Bolo de chocolate e abóbora Hokaido (vegan; saudável; paleo; sem glúten; textura húmida / cremosa)







Este é um bolo pesado, denso, de textura húmida, quase cremosa. Fica ali entre o bolo e o pudim. Eu adorei o primeiro que fiz e logo quis fazer uma segunda tentativa.
Não é nada habitual eu querer logo fazer as experiências seguintes, o teste a outros ingredientes, mas desta vez foi assim.
 O meu filho mais velho estava completamente conquistado com o primeiro bolo. "Eh, ó mamã, tu tens de fazer isto outra vez, está muita bom!", foi o que ele me disse logo na primeira garfada.
Ainda fiquei desconfiada que ele continuasse com aquele entusiasmo todo depois de eu lhe dizer de que era feito, mas não acertei, ele continuou a achar que estava o "máximo".




Vamos lá então á explicação dos 2 bolos. O primeiro foi feito com abobora menina, tinha 1,3 kg de peso com casca e ficou ligeiramente mais macia que a do segundo bolo (abóbora hokaido) depois de ir ao microondas. Também foi feito com farinha de amêndoa em vez de farinha de aveia.
O segundo foi feito, como já referi, com abobora hokaido, que tinha 1,3 kg de peso inteira, pesada portanto com casa e sementes. Fiz com flocos de aveia triturados em farinha.
Como a abobora menina é mais macia que a hokaido, os minutos que estiveram no microondas fez diferença na textura. A abobora menina "cozeu" mais que a hokaido.
A restante confeção foi exatamente igual e, digo-vos desde já, para um bolo deste tipo é bem rápida e simples.
Também decorei o primeiro bolo com farinha de coco e o segundo com uma cobertura de chocolate. Ambas ficam lindamente.








Vão precisar de:
  • 1 abobora Hokaido* (entre 1 e 1,2 kg de peso inteira)
  • 200g de chocolate preto (usei de culinária sem açucar)
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 200g de tâmaras secas
  • 5 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de amêndoa ou flocos de aveia triturados em farinha
  • 1 chávena (240ml no copo medidor) de farinha de coco 
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 50ml de leite ou bebida vegetal
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
*Como disse na introdução, fiz um primeiro bolo com abobora menina e um segundo com abobora hokaido. Os pormenores estão na introdução.

Cobertura de chocolate
  • 80g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • café ou descafeinado tipo bica ou instantâneo q.b.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Descarocei as tâmaras e coloquei a demolhar (hidratar) em água quente até cobrir.
  2. Pus o chocolate a derreter lentamente em banho maria com o azeite.
  3. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 190ºC.
  4. Parti a abobora em gomos e retirei as sementes. Sem retirar a casca, coloquei numa tigela e levei ao microondas 6 minutos (Este tempo pode variar. O importante é ficar macia o suficiente para ser triturada no processador de alimentos, não totalmente cozida). Retirei, deixei arrefecer um pouco, retirei a casca e coloquei no processador de alimentos. Triturei em puré grosso. 
  5. Escorri as tâmaras da água da demolha e juntei-as ao puré de abóbora. Triturei novamente. 
  6. Adicionei o chocolate derretido e voltei a triturar.
  7. Numa tigela misturei o cacau, a farinha de linhaça, a farinha de amêndoa (ou de aveia), a farinha de coco e o fermento. Adicionei a pasta de abobora e bati tudo muito bem com um batedor de varas manual. Acertei a textura com um pouco de leite e a doçura com um pouco de adoçante (provem a vossa massa para que fique ao vosso gosto).
  8. Verti a massa obtida na forma e levei ao forno. Para a massa feita com farinha de amêndoa esteve 70 minutos; para a massa feita com aveia esteve 50 minutos.
  9. Para a cobertura de chocolate, derreti em banho maria o chocolate e, aos poucos e misturando a cada adição, juntei café até estar muito macio e cremoso (mais sobre o liquido enquanto quente pois vai endurecer logo que toca no bolo frio). Espalhei pelo centro do bolo e deixei que escorre-se.










Tão bom!!!

8 Comentários

  1. Já fiz assim um do género, mas era com batata-doce, a textura fica mt semelhante. Esse bolo tem um ar super guloso :P Da próx vez q vier parar uma abóbora cá a casa, vou reservar uma quantidade p fazer este bolinho :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! E foi mesmo nesses bolos de chocolate e batata doce que me inspirei. Troquei pela abobora por que a batata doce é bastante calórica. É certo que tem índice glicémico mais baixo que a batata comum, mas não deixa de ser batata. A abobora tem o defeito de render pouco, já que tem imensa água.
      Vai ver que vai gostar deste, fica fabuloso.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Olá! Queria experimentar este bolo mas apenas com farinha aveia ou espelta. Posso fazer a substituição direta ou será necessário algum ajuste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde! Para a farinha de coco é necessário ajuste . A farinha de coco tem características muito específicas. Terá de dobrar a quantidade, ou seja, em vez de 1 chávena colocar 2 .

      Eliminar
    2. 1 caneca flocos aveia triturados + 2 chavenas farinha aveia ou espelta? É isto?

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Aqui precisa de alguma gordura Pode usar a que preferir . Seja óleo ou manteiga amolecida.

      Eliminar