Aqui está um dos bolos preferidos do meu marido! Se não é de noz, nem de chocolate, o meu marido pede de laranja e cenoura. Mas não pensem que é o único, é que o nosso filho mais velho partilha do mesmo gosto.
Desta vez fiz o meu bolinho de forma diferente da habitual (leia-se antiga). O que fiz de diferente foi mesmo mudar as farinhas. Resolvi tentar fazer com uma farinha sem glúten e proteica. Para isso optei pelo trigo sarraceno. Também achei conveniente torna-lo mais fibroso e até diminuir a quantidade de farinha. Claro que só podia ter optado pela farinha de coco.
A farinha de trigo sarraceno é uma das mais proteicas no mercado corrente português a um preço relativamente acessível. Podem fazer com farinha de amêndoa, mais proteica mas também muito mais dispendiosa. Estou convencida que conseguiram igual resultado com uma farinha comum, nomeadamente a farinha de aveia.
Tudo o resto é relativamente normal, nada tem de especial. Muitos de vos já fizeram com certeza um bolo de laranja e cenoura. Alguns até já terão feito o famoso bolo de laranja inteira. Este bolo é apenas uma reunião destes dois conceitos, destes três tipos de bolo.
Em uma confeção simples, em pouco tempo, ficamos com um bolo digno de festa.
O curd vegan de laranja que fiz foi uma novidade bem vinda cá a casa. Não sei se é coisa para repetir muitas vezes, mas resultou lindamente. É completamente opcional e até vos convido a fazerem uma cobertura de chocolate ou, caso façam em formato de bolo inteiro redondo, com uma cobertura de queijo. Estes são, a meu ver, os dois sabores de cobertura que melhor aqui combinam.
- 200 ml de sumo de laranja (2 a 3 laranjas)
- 1 e 1/4 caneca (310 ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
- 2 cenouras médias
- 2 laranjas
- 50ml de azeite
- 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno*
- 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de farinha de coco
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 160ml de sumo de laranja (2 laranjas)
- 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
- 5 colheres de sopa de polvilho doce ou amido de milho (maisena)
- 1 pitada de açafrão (opcional; apenas para dar cor)
Confeção:
(fotos no fim)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar forma já que usei de silicone. Se usarem uma regular devem untar.
- Fiz o sumo de laranja e misturei-o com 200ml de água e o adoçante.
- Descasquei as cenouras e parti em pedaços. Descasquei as laranjas e parti em pedaços. Coloquei ambas no processador de alimentos e triturei. Juntei o azeite e voltei a triturar, agora só para misturar.
- Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinhas, fermento, bicarbonato, sal e canela.
- Aos poucos e misturando a cada adição, juntei aos secos a mistura de sumo de laranja e depois a de cenoura com laranja. Obtive uma massa bastante densa, que não escorre.
- Coloquei a massa obtida na forma e levei ao forno cerca de 45 minutos (espetem o palito antes e retirem quando sair seco).
- Deixei arrefecer antes de desformar.
Para o "curd" de laranja:
- Num tachinho misturei bem todos os ingredientes. Levei ao lume, brando e mexendo sempre, até estar num creme (textura peganhenta).
- Verti o creme sobre o bolo e servi.
Tão bom!!!
2 Comentários
Já fiz bolo de laranja e cenoura, tb sem glúten, mas esta combinação de ingredientes parece-me igualmente bem. Mais uma a experimentar :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarÉ um delicioso clássico . A minha receita habitual também não era esta , fiz algumas alterações, na farinha principalmente . Correu bem, é o que se quer Vai ver que vai gostar
Eliminar