A "Babka" é um pão doce recheado que tem origem no leste europeu. Com a imigração judaica pelo mundo, a receita espalhou-se rapidamente por diversos países, principalmente na europa oriental.
A receita mais comum é a de recheio de açucar e canela ou então de chocolate como esta.
O "Babaka" polonês é um pão doce levedado, muito simples de fazer, em que a massa é dobrada e torcida para que se possa saborear o recheio por todo ele. Faz lembrar bolo rei de chocolate, já visto em muitas pastelarias pelo pais fora.
Eu ando com a sensação de que preciso de viajar! Ultimamente tem-me aguçado o apetite para receitas míticas estrangeiras. Esta foi só mais uma. Num único fim de semana acho que nada fiz de realmente português para além da sopa. Desde as pizzas habituais de sábado ao almoço, até Chilli de quinoa que fiz no domingo, as sobremesas, os lanches, tudo me "soou" a viajar.
Quanto á execução desta receita, nada tem de especial, é apenas uma massa levedada, recheada e depois torcida.
A minha não ficou grande coisa. Vocês não fazem ideia, mas acreditem que não é nada fácil fotografar enquanto se faz determinadas tarefas. Muitas vezes apetece deixar de o fazer, deixar de fotografar e ter as minhas coisas mais perfeitas. Depois penso nos meus filhos, no que eles tantas vezes me dizem "Mostra-me mamã como fazes". Penso nas enumeras pessoas que provavelmente nunca viram fazer determinadas atividades culinárias e a dificuldade que terão em interpretar o que que está escrito nas receitas. E pronto, lá pego na maquina com uma mão e tento fazer a tarefa que estiver a fazer com a outra.
O sabor estava lá e fez as delicias de todos que comemos ainda quente.
Vão precisar de:
- 3 e 1/2 canecas (870ml no copo medidor ou cerca de 400g) de farinha de espelta
- 300ml de leite (bebida vegetal) que prefiram morno (37 a 40ºC)
- 3 colheres de sopa de açucar de cana ou Brown sugar, ou açucar de coco, ou açucar mascavado
- 10g (1 colher de sopa + 1/2 de chá) de fermento padeiro seco
- 3 colheres de sopa de iogurte grego (ou azeite ou óleo de coco derretido ou manteiga )
- 1 colheres de sopa de azeite
- 100g de chocolate preto (usei 75% cacau)
- 2 mãos cheias de amêndoa laminada (cerca de 50g)
- canela em pó (opcional)
(fotos no fim)
- Comecei por ativar o fermento. Misturei no leite quente. Adicionei também o açucar, misturei, tapei com pelicula aderente e reservei 15 minutos em local quente. Vão ver que vai formar uma espécie de espuma, é normal, é sinal que está ativo.
- Coloquei a farinha numa tigela. Adicionei a mistura do fermento e bati com a batedeira elétrica com hastes em hélice. Quando já tinha forma de uma massa juntei o iogurte e o azeite. Continuei a bater até formar uma bola.
- Uma massa perfeita de babka é aquela que não cola aos dedos. Se eventualmente estiver a colar basta passarem as vossas mãos por água ou azeite para formarem uma bola de massa.
- Untei uma tigela com 1 fio de azeite, coloquei a bola de massa, tapei com um pano e reservei em local quente e livre de corrente de ar por cerca de 1 hora e até dobrar de volume.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Passei a massa já levedada para uma folha de papel vegetal e estiquei com o rolo da massa num retângulo (tendo o próprio papel vegetal como orientação).
- Espalhei o chocolate picado com uma faca, depois a amêndoa e a canela (reservei uns pedacinhos de chocolate e amêndoa para decoração).
- Com a ajuda do papel vegetal fiz um rolo. Com uma faca parti esse rolo ao meio. Com os dois pedaços de rolo "entrancei" passando alternadamente um pelo outro.
- Coloquei numa forma de bolo inglês e levei ao forno por cerca de 35 minutos.
Bons lanches!
4 Comentários
Que bom! Hei de fazer ;) Bjinhos e boa semana :)
ResponderEliminarBoa tarde!! E vai gostar com certeza, fica uma delicia! O melhor de tudo é que não estraga com facilidade, aguenta bem vários dias. Beijinhos, boa semana!
EliminarPoder ser congelado depois de cozido?
ResponderEliminarObrigada pela partilha :)
Boa noite! Eu penso que sim, embora não tenha experimentado não vejo nenhuma razão para não ser possível.
EliminarDe qualquer das formas ele aguenta muito tempo, uma semana a uma temperatura fresca