Omelete de claras de 2 ingredientes (low carb; proteica; sem qualquer farinha; sem glúten)






Refeições simples e proteicas são a minha escolha no dia a dia. Gosto de me manter em forma e também gosto de comer com sabor. Isto parece um contrassenso, mas não é. É possível comer com muito gosto, com muito prazer sem sair da "linha" e nem é preciso gastar muito.


Estas omeletes foram feitas com sobras de claras. Sempre que possível faço os meus bolos e sobremesas como os ovos inteiros, é assim que os devemos comer, é assim que eles são saudáveis. No entanto há casos em que isto não é possível, como acontece com ovos moles ou creme de ovos.
Eu fiz a minha receita de ovos moles com tâmaras para rechear um bolo e fiquei com 8 claras. Podia ter optado por fazer uma outra sobremesa com elas, no entanto, achei que uma refeição proteica vinha mais a calhar.


Estas omeletes são facílimas de fazer, uma autentica delicia e as ervas aromáticas que usei são completamente opcionais. São fofas, no entanto firmes o suficiente para não se desfazerem a virar.
O recheio que usei foi de legumes salteados. Usei uma embalagem já preparada de mix de legumes para saltear. Dá sempre jeito ter em casa, é mais rápido e a variedade de legumes torna-a mais saborosa.


Vão precisar de:
(serve 4 omeletes)
  • 8 claras de ovo
  • 200 a 250g de queijo ralado
  • ervas aromáticas a gosto (opcional; usei salsa, orégãos e manjericão secos da Chaparral)
  • azeite para untar a frigideira
Recheio:
  • 1 embalagem de salteado de legumes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal e ervas aromáticas a gosto para temperar
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o recheio salteando os legumes no azeite e temperando com o alho, sal e as mesmas ervas aromáticas que usei nas omeletes.
  2. Para as omeletes, bati as claras em castelo firme. Envolvi cuidadosamente o queijo ralado e as ervas aromáticas.
  3. Pus ao lume uma frigideira anti aderente pincelada com azeite. Quando quente, retirei do lume por instantes e espalhei 1/4 da mistura de claras. Devolvi ao lume e deixei cozinhar, em lume medio, até estar suficientemente firme para poder virar (o lado voltado para mim já não apresenta claras "vivas"). Virei e deixei cozinhar mais alguns minutos do outro lado. Repeti esta operação mais 3 vezes. Vão obter uma omelete muito moldável e fofa como podem ver na foto abaixo.
  4. Recheei as omeletes com o salteado de legumes e servi de imediato.








0 Comentários