Tarte de romã (saudável; sem açucar; sem glúten; opção vegan)









Eu bem vos tinha dito no post da tarte de kiwi e lima que vinha aí uma tarte de romã. Pois aqui está ela!
A verdade é que não ficou bem aquilo que eu queria. Culpa as romãs que comprei, eram mesmo "deslavadas". Não tinham cor, não tinham sabor. O que não posso é pôr as culpas só nas romãs, também eu fiz uma nova experiência que não me agradou de todo. Faço este tipo de tarte com amido de milho e folhas de gelatina para dar consistência. Tenho aquilo que considero a medida certa para a consistência ideal. Nesta tarte tentei mudar isso e usar apenas folhas de gelatina. Não ficou mal, mas acho que lhe faltou um pouco de "veludo". Digamos que está muito pudim e menos creme.
Cá em casa ninguém achou propriamente mau, no entanto foram da minha opinião, as outras são melhores.
Para esta tarte escolhi uma base de chocolate simples e feita no forno. Como o creme iria estar bastante liquido quando fosse vertido na base, achei conveniente faze-la em formato de "bolacha", ou seja, uma textura mais seca que suportasse bem o liquido até ele enrijecer. Quanto a isso não me arrependi nada.


Vão precisar de:
Base
  • 2 e 1/2 caneca (370ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado,...usei stevia em pó)
  • 6 colheres de sopa de iogurte grego ou iogurte vegetal ou puré de maça
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (ou outra que prefiram ou óleo de coco)
Recheio:
  • 2 romãs (600 a 700g de peso)
  • 300ml de leite evaporado ou leite de coco (latas bem agitadas)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 4 folhas de gelatina*
* Como disse na introdução, gosto mais da textura do recheio deste tipo de tartes com uma combinação de amido de milho (maisena) ou polvilho doce e folhas de gelatina ou agar agar. A textura é mais sedosa, mais aveludada.
As quantidades que devem usar para esta opção é de 2 colheres de sopa de amido de milho ou polvilho doce misturadas no leite + 2 folhas de gelatina ou 1 colher de chá de agar em pó. As folhas de gelatina entram no preparado final, mesmo antes de ser vertido para a base e o agar entra quando o preparado está estiver no lume.

Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Liguei o forno a 180ºC.
  2. Coloquei os flocos de aveia e o cacau no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei os restantes ingredientes e voltei a triturar até a massa fazer uma bola (se por acaso não estiver nesse estado devem acrescentar mais iogurte ou mais manteiga).
  3. Pressionei a massa obtida no fundo e lados da forma. Piquei o fundo muito ligeiramente com um garfo e levei a assar cerca de 12 minutos. Nesse tempo preparei o recheio.

Recheio
  1. Tirei os bagos (sementes) da romã. Coloquei no processador de alimentos (reservando alguns para a decoração) e triturei (movimentos curtos) até ter uma espécie de creme granulado. Passei para um passador e, com a ajuda duma colher, coei o sumo deixando ficar apenas os pedaços de casca e pontas brancas dos bagos.
  2. Passei o sumo obtido para um tachinho. Juntei-lhe o leite e o adoçante. Levei ao lume a ferver por breves minutos. Retirei e deixei arrefecer um pouco (2 minutos) enquanto hidratei as folhas de gelatina.
  3. Inseri as folhas de gelatina hidratadas no preparado de leite e sumo de romã, misturei bem e verti sobre a base.
  4. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas). 
  5. Decorei com bagos de romã e pistachos picado.
 





Tão simples, tão bom!




5 Comentários

  1. Mais uma bela tarte :) Bjinhos (tens q me começar a tratar por 'tu'!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil. Eu estava para casar e ainda tratava o meu marido na 3° pessoa. São hábitos difíceis de mudar.
      Mas até gostava de lhe perguntar uma coisa muito simples. Como faz para comunicar por esta rede social?
      É que eu sou péssima nestas coisas só sei publicar e responder (foi o que me ensinaram 😉😂)

      Eliminar
    2. Sandra, eu venho ao teu blog e respondo nos comentários, não faço nada de extraordinário ;) Tb tenho um blog (e public noutro) e acho q a forma de responder tem q ser mesmo na página, não há outra forma :) Bjinho :)

      Eliminar
    3. Entendi. mas como é que eu sigo um blogue? Por exemplo, como posso seguir o seu blogue? Digamos que ver diretamente, sem ir lá propositadamente.

      Fui lá já e aquelas cookies de alfarroba são para fazer na pascoa com certeza.

      Eliminar
    4. Olá Sandra. No blog do 'cookies.anjo.de.mel', na barra lateral do lado direito, tem uma opção que diz 'seguir por email'. No blog da 'bruxinha.do.lar' tb tem do lado direito e diz 'follow by email'. Porém, mais abaixo há uma lista de 'seguidores' e para te tornares numa tens que clicar em 'seguir'. Julgo q basta :) Bjinhos e obrigada pelos elogios!

      Eliminar