diabo tecê-las.

Como "prenda" tive uma caixa (leia-se uma grande caixa) de framboesas das duas espécies que lá se produzem. Vinha tão entusiasmada que, quando cheguei a casa, parecia que se me tinham varrido da cabeça todas as receitas que ansiava fazer de framboesa.
Comecei por fazer saquinhos de 200g e congelar algumas. Outro tanto comi na hora. Ou melhor, comi ainda na viagem para casa, tal era a tentação que vinha ali ao meu lado. Depois foi a vez de fazer um pouco de doce de framboesa. Claro que tinha de fazer doce de framboesa! E há lá melhor compota que essa?! Claro que não. Como adoro faze-lo com chia, não hesitei, foi doce de framboesa com chia.


No fim de feito, e ainda a pensar na sobremesa que iria fazer, lembrei-me que tinha feito uns dias antes doce de morango. Vocês sabem, a época deles está a acabar, começam a ser excedentes e eu fiz doce. Ora, o melhor era usar o doce de framboesa na sobremesa, não queria congelar nenhum deles e, compotas sem açucar não duram o mesmo que as tradicionais.
As duvidas quanto á sobremesa a fazer desapareceram na hora. Doce de framboesa é o melhor amigo dos queijos brancos, sejam eles cremosos, queijos frescos ou até requeijão. Por isso a escolha só podia ser um cheesecake.


Aqui está ele. Feito dentro do formato que habitualmente faço, a base é de aveia e frutos secos, um recheio de queijo creme e queijo batido a substituir as tradicionais natas e, finalmente, o doce que tinha feito. Para sentir em pleno a combinação, não deixei que o recheio de queijo enrijecesse para colocar o doce. Desta forma o doce penetrou no creme de queijo e, para além de bonito, os sabores são mais sentidos.


Vão precisar de:
Base
  • 100g (1 caneca/ 250ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de amêndoas (ou outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 130g de passas de uva (usei mistura de brancas e pretas)
Recheio
  • 200g de queijo creme light (tipo filadélfia)
  • 250g de iogurte natural (usei grego light)
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (mel, agave, stevia em pó,..., usei metade mel e metade stevia com erythritol)
  • 3 folhas de gelatina
Cobertura de doce de framboesa e chia
  • 300g + 50g de framboesas (frescas ou congeladas)
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia com erythritol)
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 3 folhas de gelatina
Confeção:
Cobertura de doce de framboesa
  1. Comecei pelo doce. Coloquei 300g de framboesas num tachinho com o adoçante e 1 colher de sopa de água. Deixei cozinhar em lume brando para que larguem o seu próprio sumo. Após ferver 3 a 5 minutos, retirei do lume e triturei com a varinha magica.
  2. Voltei a colocar ao lume, adicionei as sementes de chia e voltou a ferver mais 3 minutos. Retirei do lume e reservei.

Base
  1. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até estar numa espécie de "crumble" que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
  2. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pressionei  a massa obtida no fundo da forma para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio de queijo.
Recheio 
  1. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água por 3 minutos. Retirei, escorri-as bem e dissolvi-as em 30ml de água morna.
  2. Numa tigela misturei todos os restantes ingredientes até ter um creme macio (não bater). Verti a gelatina dissolvida sobre o creme obtido. Misturei bem novamente e verti sobre a base.
  3. Reservei 15 minutos no frigorifico. (Nota: a intenção aqui não é ficar já sólido, apenas ganhar um pouco de consistência, em especial nos lados, de forma a que ao colocar o doce de framboesa ele se "enterre" apenas ao centro.)
  4. Enquanto o recheio de queijo ganhou alguma consistência terminei de preparar o doce. Hidratei as folhas de gelatina em água, escorri-as e dissolvi-as em 30ml de água morna (se o doce ainda estiver morno não é necessário este ultimo passo).
  5. Retirei o cheesecake do frigorifico e, cuidadosamente, verti o doce, agora já frio, em cima do recheio de queijo. Como disse na nota, ele irá enterrar-se ao meio, sendo essa a intenção. Decorei com as 50g de framboesas restantes.


 Tão bom…














4 Comentários

  1. Lindo lindo :) Bjinhos! P.S. - não consegues fazer nada quanto à apresentação das fotos na homepage? Aparece tudo 'esticado' ;)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Isto não está fácil de acertar, para ficar bem num lado, fica mal no outro. Mas, já agora, aproveitar a bondade. Diga-me, esta receita está a aparecer assim, com as fotos esticadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Sandra. Na homepage estão a aparecer todas esticadas, mas quando clicamos em 'ler mais' já aparecem normais aquando a receita completa. Bjinhos e não stresses muito com isto ;)

      Eliminar
  3. Bom dia! Estou a tentar não stressar, mas todos os dias aparece um problema diferente 😂 Obrigada mais uma vez pelo apoio.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar