Feijoada de cogumelos (vegan)








Quando coloquei fotografias desta feijoada nas redes sociais instagram e facebook não fazia a menor ideia que iria causar o impacto que teve. Para mim é apenas mais uma feijoada. Faz-se feijoada de carne, de enchidos, de marisco, de peixe, esta é de cogumelos! A ideia não é minha, não pensem nisso, muitas pessoas fazem e com certeza que vão encontrar as mais diversas receitas na internet. Eu mesma nem sempre a faço assim, é de acordo com o que tenho em casa.


Sendo ela uma vulgar feijoada significa que podemos fazer com o tipo de feijão que mais gostamos. Nós cá em casa gostamos de todos, logo, umas vezes faço com feijão branco, como foi o caso desta da foto, outras com feijão vermelho, sendo que o meu preferido é o feijão catarino.

Também o legume que acompanha varia. Por norma é a tradicional couve lombarda da feijoada à transmontana. É quase obrigatória se o feijão for vermelho. Desta vez foram espinafres, não só porque fica muito bem no feijão branco, mas também porque era o que tinha em casa.


No que diz respeito aos cogumelos, existem inúmeras variedades e todas elas aqui ficam bem. Lembro-me de à um tempo atrás ter ido a uma feira e ter trazido várias variedades de cogumelos. Fiz uma feijoada com todos eles e ficou maravilhosa. O que não convém é que sejam pequenos. É preferível menos quantidade e grandes, pois eles vão diminuir de tamanho e quase "invisíveis" se forem pequenos.




Isto quer dizer que opções não faltam,vai de acordo com o gosto de cada um. No entanto, tenho uma exigência: o feijão é cozido em casa, ou seja, não dá para fazer uma boa feijoada de cogumelos com feijão de lata. E porquê? Porque é preciso aproveitar a água da cozedura do feijão! É que se não temos essa água a textura e o sabor é "deslavado".

É muito mais rápida de fazer que as de carne, muito idêntica ás de marisco no que diz respeito a temperos, não deixem de fazer e surpreender!




Vão precisar de:
(serve 6 pessoas)
  • 400g de feijão cru (branco ou vermelho)
  • 500g de cogumelos cortados (qualquer variedade ou mistura; usei cogumelos brancos)
  • 200g de espinafres ou 1/2 couve lombarda cortada em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pimento vermelho cortado em cubos
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 1 lata de tomate em pedaços (ou 3 tomates maduros)
  • salsa, tomilho, cominhos e sal para temperar
  • 1/4 de colher de chá de malaguetas trituradas (opcional; uso da Flor das Hortas)
Confeção:
  1. Pus o feijão a demolhar em água abundante na véspera (8 horas de demolha no mínimo). Escorri-o da água da demolha e cozi-o em água fervente temperada com sal durante 20 minutos. Reservei.
  2. Num tacho largo pus a cebola, o alho, o pimento e a cenoura a refogar no azeite. Quando a cebola ficou translucida juntei o tomate e os temperos. Reguei com um pouco da água da cozedura do feijão, tapei e deixei cozinhar 10 minutos (nota: se usarem couve lombarda colocar nesta altura).
  3. Adicionei o feijão, mais água da sua cozedura, os espinafres e os cogumelos. Misturei tudo e deixei cozinhar mais 5 minutos até que os espinafres murchem e o molho fique apurado.
  4. Servi de imediato polvilhado com salsa.


Bom apetite!

4 Comentários

  1. Boa tarde, gostei muito da sugestão da feijoada de cogumelos. Tenho uma questão. O feijão foi cozido na panela de pressão ou normal?
    Fátima Pimenta
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Fátima! Panela normal, não uso panela de pressão.

      Eliminar
  2. Já fiz várias vezes esta feijoada. Cá em casa somos fãs ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Fico feliz por saber que gostaram. Cá em casa é igual, também adoramos. E eu ainda mais, é super rápido de fazer.
      Obrigada e bom fim de semana!

      Eliminar