Bolo stracciatella (proteico; fit; sem qualquer tipo de farinha ou amido; saudável)



Inspirada nos "Mole cake", um bolo tradicional alemão, fiz um bolo idêntico, altamente proteico e de muito fácil confeção em relação ao original.
Esta não é a primeira experiência e os mais atentos talvez se lembrem de uma "historia" que fiz na rede social instagram com uma tentativa falhada. Estava bom, mas mal conseguido do ponto de vista da apresentação. Nessa tentativa usei o que é tradicional, a banana no fundo do bolo.
Acabei por mudar quase tudo. Mudei a receita do bolo em si, mudei de o recheio, mudei a fruta. Acabei por fazer uma sobremesa que já pouco tem a ver com o dito "mole cake".


Este foi com um propósito: o Dia do Pai. Nos dias de hoje muitos papás têm preocupações com o seu estado físico. Os que não têm deviam ter, diga-se a verdade. São cada vez mais os que não dispensam o ginásio, os que querem ter o seu físico bem preparado. Antigamente isso quase não era um problema, os trabalhos já obrigavam a isso mesmo. São tempos diferentes, não necessariamente piores.


Quando penso num pai fit penso no meu pai. O meu pai, nos seus 76 anos, não dispensa a ida à ginástica, a ida à piscina. Mais ainda, o meu pai, repito, nos seus 76 anos, atravessa a barragem do Vale do Rossim, na Serra da Estrela, a nado! Sim, é mesmo isso que leram, nas águas geladas características das barragens da serra, o meu pai entra e atravessa a nado.
É um orgulho vê-lo assim, cheio de atividade. Ás vezes rimos cá em casa porque ele não dá o volante do seu Audi a ninguém. Vá para onde for, seja com quem for, vai sempre ele a conduzir. Até hoje só me lembro de ele ter passado o carro a uma pessoa, o meu filho J. Pedro. Ficámos todos de boca aberta, mas ele deixou o neto mais novo conduzir com ele ao lado.





A receita que aqui usei não é propriamente novidade, na verdade é muito corriqueira na blogosfera. Trata-se de um bolo de feijão preto e banana, dois ingredientes muito comuns no mundo fitness. As alterações que fiz em relação ás muitas receitas que já existem também não são quase nenhumas, apenas pequenas adaptações. Tem um segredo. Lavar bem o feijão em água corrente é essencial. É a única forma de não haver qualquer saber a feijão. Mas, atenção, se o sabor a feijão desaparece, o de banana não, fica com um ligeiro travo a banana e os mais atentos vão logo perceber. Quanto ao feijão, fiquem descansados, ninguém vai perceber desde que o lavem bem.



Se falamos em sobremesa "fit", falamos em queijo quark, ou queijo fresco batido 0% mat. gorda. Claro que foi por aí a minha escolha para o recheio.
Quanto ao ingrediente que torna firme o recheio, eu optei por gelatina neutra, no entanto, tive tentada em usar sabor a morango da condi, a embalagem 0% açucar. Deixo ao vosso critério essa escolha, tenho a certeza que vai ficar bem.
Este é então um bolo sem qualquer tipo de farinha, que também não levou fermento, mas sim claras em castelo para lhe dar a leveza necessária.


Vão precisar de:
Bolo
  • 1 lata de feijão preto pequena*
  • 4 bananas pequenas
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 a 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (dependente do gosto pessoal e da doçura das bananas)
Recheio stracciatella
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda
  • 10g de gelatina em pó neutra**
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram não granulado (usei metade mel e metade stevia em pó)
  • 50g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 200g de morangos ou outra fruta que preferirem (dividido com a decoração)
*Gostava de salientar que o bolo não tem qualquer sabor a feijão preto desde que o lavem bem em água corrente.
**Como disse na introdução, podem usar outro tipo de gelatina. Sugiro a gelatina de morango da condi 0% açucar.

Cobertura:
  • 20g de chocolate preto + agua quente q.b.
Confeção:
(fotos no fim)
Bolo
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal.
  2. Lavei em água corrente o feijão. Este é o único segredo deste tipo de bolos e essencial para não haver qualquer tipo de sabor a feijão.
  3. Passei para uma tigela e adicionei as bananas, o cacau, o adoçante e as gemas dos ovos. Comecei por colocar apenas 2 colheres de sopa de adoçante e retifiquei a doçura com mais uma no final da massa pronta. Triturei tudo com a varinha magica até ter uma massa em tudo idêntica a qualquer bolo.
  4. Bati as claras em castelo e envolvi cuidadosamente para que não se desfaçam (não estamos a usar fermento neste bolo e por isso contamos com a leveza das claras).
  5. Verti na forma e levei ao forno cerca de 45 minutos. Retirei e deixei arrefecer por completo.
  6. Retirei o interior do bolo deixando os lados e uma base como se de uma tarte se trata-se.
 
 

 


Recheio
  1. Preparei a gelatina. Pus ao lume 200ml de água. Numa tigela dissolvi 10g de pó de gelatina (1 saqueta) em 40ml de água fria. Verti a água fervente sobre a gelatina dissolvida e deixei arrefecer um pouco enquanto preparei o creme.
  2. Piquei o chocolate com uma faca. Numa tigela misturei o queijo com o adoçante e a baunilha. Já com a gelatina ligeiramente arrefecida, verti-a sobre o creme de queijo. Misturei, adicionei o chocolate picado, deixei "descansar" alguns minutos.

Montagem
  1. Na cavidade que tinha feito no bolo coloquei alguns morangos laminados. Verti o creme em cima e levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 3 horas).
  2. Com o recheio já firme, esfarelei o bolo que tinha retirado em cima. Decorei com morangos e com chocolate derretido batido com água.
  3. Reservei no frigorifico até à hora de servir.
 



 

 Tão bom...





2 Comentários

  1. Ficou espectacular :P Adoro feijão preto, por isso, não ficava chateada se soubesse antes a feijão do q a banana, essa sim, não suporto :/ Bjinhos e parabéns por ter um pai assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      A serio?! Não fico espantada, há imensas pessoas que não gostam de banana. Mas imagino que saiba porque é que escrevi aquilo. No facebook houve logo comentários do tipo "feijão?!""bolo feito de feijão?!".

      O pai é realmente um exemplo. Não é um homem cheio de saúde, infelizmente não é, mas de muita energia com certeza.

      Muito obrigada pela atenção. Um enorme beijinho!!!!

      Eliminar