Torta crua sabor Bounty (vegan; sem glúten; saudável; fit)



Voltei a fazer! Estou literalmente viciada nas tortas cruas! Faço uma e já estou a pensar na seguinte. Cada sabor que lhes dou é inspiração para o seguinte. "E se lhe fizesse um recheio de Bounty?", foi o que me lembrei depois de fazer a de sabor a Ferrero Rocher, essa em formato de tronco de natal.
Se bem que já tinha feito uma de coco. Nessa coloquei coco no rolo e creme de chocolate no recheio. Foi um sucesso! Tinha convidados em casa, nem sequer estava muito "direitinha", mas acho que ninguém se preocupou muito com isso.
O que me está a seduzir, para além dos sabores incríveis que consigo, é a facilidade com que faço um bolo destes. Por norma as tortas são chatas de fazer, mais ainda de enrolar. Estas parecem plasticina, até uma criança consegue enrolar na perfeição e em segundos.

Gostava de vos dizer em que é que me baseio para fazer os rolos e tenho a certeza que vos vou motivar e inspirar. Sabem aquelas bases de tartes ou cheesecakes cruas, feitas á base de frutos secos e aveia? Aquelas que toda a gente adora, que parecem bolachas cruas? Não sei se já reparam mas ficam extremamente elásticas se por acaso as deixarmos mais moles. Pois é isso que eu faço para estas tortas. Depois é só combinar os melhores sabores, os melhores recheios, para termos as melhores tortas.




Esta foi mais uma receita feita com a colaboração da minha filha Camila. Ando com a sensação de que formamos uma equipa incrível. Entendemo-nos na cozinha na perfeição. A Camila entende tudo que lhe explico, já me conhece, já conhece a forma como gosto de trabalhar. Se lhe digo que é para triturar os frutos secos em farinha e depois juntar os flocos de aveia, as tâmaras,... ela já sabe tudo que tem de fazer, sabe como eu gosto de deixar as texturas. Só me pergunta se as tâmaras são para demolhar e em que quantidade de água, de resto faz tudo sozinha como se ela mesmo tivesse elaborado a receita. "Mamã, acho que a massa ficou um pouco seca, ainda não está no ponto. Ora vê?", disse ela quando fez o rolo desta receita. "Tens razão. Coloca uma colher de sopa da água da lata de coco que vai ficar no ponto", respondi-lhe. "E se ficasse muito mole, o que fazes?" "Juntas mais flocos de aveia?", perguntou. "Não filha porque tenho o processador ocupado com a massa e não os posso triturar, não os quero inteiros e também não quero excessos. O que colocas em qualquer circunstância dessas é farinha de coco. Como é extremamente absorvente resolve facilmente esse problema sem alterar texturas nem sabores".
É assim que ensino a minha filha. Ela absorve a informação como esponja absorve água.

Vão precisar de:
(serve 15 a 18 fatias)
Rolo
  • 1 chávena de cajus ou amêndoas ou nozes ou coco ralado
  • 1 e 1/2 caneca (370ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau puro em pó 
  • 1 pitada de sal
  • 200g de tâmaras secas
  • 4 a 5 colheres de sopa de azeite
Recheio
  • 200ml de leite de coco de lata*
  • 2 canecas de coco ralado
  • 3 a 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante liquido (agave, stevia, geleias/xaropes adoçantes)
  • 2 mãos cheias de amêndoa moída (opcional; podem trocar por outro fruto seco ou até fresco ou não usar nada)
*Devem ter a lata no frigorifico à pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida. Irão usar apenas a parte sólida/ cremosa que deverá ser aproximadamente 200ml.

Cobertura/ decoração (opcional; serve apenas para decoração e para fixar as frutas)
  • 30g de chocolate preto
  • 1 colher de sopa de café instantâneo (tipo bica)
  • morangos, kiwi e lascas de coco para a decoração

Confeção:
(fotos no fim)
Rolo
  1. Pus as tâmaras a demolhar em 150ml de água bem quente.
  2. Coloquei os cajus no processador de alimentos e triturei em farinha grossa. Juntei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha.
  3. Com a varinha magica reduzi as tâmaras a  puré (com a água).
  4. Juntei o cacau, o sal, o azeite e o puré de tâmaras á farinha do processador e voltei a triturar até ter uma massa muito densa, maleável que faz lembrar a de salame.
Nota: Se usarem coco ralado não precisam de triturar. Podem colocar em conjunto com os flocos de avei no processador ou 1º os flocos e depois todos os restantes ingredientes.
 Dependendo da vossa escolha (fruto seco que escolherem ou coco ralado) a vossa massa pode precisar de mais liquido. Usem uma colher de sopa da água de leite de coco que vão usar no recheio. Se por outro lado estiver demasiado mole, basta acrescentarem, aos poucos, farinha de coco.

Recheio
  1. Passei toda a parte solida /cremosa da lata de leite de coco (rendeu 200ml) para uma tigela. Adocei (usei metade mel e metade stevia) e adicionei o coco ralado, aos poucos e até saturar formando uma massa densa.
  2. Triturei a amêndoa em farinha e acrescentei á massa obtida. Como ficou demasiado densa e difícil de ir ser espalhada, adicionei um pouco da água da lata de leite de coco, aos poucos e misturando sempre.
Montagem
  1. Passei a massa de cacau para uma folha de papel vegetal e estiquei em retângulo com o rolo da massa. 
  2. Espalhei a massa do recheio em cima do retângulo. Com a ajuda do papel vegetal enrolei sem pressionar, de forma a ficar um rolo gordo.
  3. Reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura.
  4. Derreti o chocolate no microondas. Misturei o café até estar bem cremoso. Espalhei por cima da torta e decorei com as frutas de imediato, enquanto o chocolate está quente para as fixar.
  5. Reservei no frigorifico até á hora de servir.


 



Recheio:

 

 



 



Tão bom...



2 Comentários

  1. Que maravilha! Estou tentada a fazer em breve :) A torta Ferrero de que falaste, a receita está aqui no blog? Bjinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das melhores sobremesas que fiz nos últimos tempos! Não faz ideia o sabor. Até gostamos mais que a tal sabor Ferrero Rocher.
      Sim, está no blogue. Está como tronco de natal, mas pode fazer tal e qual esta, sem cobertura integral de chocolate. Houve vários seguidores que assim fizeram. Recebi varias fotos, acho que só uma tinha cobertura integral de chocolate como eu fiz.
      Procure em "tronco de natal".
      Beijinhos, boa noite mais uma vez.

      Eliminar