Bolo de chocolate no microondas (saudável; proteico; sem glúten)



Tudo feito no microondas, esta é uma ideia de sobremesa para as "emergências"! Dá nas vistas, sabe bem, não tem glúten para a eventualidade de ter algum convidado alérgico, é proteico, já que escolhi duas farinhas com essa característica, e ainda é muito versátil.


Ora então vamos lá descodificar o "versátil". Pode fazer esta sobremesa com qualquer bolo de caneca que gostar, ou seja, não é obrigatório fazer esta receita de bolo de caneca, pode fazer qualquer outra deste que não seja bolo cremoso.
Também pode optar por outra fruta, incluindo servi-la fresca, apenas fica o alerta para, no caso de usar fruta fresca, fazer a  montagem pouco antes de servir.
Eu usei queijo fresco batido 0% mat. gorda como creme, mas pode usar natas ou leite de coco batidos em chantilly, o resultado é o mesmo.
Seja qual for a opção, em poucos minutos tem um sobremesa que enche os olhos e o coração, já que fica uma verdadeira delicia!




Vão precisar de:
(rende 4 a 5 bolinhos)
Bolo de caneca*
  • 6 colheres de sopa de farinha de coco
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 3/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 7 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (açucar de coco, mascavado, stevia em pó,...)
  • 6 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
Recheio
  • 5 morangos grandes + 3 para a decoração
  • 10 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural ou natas batidas ou leite de coco batido em chantilly
  • 1 e 1/2 colher de sopa de ingrediente adoçante não granulado (mel, agave, stevia em pó,...)
Nota*: Como disse na introdução, podem fazer esta sobremesa com qualquer bolo de caneca que gostem, seja ele de chocolate ou não, fica ótimo na mesma.
Também podem fazer com qualquer outra fruta, incluindo fruta fresca.

Confeção:
Recheio
  1. Parti os morangos em rodelas e coloquei num prato. Reguei com algumas gotas de sumo de lima, que pode ser de laranja ou apenas água, polvilhei com uma pitadinha de açucar de coco, tapei com pelicula aderente e levei ao microndas 1 e 1/2 minutos.
  2.  Retirei e deixei arrefecer por completo.
  3. Adocei o queijo fresco batido.
Bolo
  1. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Juntei os restante ingredientes e bati bem com um batedor de varas manual.
  2. Untei bem 5 ramequins (podem ser canecas bem untadas) e dividi a massa por eles (não convém estarem muito cheios, pois vai crescer muito). (Nota: é uma massa cremosa, muito fluida; se não estiver assim, juntar leite até o máximo de 8 colheres de sopa. Não se esqueçam de provar a vossa massa no fim de pronta para ajustar o açucar ao vosso gosto)
  3. Levei ao microondas 2 minutos cada ramequim separadamente. Desformei e deixei arrefecer.
Montagem
  1. Parti cada bolinho ao meio, coloquei 1 colher de sopa generosa  em cima de cada metade, de seguida algumas rodelas de morango cozido, seguiu-se a outra metade de bolo e terminei com mais queijo e meio morango fresco. No fim reguei tudo com um pouco do molho formado pelos morangos.

Tão simples, tão bom!





0 Comentários