Queijadas de requeijão e laranja (sem açucar; saudáveis; proteico; fit)



Resultaram duma pequena adaptação à receita de queijadas de requeijão que já existia no blogue, receita essa que podem ver carregando👉aqui.
A necessidade de fazer um pequeno ajuste a essa receita prendeu-se pelo facto de nela ter usado 200g de requeijão. Ora, grande parte das embalagens de requeijão à venda no mercado nacional são de 170g, pelo que duas contam 340g e não as 400g que precisamos para a receita anterior. Achei, por isso, conveniente refazer a receita.


Já que se está a mexer, aperfeiçoa-se, certo? Eu sempre achei que lhes faltava sabor a laranja. Na receita que já referi usei lima, mas também já fiz a mesma receita com laranja, e sempre senti essa falta, esse "travo" inconfundível dos citrinos nas queijadas.


Esta é uma receita muito simples de fazer, apenas terão de misturar os ingredientes e caracteriza-se por ser proteica, já que o seu principal ingrediente é o requeijão, um produto rico em proteína e pobre em gordura, muito bem integrado em qualquer dieta proteica e fit.

Quanto ao ingrediente adoçante, podem usar o que quiserem, em nada vai alterar a receita, seja ele mel, agave, açucar mascavo ou stevia, apenas os açucares "escuros" como o de coco ou "brown sugar" irão dar uma cor diferente daquela que nos habituamos a ver. Foi, de resto, essa a razão por ainda não ter feito as queijadas com tâmaras, o receio da cor não chamar à atenção daquilo que vamos de facto comer.


Como já tem sido habitual, usei nesta receita os fantásticos requeijões da Saloio. Já fiz com os de ovelha, já fiz com os de cabra, e desta vez fiz com os de mistura, natural e rico em proteína. O resultado não se altera, apenas este ultimo é mais pobre de gordura.

Um truque para que fiquem douradinhas é somente subir a temperatura do forno para 220ºC nos últimos 10 minutos. Não é que eu não goste delas branquinhas, por acaso até nem me importo, mas ficam mais apelativas no tom dourado.





Vão precisar de:
(rende 10 a 11)
  • 2 (170g cada) requeijões natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha Saloio (340g no total) 
  • 4 ovos
  • 6 a 7 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar mascavado, stevia,...; usei metade stevia em pó e metade açucar mascavo)
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco
  • sumo e raspa de 1 laranja grande e sumarenta
  • canela em pó para servir (opcional)

Confeção:
(fotos no fim)

  1. Pus o forno a aquecer a 170ºC. Não precisei de untar formas, pois usei de silicone. Podem usar de papel ou qualquer outra forma, incluindo de tarte, devidamente untada.
  2. Numa tigela bati todos os ingredientes com a batedeira elétrica.
  3. Dividi o creme que obtive pelas forminha e levei ao forno cerca de 40 minutos. Nos últimos 10 minutos mudei a resistência do forno para gratinar (apenas a resistência de cima ligada) e a temperatura para 220ºC para que dourem rapidamente.
  4. Servi polvilhado com canela.

Nota: Não se esqueçam de provar a vossa massa antes de colocar nas formas e verem se está ao vosso gosto ou querem mais doce.








Tão simples, tão bom!



7 Comentários

  1. Olá poderá substituir -se o requeijão por quark e mascarpone?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! O quark 0% mat. gorda receio que não vá ficar bem, mas há o de 15 e o de 20% mat. gorda que fica com certeza.
      Quanto ao mascarpone, sim, ficará bem com certeza, mas tenha atenção, o mascarpone é um queijo com muita gordura saturada e muito calórico. Fica bem de certeza, mas as calorias por bolinho aumentam para 3 a 4 vezes mais.

      Eliminar
  2. Boa tarde, quanto á farinha, pode ser substituída por farinha de linhaça? Ou de grão, ou mesmo amido?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Ana! Pode substituir por farinha de grão sem problemas. Use 2 a 3 vezes mais quantidade.

      Eliminar
  3. Mujto obrigada 😊 vou experimentar fazer hoje. Adoro queijadas 😍

    ResponderEliminar