Um, dois, três, já vou no terceiro tronco de natal este ano e estamos a 15 dias de dia 24! Começou por um ensaio para os workshops, um segundo com sabor a coco e agora esta versão que vos aqui deixo.
Um bocadinho triste, é certo, infelizmente não consegui nem fotos nem a decoração que desejava. A vida é assim, uma correria, coisas feitas á pressa, algumas vezes na hora do almoço para conseguir fotografar ainda com luz do dia, e pronto, não sai o que desejamos.
Ainda assim tenho a dizer-vos que este tronco de natal é uma loucura de bom. Melhor ainda, esta torta é uma loucura de boa, eu apenas a adaptei a trono de natal.
Há dois anos decidi fazer o tronco de natal de salame de chocolate. Alguns dos que me seguem há mais tempo com certeza que se lembram da partilha. O tronco de natal passou de ser o ultimo a ser comido (quando chegava a ser…) para passar a ser o primeiro a desaparecer. No ano passado nem sequer chegou à ceia.
Este ano achei que devia mudar. É verdade que em equipa vencedora não se mexe, mas também é verdade que precisamos de inovar. Foi por isso que decidi manter o mesmo estilo, ou seja, uma torta crua, de sabor leve a chocolate, dentro dum estilo que sai fora do formato de bolo, quase sempre mais adequado á sobremesa.
Este é um estilo de torta que não trás qualquer dificuldade a enrolar, parece plasticina a enrolar, e acho que vai haver muitos adeptos por aí.
O sabor...O sabor desta é a Ferrero Rocher! Uma completa harmonia entre o chocolate, o cacau e a avelã, numa torta crua só pode ser qualquer coisa do outro mundo. Pelo menos foi no que eu pensei quando a idealizei. E confirma-se! A minha família já se rendeu, não tenho hipótese de mudar este natal.
Vão precisar de:
Para o rolo
- 100g de avelãs (reservar algumas para a decoração)
- 200g de tâmaras secas
- 2 canecas (500ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó
- 4 a 5 colheres de sopa de azeite*
- 1 pitada de sal
Para o recheio
- 100g de avelãs
- 100g de tâmaras secas
- 100g de chocolate preto
- 4 a 6 colheres de sopa de café ou descafeinado tipo bica ou chá ou simplesmente água quente
(fotos no fim)
- Demolhei as avelãs separadamente em água abundante na véspera. Este passo é opcional. Escorri-as e levei-as ao forno a 200ºC para "secarem" e "tostarem"por 10 minutos.
- Coloquei as tâmaras descaroçadas a hidratar, também separadamente, em água quente. 150ml para as tâmaras do rolo e 100ml para as tâmaras do recheio. Triturei (com a água da demolha) separadamente em puré (creme).
- Triturei as avelãs até estarei numa farinha muito fina, quase a chegar a manteiga. Juntei o puré de tâmaras (100g) e voltei a triturar para misturar bem. Reservei.
- No processador de alimentos triturei as avelãs em farinha grossa (não se esqueçam de reservar algumas para a decoração (eu esqueci😩). Acrescentei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha.
- Adicionei o cacau, o sal e triturei apenas para misturar.
- Finalmente juntei o puré de tâmaras (200g), o azeite e triturei muito bem até ter uma pasta relativamente mole, que se agarra ás paredes do processador, muito idêntica à de salame. Nota: Caso não esteja ainda suficientemente mole para ser moldável sem partir, acrescentar iogurte grego ou leite, uma colher de sopa de cada vez.
Montagem
- Coloquei a massa entre duas folhas de papel vegetal e fiz um retângulo esticando a massa com o rolo.
- Espalhei o creme de avelãs e tâmaras e, com a ajuda do papel vegetal, fui enrolando. É muito maleável, não parte nem agarra ao papel vegetal.
- Retirei um dos cantos e aconcheguei ao lado para fazer o "braço" do tronco.
- Derreti o chocolate em banho maria. Aos poucos e mexendo sempre a cada adição, fui misturando o café quente até estar bem cremoso.
- Deixei arrefecer 2 minutos e espalhei por todo o tronco.
- Decorei com amêndoa picada (não tinha mais avelas😌)
Tão simples, tão bom!
0 Comentários