Há quem se perca por um bife de vitela com ovo a cavalo; há quem se perca com um belo cozido à portuguesa (nesse eu também alinho sem carnes gordas😉); eu perco-me por molho pesto!!!!! Se ele estiver a envolver esparguete…ai, que maravilha que é! Como eu gosto disto! Hoje foi dia de fazer.
Os meus coentros estão a ficar amarelos e, antes que murchem de vez, há que lhes dar destino. Habitualmente faço o pesto com manjericão, e o meu vaso até está bem verdinho, mas também fica ótimo com coentros e o meu marido até gosta mais.
Por outro lado tinha curgetes maravilhosas vindas do quintal da D. Idalina, o meu "braço direito" nas tarefas domésticas, a senhora que cuida à 23 anos da minha casa e que tão carinhosamente divide comigo tudo o que o seu quintal produz.
Ora, e não é que também tinha dois abacates no ponto certo de consumo. Um destinei-o para salada, o outro veio para esta fantástica e deliciosa refeição.
A principal caraterística do pesto de abacate é a cremosidade. Eu diria que é característica de todos os molhos de abacate. Não há duvida que a textura que o abacate confere a molhos, mousses ou pudins é de facto incrível. E é mesmo esta característica que faz com eu adore colocar este molho no esparguete. Quem não gosta de massas envoltas em molho cremoso? É impossível não gostar.
De forma saudável, nutritiva, não há um único ingrediente neste molho que deva ser dispensado em qualquer dieta.
O esparguete de courgette faço como já vai sendo habitual: no microondas. Tal como o molho pesto de abacate, também o esparguete de courgette feito no microondas não são novidade aqui no blogue, são até bastante antigos. Uma das publicações mais antigas na pagina de facebook é precisamente esta refeição. Não foi minha intenção recupera-la, foi minha intenção fazer para comer, e aproveito para vos relembrar já que não é nada fácil chegar a publicações de facebook tão antigas.
Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
- 2 curgetes médias cortadas em esparguete num espiralador
- sal e alho em pó para temperar (pimenta se gostarem)
- 1 abacate médio
- 1/2 molho de coentros frescos (25g)
- 2 mãos cheias de miolo de noz
- 2 dentes de alho (3 se forem pequenos)
- sal (pimenta se gostarem)
- sumo de 1 limão sumarento
Confeção:
- Para o molho, coloquei o miolo de noz no processador de alimentos e triturei até estar em farinha (quase a chegar ao ponto manteiga). Acrescentei os restantes ingredientes e voltei a triturar até estar um molho muito cremoso (provem para acertar os temperos).
- Para o esparguete de curgete no microondas, desfiz as curgetes em esparguete num espiralador. Coloquei numa tigela, temperei com sal e alho granulado, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 5 minutos. Retirei e escorri a água que se formou.
- Envolvi o molho no esparguete e servi decorado com folhas de coentros e noz.
1 Comentários
Sabe que isso não está provado, é apenas um pressuposto.
ResponderEliminarPode saltear na frigideira. Faço no microondas por ser mais prático fazer uma quantidade maior.